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As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950

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Apresentação em tema: "As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950"— Transcrição da apresentação:

1 As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
Era Clássica 1900 – 1950 . Inicio da Industrialização . Estabilidade . Pouca mudança . Previsibilidade . Regularidade e certeza . Administração Científica . Teoria Clássica . Relações Humanas . Teoria da Burocracia Era Neoclássica 1950 – 1990 . Desenvolvimento Industrial . Aumento da mudança . Fim da previsibilidade . Necessidade de inovação . Teoria Neoclássica . Teoria Estruturalista . Teoria Comportamental . Teoria de Sistemas . Teoria da Contingência Era da Informação Após 1990 . Tecnologia da Informação . Globalização . Ênfase nos serviços . Aceleração da mudança . Imprevisibilidade . Instabilidade e incerteza Ênfase na: Produtividade Qualidade Competitividade Cliente Globalização Fonte: Chiavenato, I :657

2 . Administração participativa
O CENÁRIO AMBIENTAL DA EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE GESTÃO I -ONDAS DE TRANSFORMAÇÃO ( MACROAMBIENTE SOCIO-ECONÔMICO ) Revolução Agrícola Até 1750 DC Industrial Revolução da Informação 1970 II -ERAS EMPRESARIAIS (AMBIENTE ORGANIZACIONAL) Era da Produção em massa 1920 Era da Eficiência 1950 Era da Competitividade 1990 Era... 2000 Era da Qualidade 1970 . Administração científica das relações humanas burocrática . Outros modelos tradicionais da Administração Modelos tradicionais de gestão . Administração holística Novos modelos de Gestão . Administração japonesa . Administração participativa . Administração empreendedora Prof. Heitor José Pereira . Empresa virtual Modelos emergentes . Gestão do Conhecimento .

3 Administração Cada Organização requer: Tomada de decisões;
Coordenação de múltiplas tarefas; Condução de pessoas; Avaliação de desempenho; Obtenção e alocação de recursos.

4 Administração O Administrador é um profissional de formação ampla:
Conhece disciplinas heterogêneas; Lida com pessoas; Deve estar ligado com o passado e presente; Lida com eventos internos e externos

5 Hoje exige-se do Administrador possuir e combinar as algumas habilidades necessárias e indispensáveis na função de gestor de organizações:

6 Habilidade Técnica é a capacidade de aplicar conhecimentos técnicos, métodos e equipamentos necessários à execução de tarefas específicas. É adquirida através da experiência, da educação e do treinamento.

7 Habilidade Humana é a capacidade e o discernimento para trabalhar com e por meio de pessoas, incluindo o conhecimento do processo de motivação e a aplicação eficaz da liderança.

8 Habilidade conceitual
é a capacidade de compreender a complexidade das organizações como um todo e onde cada área específica se enquadra nesse complexo. Permite agir de acordo com os objetivos globais da organização, e não em função de metas e necessidades imediatas do próprio grupo.

9 Administração O Administrador é um agente cultural que modifica a cultura organizacional e deixa marcas profundas nas pessoas; A Administração não é um fim em si mesma, mas um meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma, com menor custo e com maior eficiência e eficácia.

10 Administração Perspectivas Futuras da Administração:
Mudanças cada vez mais rápidas e inesperadas; Crescimento em tamanho das organizações; Atividades organizações cada vez mais complexas.

11 Administração Nas próximas décadas, os desafios da administração serão: Crescimento das organizações; Concorrência mais aguda; Sofisticação da tecnologia; Taxas elevadas de inflação; Globalização da economia e internacionalização dos negócios;

12 Administração Visibilidade maior das organizações.
Todos esses desafios trarão uma conseqüência para a administração das organizações e empresas: a administração da incerteza. As organizações do século lidam mais com a imprevisibilidade, descontinuidade e instabilidade em todos os setores do que no passado.

13 Os Paradigmas das Novas Organizações Modelo do Século XX Aspectos
Modelo do Século XX Aspectos Protótipo do Século XXI Divisão de trabalho e cadeia escalar de hierarquia Organização Rede de parcerias com valor agregado Desenvolver a maneira atual de fazer negócios Missão Criar mudanças com valor agregado Domésticos ou regionais Mercados Globais Custo Vantagem competitiva Tempo Ferramenta para desenvolver a mente Tecnologia Ferramenta para desenvolver colaboração Cargos funcionais e separados Processo de trabalho Equipes de trabalho interfuncionais Homogênea e padronizada Força de trabalho Heterogênea e diversificada Autocrática Liderança Inspiradora

14 Administração “Administrar é como segurar um pombo em sua mão. Se você apertar muito, ele morre; se você afrouxar, ele sai voando” Tommy Lasorda.

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