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XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE - UBQES

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Apresentação em tema: "XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE - UBQES"— Transcrição da apresentação:

1 XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE - UBQES
GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES PROFESSOR: HEITOR JOSÉ PEREIRA (Doutor em Administração – EAESP/FGV/ PRESIDENTE DA SBGC)

2 ONDAS DE TRANSFORMAÇÃO
Até 1750 DC 1970 Revolução Agrícola Industrial Revolução da Informação PARADIGMAS DO PODER POLÍTICO E ECONÔMICO Posse da terra/ território Capital financeiro Conhecimento Prof. Heitor José Pereira

3 . Administração participativa
O CENÁRIO AMBIENTAL DA EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE GESTÃO I -ONDAS DE TRANSFORMAÇÃO ( MACROAMBIENTE SOCIO-ECONÔMICO ) Revolução Agrícola Até 1750 DC Industrial Revolução da Informação 1970 II -ERAS EMPRESARIAIS (AMBIENTE ORGANIZACIONAL) Era da Produção em massa 1920 Era da Eficiência 1950 Era da Competitividade 1990 Era... 2000 Era da Qualidade 1970 . Administração científica das relações humanas burocrática . Outros modelos tradicionais da Administração Modelos tradicionais de gestão . Administração holística Novos modelos de Gestão . Administração japonesa . Administração participativa . Administração empreendedora Prof. Heitor José Pereira . Empresa virtual Modelos emergentes . Gestão do Conhecimento . Modelos biológicos/ quânticos/teoria do caos/complexidade

4 CARACTERÍSTICAS DAS ERAS EMPRESARIAIS
RELAÇÃO EMPRESA/ CLIENTE RELAÇÀO EMPREGADO ESTILO GERENCIAL RELAÇÃO INTER- EMPRESARIAL Atender o mercado quanto à quantidade O homem é uma extensão da máquina Relação de capatazia Ênfase na verticalização do processo ERA DESCRIÇÃO ERA DA PRODUÇÃO EM MASSA ( ) ERA DA EFICIÊNCIA ( ) QUALIDADE ( ) Produzir e vender As pessoas devem ser controladas e avaliadas Relação Chefe/Subordinado Repasse de algumas atividades para Fornecedores e distribuidores Satisfazer o cliente Recursos humanos são a chave da Qualidade Superar a expectativa do As inovações dependem das pessoas (Talentos Humanos) Ênfase no Trabalho de Equipe Busca de Terceirização (Relação Contratual) parceria Empresa- Empregados Parcerias, visando competir juntas no mercado ERA DA COMPETITIVIDADE ( ) Prof. Heitor José Pereira

5 HIERARQUIA DO CONHECIMENTO Conhecimento explícito
Integrado Insights Sabedoria Conhecimento tácito Conhecimento explícito Informação Dados Informação Fragmentado

6 GESTÃO DO CONHECIMENTO - CONDICIONANTES DOS
AMBIENTES EXTERNO/INTERNO E PRINCIPAIS PRÁTICAS AMBIENTE EXTERNO . SOCIEDADE DO CONHECIMENTO . GLOBALIZAÇÃO . COMPETITIVIDADE . VALOR PARA O CLIENTE . MUDANÇA/ TRANSFORMAÇÃO/ INOVAÇÃO AMBIENTE INTERNO PRÁTICAS DE GC CULTURA ORGANIZA- CIONAL ESTRATÉGIAS CORPORA- TIVAS APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL GESTÃO DE COMPETÊNCIAS GESTÃO DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CORPORATIVA LIDERANÇA GESTÃO DO CAPI- TAL INTELECTUAL TECNOLOGIAS DE INFOR- MAÇÃO INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL

7 PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
(VISÃO SISTÊMICA DE FUNÇÕES X PRÁTICAS ) FUNÇÕES DE GC Criar/ Capturar Organizar/ Codificar Disseminar Avaliar Mensurar PRÁTICAS DE GC Aprendizagem Organizacional Inteligência Empresarial Educação Corporativa Gestão de Competências Capital Intelectual Prof. Heitor José Pereira

8 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
É o processo pelo qual uma organização exercita a sua competência e inteligência coletiva para responder ao seu ambiente interno e externo É o processo contínuo de detectar e corrigir erros. Erro é qualquer tipo de conhecimento ou saber que iniba o aprendizado. Portanto, é o processo heurístico de tentativa, erro e contínua correção de rumo. Fonte: Argyris, C. Enfrentando defesas empresariais. RJ, Campus, 1992.

9 GESTÃO DE COMPETÊNCIAS
Entender a Organização como um conjunto de competências institucionais (da empresa) e individuais (de cada colaborador). Competências Institucionais: sobre processos; técnicas; fluxos da organização; produtos e serviços; e sociais. Competências Individuais: um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.

10 EDUCAÇÃO CORPORATIVA Conjunto de soluções de aprendizagem de funcionários, clientes e fornecedores, com o objetivo de atender às estratégias empresariais de uma organização Benefícios para a empresa: maior domínio sobre conhecimentos tácitos e explícitos relacionados ao negócio, com foco no “core business” Benefícios para os funcionários: empregabilidade e/ou ocupacionalidade vitalícia

11 GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL
Capital Humano inclui os valores, cultura e filosofia da empresa, além da capacidade individual de seus funcionários em combinar conhecimentos e habilidades para inovar e realizar suas tarefas. Esse capital não pode ser negociado. Capital Cliente inclui o conhecimento decorrente das transações econômicas – ou seja, o conhecimento sendo o que compramos e o que vendemos – ele é o principal ingrediente do capital. O conhecimento dos clientes são os mais valiosos. O compartilhamento é a forma máxima desse capital. Capital Estrutural inclui todo o hardware, software, bases de dados, patentes, marcas e demais ativos de mesma natureza da empresa. O capital estrutural é, claramente, propriedade da empresa, podendo ser, por isso mesmo, objeto de transação econômica.

12 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL
Programa sistemático para a obtenção e análise de informação sobre as atividades dos competidores e sobre as tendências gerais dos negócios, com a finalidade de alcançar os objetivos estratégicos da empresa.

13 ... Pensar GC de forma estratégica Plano Estratégico Organizacional
Plano estratégico de Gestão do Conhecimento Políticas, diretrizes, indicadores e metas Incorporar práticas de Gestão do Conhecimento nos processos Melhores Práticas Portal Corporativo Banco de Talentos Banco de projetos Mapeamento de conhecimento Memória Organizacional Mapeamento de competências Comunidades de prática ... Avaliação de resultados Fonte: Elisabeth Gomes e Eduardo Lapa

14 BENEFÍCIOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
BENEFÍCIOS INTERNOS: Melhoria no desempenho dos profissionais Melhoria nos fluxos e processos de trabalho Melhoria no processo de tomada de decisão BENEFÍCIOS NO ATENDIMENTO: Melhoria na adequação dos serviços às necessidades do público alvo Melhoria na agilidade do atendimento Melhoria na qualidade do atendimento

15 Aumento da adesão do público alvo
BENEFÍCIOS EXTERNOS: Aumento da adesão do público alvo Melhoria na satisfação do público alvo Melhoria no reconhecimento do programa pelas org. comunitárias e instituições parceiras Incluir quadros e gráficos principais dos resultados

16 GC no Governo Federal O Governo Federal:
instituiu o GCIE – Comitê Técnico de Gestão do Conhecimento e Informação Estratégica, que tem como um de seus objetivos definir o modelo de gestão do conhecimento a ser adotado pelos órgãos do Governo. inseriu o tema no Plano Plurianual , no que diz respeito ao fortalecimento da capacitação dos trabalhadores e das atividades nacionais de inovação, para maior integração entre empresas, universidades e institutos de pesquisa. Mapeou as práticas de GC nos Ministérios e principais Estatais Trabalha para elaborar as políticas públicas de GC até 2006.

17 MODELOS DE GESTÃO X PRÁTICAS DE GESTÃO
DO CONHECIMENTO MODELOS DE GESTÃO PRINCIPAIS PRÁTICAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO JAPONESA .Trabalho em Equipes . Melhoria Contínua (Kaisen) . Cultura Corporativa( comprometimento individual com resultados) . Aprendizado coletivo . Aprendizagem organizacional . De Conhecimento Tácito (ind.) para Conhecimento Explícito (org.) PARTICIPATIVA . Trabalho em equipe . Liderança . Empowerment (energização de equipe) . Educação Corporativa . Gestão de competências EMPREENDEDORA . Estrutura: Unidades de Negócios . Inovação focada no cliente . Intrapreneurship . Foco em resultados estratégicos . Parcerias e Alianças estratégicas . Inteligência Empresarial . Aprendizagem Organizacional . Conhecimento Tácito . Gestão de Competências . Benchmarking/ Educação Corporativa EMPRESA VIRTUAL . Equipes virtuais . Redes de negócios (Internet/Intranet/B2B . Conhecimento Tácito/ Aprendizado coletivo . Benchmarking/ Educação Corporativa/ Inteligência Empresarial HOLÍSTICA . Visão do todo . Rodízio de funções . Carreira não especializada . Educação corporativa . Gestão de Competências Prof. Heitor José Pereira

18 OBRIGADO ! PROF. HEITOR JOSÉ PEREIRA


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