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A Gestão do conhecimento na busca de vantagem competitiva

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Apresentação em tema: "A Gestão do conhecimento na busca de vantagem competitiva"— Transcrição da apresentação:

1 A Gestão do conhecimento na busca de vantagem competitiva
Capital Intelectual versus Capital Financeiro Conquista de mercado A Gestão do conhecimento na busca de vantagem competitiva Falar da empresa escolhida o porque. Valor do intangível Organização por processos

2 Era Industrial X Era do Conhecimento

3 Gestão do Conhecimento ou gestão dos ativos intangíveis.

4 Introdução O conhecimento e o talento humano como diferencial competitivo nas empresas.

5 Conhecimento Know-how da atividade Formação profissional
Informação atualizada Aprendizagem contínua Administração da carreira Gestão do conhecimento

6 Habilidades Saber aplicar o conhecimento
Visão própria, individual e diferenciada Pensar, refletir e agregar valor Gerar soluções de problemas Utilizar idéias novas Criatividade e inovação

7 Competências Modo de pensar e de agir Flexibilidade
Liderança e postura empreendedora Capacidade de argumentar e de lutar pelas idéias e convicções pessoais

8 Competências Não conformismo Assunção de riscos
Responsabilidade pelos resultados

9 O que é Gestão do Conhecimento?
Gestão do Conhecimento é todo o esforço sistemático realizado pela organização para: criar, utilizar, organizar, reter e medir o seu conhecimento. É uma estratégia que transforma ativos intangíveis em produtividade, valor e aumento de competitividade. Ensina corporações, de gerentes a empregados, como produzir e otimizar habilidades como uma entidade coletiva.

10 “O maior investimento que qualquer pessoa ou organização pode fazer é em Conhecimento”.
Jack Welch Presidente da GE

11 Conhecimento e ativos intangíveis
Conhecimento X Informação Informação Ativos intangíveis: Capital de relacionamento; Capital ambiental; Capital Intelectual. Ação é o Conhecimento !!

12 Capital de Relacionamento
Capacidade de formar uma rede de relacionamentos, formada por clientes, fornecedores e parceiros a fim de obter vantagem competitiva.

13 Capacidade de se posicionar estrategicamente no mercado em que atua.
Capital Ambiental Capacidade de se posicionar estrategicamente no mercado em que atua.

14 Capital Estrutural Capital Humano
Capital Intelectual Capital Estrutural Capital Humano

15 Capital de Relacionamento
Ativos intangíveis Capital intelectual Capital Ambiental Capital Estrutural e Humano Capital de Relacionamento

16 Capital de Relacionamento Conquista de novos clientes
Capital Ambiental Resultados esperados Capital Intelectual Capital de Relacionamento Maior potencial Maior produtividade e qualidade Retenção de pessoas Vantagem competitiva Posicionamento estratégico Conquista de novos clientes

17 Quais os Objetivos da GC
Sempre mantendo o foco no conhecimento e não no dado ou informação deve: Criar um repositório de conhecimento; Melhorar o acesso ao conhecimento; Desenvolver um ambiente e uma cultura organizacional que estimule a criação, a transferência e o uso do conhecimento; Gerenciar o conhecimento como um recurso mensurável: Aplicando auditorias

18 Atividades Comuns em GC
Criação de equipes de conhecimento voltadas a desenvolver métodos de GC; Compartilhamentos de melhores práticas (utilização de banco de dados); Utilização de tecnologias colaborativas como Intranets e Groupwares; Equipes de Capital Intelectual voltadas a identificar e auditar bens intangíveis tais como conhecimento.

19 Tipos de Conhecimento Explicito Tácito Adquirido pela informação
Procedimentos, bancos de dados, patentes, relacionamento com clientes, etc... Ex: utilizar o computador. Tácito Sutil e Pessoal Enraizado na experiência individual, envolvendo crenças pessoais, perspectivas e valores. Ex: Jogar bola, cantar, bom artesão, ter boa argumentação, etc...

20 O Conhecimento e o Estudo das Organizações
Antes Baixa competitividade; Trabalho organizacional buscou retirar o poder de participação do trabalhador na realização e no resultado do seu trabalho. Dividindo tarefas (alienação da Administração) Cenário Atual Alta competitividade; Modelo “trabalhador-braço” não interessa mais. O que tem dentro da cabeça é o que faz a diferença.

21 A organização do conhecimento e o trabalhador do conhecimento.
Uso intensivo da informação Correio eletrônico, intranet, redes de telefonia e de dados; Modelo de Gestão Numero reduzido de níveis hierárquicos Trabalho interfuncional (times, células, grupos de trabalho) Processo decisório é muito participativo Facilita a coleta, assimilação e o aproveitamento do conhecimento.

22 A organização do conhecimento e o trabalhador do conhecimento.
Inteligência Talento Tecnologia da Informação Possui conhecimentos globais do negócio; Atua como um especialista em sua área. O modelo burocrático cede vez a um modelo flexível, onde os relacionamentos são valorizados. = Novo perfil de trabalhador.

23 Prática da Gestão do Conhecimento
Utilização do conhecimento; Tecnologia da informação faz a diferença. Retenção do conhecimento; Assimilar – através da criação de modelos conceituais para posterior aplicação. Medição do conhecimento. Qtde de conhecimento = Valor de Mercado – Valor Patrimonial. O mercado avalia o conhecimento explícito e especula sobre o conhecimento tácito.

24 Motivação “Contrato Psicológico”
A motivação depende de duas condições básicas: Expectativas das pessoas X Expectativas das organizações. A natureza do que é intercambiado. Ex: R$ em troca de tempo no serviço, satisfação social, segurança no trabalho, oportunidade de crescimento. Os sistemas de autoridade com ênfase no controle e na coerção estarão definitivamente sepultados.

25 Papel de TI Papel estratégico: Como exercer este papel:
Desenvolvimento do conhecimento coletivo e aprendizado contínuo, facilitando que as pessoas compartilhem problemas, perspectivas, idéias e soluções. Como exercer este papel: Ferramentas flexíveis e fáceis de usar, dando autonomia suficiente, com um mínimo de interferência da área de TI. Fornecer meios para que as pessoas possam representar problemas, elaborar protótipos e criar soluções.

26 Papel de TI Conhecimento coletivo;
Rede informais de pessoas dispersas em diferentes unidades de negócio; Caso: Accenture. Repositório e Gerenciador de Dados; Lotus Notes, VPN. Desafio é conseguir* tecnologias e sistemas de informação que apóiem a formação de comunidades de trabalho. Não apenas um instrumento de comunicação burocrático. Conhecimento coletivo > é o diferencial competitivo em relaçao à concorrencia. Objetivo é colocar em contato esse profissionais expostos a problemas e tentativas de comuns soluçoes, que vao trocar experiencias e informacoes. Aumentando assim o conhecimento coletivo. CASO : Accenture tem uma base de dados em Lotus Notes, tem de tudo: projetos, indicadores de mercado, infos da concorrencia, modelos de propostas, etc profissionais, 110 escritorios em 46 países. Acesso via WEB pela VPN IDI

27 Novas Tecnologias Internet / Extranet / Intranet;
Comunidades Virtuais de Aprendizado - CVA; Grupos com interesses comuns; Multimídia, integração. Data Warehouse (relacionamentos de banco de dados); Data Mining. EPSS – Electronic Performance Support System; Instrumentos, ferramentas, comunicação. Centro Virtual de Treinamento - CVT; Ferramentas de ensino à distância – multimídia, integração. WBT – Web Based Training (Just in time Learning) KMS-Knowledge Management System – Sistema de GC. Data Warehouse > antes bancos projetados de maneira estanque , passam agora a ter relacionamentos. Foram impulsionadas as Ferramentas de ensino à distância – multimídia, integração. EPSS – colocar à disposicão de cada funcionário a tecnologia para disponibilizar instrumentos e ferramentas.

28 Novas Tecnologias “A organização de hoje, da Era da G.C. , é uma organização que aprende. Aprende com sua experiência, com a experiência dos seus concorrentes e com a evolução do mercado.”


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