A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I -"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I -
Prof. Marcelo Lisboa Luz

2 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I -
Revisão de conceitos metodológicos - Objetivos - Hipóteses/Questões de pesquisa

3 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I -
Objetivo A definição dos Objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim. Alguns autores separam os Objetivos em Objetivos Gerais e Objetivos Específicos, mas não há regra a ser cumprida quanto a isto e outros autores consideram desnecessário dividir os Objetivos em categorias. Uma dica para se definir os Objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro, demonstrar alguma coisa etc..

4 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I -
Objetivos Assunto: gestão empresarial Tema: produtividade Objeto de estudo: como pode ser aumentada a produtividade Problema: Quais os aspectos importantes para a produtividade empresarial? Objetivos: Geral: Analisar aspectos que possam influenciar a produtividade da empresa. Específicos: Identificar o que as pessoas consideram importante para sua satisfação no trabalho; Verificar a relação entre esses aspectos e a produtividade.

5 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I -
Objetivos Assunto: gestão empresarial Tema: produtividade Objeto de estudo: como pode ser aumentada a produtividade Problema: Quais os aspectos importantes para a produtividade empresarial? Objetivos: Geral: Estudar aspectos relativos às pessoas, a fim de identificar as causas de aumento da produtividade. Específicos: Efetuar uma análise das teorias de motivação para identificar fatores que atuam sobre as pessoas, influenciando seu desempenho; Discutir aspectos relativos ao preparo e à formação da pessoa para inserir-se num meio de trabalho.

6 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I -
Questões de pesquisa/hipóteses As questões de pesquisa são perguntas que podem ser elaboradas a partir dos objetivos e que norteiam o trabalho do pesquisador. Objetivos: Geral: Estudar aspectos relativos às pessoas, a fim de identificar as causas de aumento da produtividade. Específicos: Efetuar uma análise das teorias de motivação para identificar fatores que atuam sobre as pessoas, influenciando seu desempenho; Discutir aspectos relativos ao preparo e à formação da pessoa para inserir-se num meio de trabalho. Questões de pesquisa: O que as pessoas valorizam como sendo importante para o seu trabalho? O que as pessoas esperam de um ambiente de trabalho?

7 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I -
Questões de pesquisa/hipóteses Hipótese é a proposição testável que pode vir a ser a solução do problema. É uma suposição daquilo que pode ou não ser a realidade. Exemplos: Alunos do curso de Administração são mais estudiosos do que os de Engenharia; A classe social da mãe influencia o tempo de amamentação do filho; O reforço do professsor tem como efeito melhoria no desempenho do aluno.

8 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I -
Problema científico Envolve variáveis testáveis. Assunto: gestão em grandes cidades Tema: melhoria do trânsito Objeto de estudo: engarrafamentos Problema: Quais fatores influenciam o trânsito nas grandes cidades? Hipóteses: - Pessoas cansadas podem causar acidente por desatenção; - Em dias de chuva há mais retenção nas ruas.

9 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I -
Prof. Marcelo Lisboa Luz


Carregar ppt "TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google