Licenciaturas Interdisciplinares na UFBAC:

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1 Licenciaturas Interdisciplinares na UFBAC:
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS (LCH) Maio/2019

2 ATO DECISÓRIO CONSUNI Nº 151, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017
O CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC), no uso de suas atribuições, considerando: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) ; a revisão do Projeto Pedagógico Institucional (PPI); as deliberações ocorridas na continuação da III sessão ordinária, realizada no dia 21 de novembro de 2017. DECIDE: Art. 1º Aprovar a criação das Licenciaturas Interdisciplinares (LI). Art. 2º Este Ato Decisório entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço da UFABC. Klaus Capelle Presidente

3 Equipe de Trabalho – PPC LI 2018
Prof. Dr. Alexander de Freitas Prof. Dr. Allan Moreira Xavier Prof. Dr. Evonir Albrecht Prof. Dr. Fernando Luiz Cássio Prof. Dr. Luciano Soares da Cruz Prof. Dr. Marcelo Zanotello Profa. Dra. Marcia Helena Alvim Prof. Dr. Márcio Fabiano da Silva Prof. Dr. Marcos Vinícius Pó Prof. Dr. Mário Minami Profa. Dra. Patrícia da Silva Sessa Profa. Dra. Patrícia Del Nero Velasco Virgínia de Sousa Slivar

4 Composição NDE LCH – fev/2019
Márcia Alvim / Claudia Vieira Alexander Freitas Ana Maria Dietrich Daniel Pansarelli Katerina Lukasova Katia Canil Marcelo Zanotello Priscila Benítez Ramatis Jacino Suze Piza

5 Projeto Pedagógico do Curso LCH Perspectivas e Objetivos

6 Interdisciplinaridade proposta na LCH, propõe a superação:
do modelo reducionista de formação de professores, baseado na valorização de expertises em detrimento da complexidade da formação dos profissionais da educação – “modelo 3+1”. 2. Ausência da articulação entre os conhecimentos teórico- conceituais, pedagógicos, metodologias de ensino e o exercício da práxis docente – Equilíbrio entre teoria / prática. 3. Relação distanciada entre as instituições de Educação Básica e IES – promover a contribuição da UFABC para a formação de profissionais da educação.

7 Objetivo Geral: O Curso de Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) da UFABC tem por objetivo formar professores para atuar na Educação Básica, na área de Ciências Humanas, em especial no Ensino Fundamental II. Objetivos específicos: 1) Formar professores para atuarem em História e Geografia, que compõem a área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental II (Etapa do Ensino Fundamental: anos finais);

8 Garantir uma sólida formação interdisciplinar em Ciências Humanas, em consonância com suas metodologias e práticas de ensino, de modo a formar professores para atuação no Ensino Médio, junto à área normatizada pela Lei no /2017 como Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Ressalva-se que, neste caso, a formação deverá ser complementada com a opção por um curso pós-LCH (nível 3), que habilita a atuação no Ensino Médio (restrita à Licenciatura em Filosofia, até o momento);

9 3) Formar professores habilitados à temáticas que perpassam a educação não formal e os Direitos Humanos, prevendo sua atuação em situações de vulnerabilidade, precariedade e risco social, violação dos direitos humanos e reintegração social, com perspectivas de intervenção em espaços não formais, chamadas públicas, setor privado, instituições filantrópicas e terceiro setor, que desenvolvem ações socioeducativas, sobretudo no que se refere à criação, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de projetos, oficinas e ações que contemplem práticas educativas e educação não formal.

10 4) Garantir uma formação de professores que dialogue com a diversidade étnico-racial brasileira, através de suporte teórico, como também, em práticas de inserção político-social do licenciando na realidade escolar. Este objetivo se articula com a proposta de reflexão histórica da descolonização dos saberes e poderes, rompendo com a perspectiva eurocêntrica nas narrativas históricas.

11 PERFIL DO EGRESSO O egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas estará apto a se inserir profissionalmente como docente na Educação Básica, ministrando aulas de História e Geografia para os anos finais do Ensino Fundamental II, tanto na rede pública de ensino quanto na rede privada. Este profissional também estará apto para atuar na área de Ciências Humanas do Ensino Médio, caso realize a formação no terceiro nível proposto, ou seja, um curso pós-LCH.

12 Estrutura Curricular

13 Fundamentação legal - Resolução CNE/CP n° 2, 1 jul. 2015
Os cursos de formação inicial do magistério da Educação Básica em Nível Superior devem ter, no mínimo, (três mil e duzentas) horas de efetivo trabalho acadêmico, em cursos com duração de, no mínimo, 4 (quatro) anos, compreendendo: I – 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, distribuídas ao longo do processo formativo; II – 400 (quatrocentas) horas dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto de curso da instituição; III – pelo menos (duas mil e duzentas) horas dedicadas às atividades formativas estruturadas pelos núcleos I e II e suas articulações; IV – 200 (duzentas) horas de atividades teórico‐práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes, conforme núcleo III, por meio da iniciação científica, da iniciação à docência, da extensão e da monitoria, dentre outras atividades afins.

14 Integralização em créditos e horas do curso de Licenciatura em Ciências Humanas
Componentes curriculares Créditos Horas Disciplinas obrigatórias (exceto práticas como componentes curriculares) 66 792h 2208h Opção limitada (exceto práticas como componentes curriculares) 80 960h Livres 38 456h Práticas como componentes curriculares em disciplinas obrigatórias 20 240h 408h Práticas como componentes curriculares em disciplinas de opção limitada 14 168h Estágio supervisionado 400 Atividades teórico práticas 200 Total 3216h

15 Proposta de Matriz Curricular - LCH

16 6Q 20 créditos OP 7Q 18 créditos Estágio Supervisionado em CH I (80 horas) 8Q OP/L Estágio Supervisionado em CH II 9Q 16 créditos Estágio Supervisionado em CH III 10Q Estágio Supervisionado em CH IV 11Q Estágio Supervisionado em CH V 12Q

17 Disciplinas específicas da Licenciatura em Ciências Humanas
Código Nome T P I Créditos História, Eurocentrismo e Pós-Colonialismo* 4 BH1347 Estudos do Meio Físico DHBHS000217 Diálogos Interdisciplinares Teoria da História I* BHO Desenvolvimento e Sustentabilidade BHQ Interpretações do Brasil BHQ Território e Sociedade BHP Ética e Justiça Laboratório de Práticas Integradoras I* (PCC) Laboratório de Práticas Integradoras II* (PCC) TOTAL 40 (480h)

18 Disciplinas de opção limitada
Proposta: Opção Limitada obrigatória. Estas disciplinas seriam organizadas em grupos de disciplinas (eixos temáticos), sendo que os alunos deverão cursar um determinado número de créditos em cada eixo temático. Compartilhamento intensivo com as disciplinas dos cursos pós-LCH, BCH e pós-BCH.

19 O aluno deverá cursar 22 créditos de opção limitada condicionada aos grupos abaixo:
Grupo de História Grupo de Geografia Grupo de Filosofia/Psicologia/Sociologia O aluno deverá cursar 14 créditos de opção limitada condicionada aos grupos abaixo: Grupo de Direitos Humanos Grupo de Práticas de Ensino

20 Disciplinas do Grupo Temático História
Código Nome T P I Créditos ESHR006 Formação Histórica da América Latina 4 BH1131 Formação Econômica do Brasil ESZP035 Atores e instituições no regime militar: SHT009 História da Cidade e do Urbanismo NHZ3060 Nascimento e Desenvolvimento da Ciência Moderna ESHR027 Trajetória Internacional do Continente Africano BHO Introdução às Humanidades e Ciências Sociais 2 BHO-1101 Introdução à Economia BHO-1335 Formação do Sistema Internacional BHO-0002 Pensamento Econômico 3 BHS-0001 Práticas em Ciências e Humanidades Disciplinas do Grupo Temático História

21 Disciplinas do Grupo Temático História
Diversidades e cultura no mundo ocidental* 4 História Cultural* Afro-brasileira: relações étnico-raciais* Metodologia em História * História, Patrimônio e Memória* Antiguidade* Europa Medieval: Cultura, Política e Sociedade* Europa Moderna e Contemporânea: Cultura e Processos Políticos* Colonialismo ibérico * América Portuguesa* Brasil Independente* História dos povos indígenas brasileiros * Ásia: Cultura e Processos Sócio-Políticos* Ensino Interdisciplinar de História* TOTAL OFERTADO PELO CURSO 87 (1164h) Mínimo cursado pelo(a) discente 22 (264h) Disciplinas do Grupo Temático História

22 Disciplinas do Grupo Temático Geografia
Código Nome T P I Créditos Geografia das indústrias e movimentos operários no ABC* 4 Fundamentos do ensino de Geografia* Metodologia do Ensino de Geografia* Região e Regionalização* Cartografia escolar e inclusiva* Geografia Urbana* História do Pensamento Geográfico* Geografia Agrária* ESHT019-17 Planejamento e política rural ESHT002-17 Cartografia e Geoprocessamentos para o Planejamentos Territorial 2 3 ESZU035-15 Geomorfologia 1 ESTU027-15 Fundamentos de Geologia para engenharia Disciplinas do Grupo Temático Geografia

23 Disciplinas do Grupo Temático Geografia
ESHT019-17 Urbanização Brasileira 4 ESZT017-17 Dinâmicas territoriais e relações Étnico-raciais no Brasil ESHT005-17 Economia do Território 3 ESHT003-17 Demografia ESHT025-17 Desenvolvimento econômico e social do Brasil ESHT023-17 Sociologia dos Territórios ESHR007-14 Geografia Política ESTU023-15 Biomas Brasileiros 2 1 ESZU017-15 Sensoriamento remoto ESZU024-15 Clima urbano TOTAL OFERTADO PELO CURSO 84 (1008h) Mínimo cursado pelo(a) discente 22 (264h) Disciplinas do Grupo Temático Geografia

24 Disciplinas do Grupo Temático Filosofia, Sociologia e Psicologia
Código Nome T P I Créditos NHH Estética 4 NHH Filosofia da Arte NHH Filosofia da Linguagem NHH Filosofia no Brasil e na América Latina NHH Filosofia política NHH Ética NHH História da Filosofia Antiga: Aristóteles e o aristotelismo NHH História da Filosofia Antiga: Platão e o platonismo NHH História da Filosofia Contemporânea: o Século XIX NHH História da Filosofia Contemporânea: o século XX NHH História da Filosofia Medieval: do século IV ao X NHH História da Filosofia Medieval: do século XI ao XIV NHH História da Filosofia Moderna: o Iluminismo e seus desdobramentos Disciplinas do Grupo Temático Filosofia, Sociologia e Psicologia

25 Disciplinas do Grupo Temático Filosofia, Sociologia e Psicologia

26 Disciplinas do Grupo Temático Educação em Direitos Humanos
Código Nome T P I Créditos Educação em Direitos Humanos* 4 Oficina em Cultura, Arte e Educação* 2 Relação família-escola na inclusão escolar* Educação Não Formal, Informal e Popular* BHO Estado e Relações de Poder BHQ Identidade e Cultura 3 BHP Pensamento Crítico ESZC013-17 Movimentos Sindicais, Sociais e Culturais ESZP031-13 Tecnologias Sociais ESZP008-13 Políticas Públicas de Gênero, Etnia e Geração. ESHP004-13 Cidadania, Direitos e Desigualdades. MCTD025-18 Educação Inclusiva NHT Política, Educação e Surdez. ESZP022-13 Gestão de Projetos Culturais ESZP035-14 Atores e instituições no regime militar – 1964/1985 NHZ Corpo, sexualidade e direitos humanos. NHH Ética: Perspectivas contemporâneas ESHP013-13 Introdução ao Direito Constitucional ESZR006-13 Dinâmica e Desafios dos Processos Migratórios ESZP018-13 Ensino Superior no Brasil trajetórias e modelos institucionais TOTAL OFERTADO PELO CURSO 75 (900h) Mínimo cursado pelo(a) discente 14 (168h) Disciplinas do Grupo Temático Educação em Direitos Humanos

27 Disciplinas do Grupo Temático Práticas em Ensino
Código Nome T P I Créditos NHH Práticas de Ensino de Filosofia: Currículos 4 NHH Práticas de Ensino de Filosofia: Metodologias NHH Práticas de Ensino de Filosofia: Programas de Ensino NHZ Arte e Ensino NHZ Prática de Libras 2 Práticas de Ensino de Geografia: Currículos * Práticas de Ensino de Geografia: Metodologias * Práticas de Ensino de Geografia: Programas de Ensino * Práticas de Ensino de História: Currículos * Práticas de Ensino de História: Metodologias * Práticas de Ensino de História:Programas de Ensino* Prática em Museus, Arquivos e Bens Culturais. * Prática em Educação e Direitos Humanos * TOTAL OFERTADO PELO CURSO 52 (624) Mínimo cursado pelo(a) discente 14 (168h) Disciplinas do Grupo Temático Práticas em Ensino

28 Práticas como componentes curriculares Estágio Supervisionado
20 créditos (240h) serão cursados em disciplinas obrigatórias e 14 créditos (168h) devem ser escolhidos dentre as disciplinas de opção limitada do grupo de Práticas de Ensino. Estágio Supervisionado Os Estágios Supervisionados são divididos em sete módulos, cada qual perfazendo 80 horas. Os alunos deverão cursar obrigatoriamente os módulos I, II e III e escolher outros dois módulos dentre os módulos IV, V, VI e VII, totalizando as 400 horas em Estágio Supervisionado.

29 ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS
As 200h de atividades teórico-práticas de estudos integradores para enriquecimento curricular da LCNE são estruturadas da seguinte forma: Mínimo de 80h para ações de extensão e cultura, registradas e reconhecidas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC, ou órgãos correlatos de outras IES; Mínimo de 120h para Atividades Complementares cumpridas dentre aquelas determinadas pela Resolução nº 11 – 28/06/2016 que dispõe sobre normas para atividades complementares dos cursos de formação interdisciplinar da UFABC, e/ou através da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O PIBID contabiliza 10 horas por mês de participação no Programa, limitada a 100 horas por ano.

30 Corpo Docente Dezembro de 2018: convite aos docentes da UFABC para comporem o corpo docente da LCH. 58 docentes declararam interesse em participarem do Corpo Docente da LCH. Fev/2019: reunião com o corpo docente e constituição do NDE, com o objetivo de finalizar o PPC do curso.

31 Obrigada!!


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