A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FROEBEL (1782-1852) Discípulo de Pestalozzi, dedica-se à educação da 1ª Infância, abrindo em 1837 o 1º Jardim de Infância Obra: “A Educação do Homem”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FROEBEL (1782-1852) Discípulo de Pestalozzi, dedica-se à educação da 1ª Infância, abrindo em 1837 o 1º Jardim de Infância Obra: “A Educação do Homem”"— Transcrição da apresentação:

1 FROEBEL ( ) Discípulo de Pestalozzi, dedica-se à educação da 1ª Infância, abrindo em 1837 o 1º Jardim de Infância Obra: “A Educação do Homem” Ideias pedagógicas: visão mística e humanitária da Educação- esta é um desenvolvimento completo das energias latentes para se conseguir uma vida fiel a uma vocação sã, pura e santa educação adaptada às fases de desenvolvimento do Homem com destaque para a infância pedagogia da actividade e da liberdade

2 FROEBEL (1782-1852) Método: educação através do JOGO
“o jogo é o mais puro e espiritual produto dessa fase de crescimento.É a um tempo, modelo e reprodução da vida total...” o jogo com os elementos naturais e essenciais- os DONS: a bola, como o corpo mais simples que existe são dádivas da natureza, são os meios para o desenvolvimento da ginástica da mão o CUBO: que resulta isolando as duplas direcções fundamentais que se podem considerar numa esfera

3 Através das vivências, não do estudo
FROEBEL Funções da Escola: social- desenvolvimento das energias da criança, da consciência de grupo e da colectividade; individual- preparar a criança para a vida; a escola não deve contrariar a espontânea actividade do jovem, mas fortalecer as energias íntimas e espirituais, de modo a desenvolverem-se com maior desembaraço na vida Verdade Justiça Personalidade livre Responsabilidade Iniciativa Através das vivências, não do estudo A criança deve aprender as coisas importantes da vida

4 FROEBEL Principais concepções educacionais:
a educação deve basear-se na evolução natural das actividades da criança o objectivo do ensino é extrair mais do Homem do que colocar mais e mais dentro dele o verdadeiro desenvolvimento advém de actividades espontâneas na educação inicial da criança o brinquedo é um processo essencial os currículos das escolas devem basear-se nas actividades e interesses, de cada fase da vida da criança

5 FROEBEL Actividade espontânea mais característica da criança BRINCAR
Brinquedo torna-se a base de todo o processo Motivação para a criança exprimir sentimentos e ideias BRINCAR


Carregar ppt "FROEBEL (1782-1852) Discípulo de Pestalozzi, dedica-se à educação da 1ª Infância, abrindo em 1837 o 1º Jardim de Infância Obra: “A Educação do Homem”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google