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Diagnóstico e Planejamento como Instrumental Normativo

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Apresentação em tema: "Diagnóstico e Planejamento como Instrumental Normativo"— Transcrição da apresentação:

1 Diagnóstico e Planejamento como Instrumental Normativo
AULA 3 Diagnóstico e Planejamento como Instrumental Normativo Profa. Dra. Rita Borges

2 Será que podemos comparar a estrutura de uma escola, ou organização empresarial a imagem mostrada acima?

3 Uma organização é composta por vários elementos, que hierarquicamente organizados,ajudam a instituição como um todo, a alcançar seus objetivos.

4 Iniciando a Discussão!! Todas as peças são importantes, cada uma tem a sua função específica e contribui para que a organização atinja as suas metas e objetivos. Portanto, podemos dizer que, para se atingir o sucesso, precisamos da colaboraçãode todas as peças, que juntas formarão o grande quebra cabeça que é a organização!

5 Tipos e Níveis de Planejamento
O planejamento é uma ferramenta de suma importância para qualquer tipo de organização, pois este implica a organização de objetivos e estratégias, a fim de se alcançar determinados fins.

6 Para Oliveira (2006), O planejamento “pode ser conceituado como um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa” ele ainda acrescenta que eficiência “é a otimização dos recursos utilizados para a obtenção dos resultados”, e que eficácia “é a contribuição dos resultados obtidos para o alcance dos objetivos da empresa”.

7 Planejamento Características Níveis Tipos Objetivos e Metas
Meios para atingir os objetivos e as metas Métodos operacionais e alocação de recursos Níveis Estratégico Tático Operacional Tipos Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional

8 Planejamento Estratégico
Estratégia Organizacional Planejamento Tático Processos Organizacionais Operações Organizacional Planejamento Operacional

9 Macroorientado: aborda Microorientado: aborda cada tarefa ou operação
Planejamento Nível Planejamento Conteúdo Prazo Características Macroorientado: aborda a empresa como uma totalidade Institucional Estratégico Genérico e Sintético Longo Menos genérico e mais detalhado Aborda cada unidade de trabalho ou cada unidade de custo separadamente Intermediário Tático Médio Microorientado: aborda cada tarefa ou operação isoladamente Operacional Operacional Detalhado e analítico Curto

10 Planejamento Tático O planejamento tático tem por objetivo otimizar determinada área e não a organização como um todo, isto é, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico. O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais inferiores, ou seja, é realizado no nível gerencial ou departamental, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientadoras para o processo decisório organizacional.

11 Planejamento Tático Características Principais:
Processo permanente e contínuo; Aproxima o estratégico do operacional; Aproxima os aspectos incertos da realidade; É executado pelos níveis intermediários da organização; Pode ser considerado uma forma de alocação de recursos; Tem alcance mais limitado do que o planejamento estratégico, ou seja, é de médio prazo; Produz planos mais bem direcionados às atividades organizacionais.

12 Planejamento Tático Conceito:
Representa uma tentativa da organização de integrar o processo decisório e alinhá-lo à estratégia adotada, para orientar o nível operacional em suas atividades e tarefas, a fim de atingir os objetivos organizacionais anteriormente propostos (CHIAVENATO, 1994).

13 Planejamento Operacional
Preocupa-se com os métodos operacionais e alocação de recursos: Detalhamento das etapas do projeto; Métodos, processos e sistemas aplicados; Pessoas: responsabilidade, função, atividades/tarefas; Equipamentos necessários; Prazos e cronograma.

14 Planejamento Operacional
Planos que especificam os detalhes de como devem ser alcançados os objetivos organizacionais globais; Detalhado e analítico; Curto prazo; Microorientado; Como fazer: Procedimento (método); Orçamento (recursos); Programação (tempo); Regulamento (comportamento).

15 Planejamento Operacional
Análise dos objetivos Planejamento do uso do tempo Planejamento dos recursos Avaliação dos riscos Políticas e procedimentos Estrutura organizacional Estabelecimento do cronograma Elaboração do orçamento

16 Planejamento Operacional
Análise dos objetivos Identificação das atividades Programação do trabalho Cronograma

17 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
É um processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes e fracos da empresa, e das oportunidades e ameaças do meio ambiente com o intuito de estabelecer objetivos, estratégias e ações que possibilitam um aumento da competitividade da empresa.

18 ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Negócio Princípios / Valores Missão
Visão Cenários (Ameaças e Oportunidades) Forças e Fraquezas Objetivos estratégicos

19 VISÃO                                                                                  

20 A declaração da visão deve ser inspiradora.
Aponta objetivos a serem alcançados a longo prazo. É essencial para transmitir valores e crenças de modo claro a todos os empregados. Visão é o estado que a organização deseja atingir no futuro. A visão tem a intenção de propiciar o direcionamento dos rumos de uma organização. Se a empresa não cumpre sua Missão não vai ter uma Visão mas uma ilusão, uma fantasia. A declaração da visão deve ser inspiradora. VISÃO

21 Processo Estratégico Estabelecimento de Objetivos e metas a serem alcançados Objetivo = Resultado desejado que se pretende alcançar, dentro de um determinado período de tempo. Devem ser focalizados em resultado de médio e longo prazo. Meta = Objetivo de curto prazo (Máximo 1 ano, mesmo exercício).

22 Desdobramento dos Objetivos:
Processo Estratégico Desdobramento dos Objetivos: Como cada pessoa dentro da Organização sabe o que precisa fazer para atingir os resultados ?

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24 As modificações que este provoca nas pessoas, podem gerar a necessidade de treinamento, substituição, transferências, funções, avaliações etc.; na tecnologia pode ser apresentada pela evolução dos conhecimentos, pelas novas maneiras de fazer os trabalhos etc.; nos sistemas podem ocorrer alterações nas responsabilidades estabelecidas, nos níveis de autoridade, descentralização, comunicações, procedimentos, instruções etc.

25 O autor também enumera, quatro os princípios específicos do planejamento:
1. Planejamento Participativo- O principal benefício do planejamento não é seu produto, ou seja, o plano, mas o processo envolvido.

26 Planejamento Integrado
Os escalões da corporação ou das respectivas áreas devem ter seus planejamentos integrados. Nas organizações voltadas para o ambiente, nas quais os objetivos dominam os de seus membros, geralmente os objetivos são escolhidos de “cima para baixo” e os meios para atingi-los, de “baixo para cima”.

27 Planejamento Permanente
Condição exigida pela própria turbulência do ambiente, pois nenhum plano mantém seu valor com o tempo.

28 O diagnóstico e planejamento estratégicos como instrumentos normativos
O planejamento pode ser conceituado como um processo desenvolvido para alcançar uma situação futura desejada, de forma mais eficiente, eficaz e efetiva, com a melhor concentração de esforços ( OLIVEIRA, 2006.

29 Diagnóstico e planejamento como instrumentos normativos:
Hoje, o planejamento estratégico, representa o esforço organizado de fazer com que a empresa, a partir de uma análise interna e externa, se a deque e até supere as mudanças ocorridas no ambiente, chegando a atingir seus objetivos.

30 Podemos afirmar com isso, que um dos objetivos básicos do planejamento estratégico é diminuir o risco de se tomar uma decisão errada, pois este parte de uma previsão do ambiente, que é integrada as decisões de um plano que lhe direcionam caminhos

31 Deve-se definir qual a missão da empresa
Nesta etapa, a organização deve se perguntar qual é o seu negócio e a razão pela qual quer realizar esse negócio. A segunda etapa requer a análise do ambiente externo, ou seja, a visualização das oportunidades e ameaças desse ambiente, verificando aspectos restritivos, contingenciais ou facilitadores do negócio da organização.

32 Após a análise externa, a análise interna se torna imperativa: é o momento de se verificar os pontos fracos e fortes, como recursos disponíveis, capacidades e habilidades internas. A partir dessas análises são desenvolvidos os objetivos e as estratégias propriamente ditas, que desembocarão em políticas, planos e procedimentos, a nível operacional.

33 Percebe-se aqui que, o planejamento é visto como ferramenta racional normativa, ou com a visão da sociologia, que busca explicações para os conflitos tanto da sociedade moderna, como para aqueles que ocorrem nas organizações.

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35 Até a próxima aula!


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