Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsabel Gago Alterado mais de 10 anos atrás
1
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
CURSO: PEDAGOGIA Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica Profª Ms.: Solange Brito
2
Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania;
Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico; Tema: Os Novos Modelos de Atuação do Estado e suas implicações na Política Educacional Brasileira; Conteúdo (2/2): -Neoliberalismo e a reforma do Estado Referência Bibliográfica: AZEVEDO, Janete Maria Lins de. A educação como política publica. 2. ed. p
3
Educação Neoliberal: Teorias do capital humano e
Do ponto de vista liberal, a educação ocupa um lugar central na sociedade e, por isso, precisa ser incentivada. Educação Neoliberal: Teorias do capital humano e "sociedade do conhecimento"
4
A educação neoliberal está voltada, basicamente, a três objetivos:
Atrelar a educação escolar à preparação para o trabalho; Tornar a escola um meio de transmissão; - Fazer da escola um mercado para os produtos da indústria cultural e da informática.
5
A estratégia neoliberal da década de 90 no Brasil, foi desenvolver a economia e fazer a reforma educacional, aumentando o poder da iniciativa privada, por meio do consenso ideológico. Cláudio A. Peres e André P. Castanha (2006)
6
LIBERALISMO POLÍTICO CLÁSSICO
Neoliberalismo Educação entre os direitos do homem e do cidadão Regressão da esfera pública / aborda a escola no âmbito do mercado e das técnicas de gerenciamento / esvazia o conteúdo político da cidadania substituindo-o pelos direitos do consumidor O Art. 213 da Constituição Federal de 1988 = estímulo à iniciativa privada para atuar na Educação LDB 9.394/96 = abre a possibilidade de que recursos públicos possam ser transferidos para o ensino superior privado.
7
Formação profissional para os interesses do mercado são assuntos presentes na intencionalidade da proposta liberal. Todo este “projeto” neoliberal faz o trabalhador continuar, como no liberalismo do século XVIII, acreditando em “subir na vida” pelo trabalho, pela educação e pelo esforço individual, condenando-se por estar na pobreza.
8
Os condutores do pensamento neoliberal acabam tornando consensuais idéias que fortalecem o discurso a favor do ensino privado e desvaloriza o ensino público; Tudo o que é público é burocrático e não tem qualidade, muito menos total, como analisa Tomaz Tadeu da Silva (1994).
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.