A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matemática e suas Tecnologias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matemática e suas Tecnologias"— Transcrição da apresentação:

1 Matemática e suas Tecnologias
LOCAL: UNINASSAU – SEDE PARANGABA

2 (ENEM / QUESTÃO 15) O índio era o único elemento então disponível para ajudar o colonizador como agricultor, pescador, guia, conhecedor da natureza tropical e, para tudo isso, deveria ser tratado como gente, ter reconhecidas sua inocência e alma na medida do possível. A discussão religiosa e jurídica em torno dos limites da liberdade dos índios se confundiu com uma disputa entre jesuítas e colonos. Os padres se apresentavam como defensores da liberdade, enfrentando a cobiça desenfreada dos colonos. CALDEIRA, J. A nação mercantilista. São Paulo: Editora 34, 1999 (adaptado). Entre os séculos XVI e XVIII, os jesuítas buscaram a conversão dos indígenas ao catolicismo. Essa aproximação dos jesuítas em relação ao mundo indígena foi mediada pela demarcação do território indígena. manutenção da organização familiar. valorização dos líderes religiosos indígenas. preservação do costume das moradias coletivas. comunicação pela língua geral baseada no tupi.

3 2. (ENEM / QUESTÃO 44) A escravidão não há de ser suprimida no Brasil por uma guerra servil, muito menos por insurreições ou atentados locais. Não deve sê-lo, tampouco, por uma guerra civil, como o foi nos Estados Unidos. Ela poderia desaparecer, talvez, depois de uma revolução, como aconteceu na França, sendo essa revolução obra exclusiva da população livre. É no Parlamento e não em fazendas ou quilombos do interior, nem nas ruas e praças das cidades, que se há de ganhar, ou perder, a causa da liberdade. NABUCO, J. O abolicionismo (1883). Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Publifolha, 2000 (adaptado). No texto, Joaquim Nabuco defende um projeto político sobre como deveria ocorrer o fim da escravidão no Brasil, no qual copiava o modelo haitiano de emancipação negra. incentivava a conquista de alforrias por meio de ações judiciais. optava pela via legalista de libertação. priorizava a negociação em torno das indenizações aos senhores. antecipava a libertação paternalista dos cativos.

4

5 4. (ENEM / QUESTÃO 20) Bandeira do Brasil, és hoje a única. Hasteada a esta hora em todo o território nacional, única e só, não há lugar no coração do Brasil para outras flâmulas, outras bandeiras, outros símbolos. Os brasileiros se reuniram em torno do Brasil e decretaram desta vez com determinação de não consentir que a discórdia volte novamente a dividi-lo! Discurso do Ministro da Justiça Francisco Campos na cerimônia da festa da bandeira, em novembro de Apud OLIVEN, G. R. A parte e o todo: a diversidade cultural do Brasil Nação. Petrópolis: Vozes, 1992. O discurso proferido em uma celebração em que as bandeiras estaduais eram queimadas diante da bandeira nacional revela o pacto nacional proposto pelo Estado Novo, que se associa à: supressão das diferenças socioeconomicas entre as regiões do Brasil, priorizando as regiões estaduais carentes. orientação do regime quanto ao reforço do federalismo, espelhando-se na experiência política norte-americana. adoção de práticas políticas autoritárias, considerando a contenção dos interesses regionais dispersivos. propagação de uma cultura política avessa aos ritos cívicos, cultivados pela cultura regional brasileira. defesa da unidade do território nacional, ameaçado por movimentos separatistas contrários à política varguista.

6

7


Carregar ppt "Matemática e suas Tecnologias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google