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Aula 12 REPÔR AULA.

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1 Aula 12 REPÔR AULA

2 Aula 13 Orçamento de Vendas e Orçamento de Produção

3 ORÇAMENTOS Orçamento de Vendas Orçamento de Estoques
Orçamento de Mão de Obra Orçamento de Marketing Orçamento de Produção Orçamento de Vendas

4 ORÇAMENTO DE ESTOQUES

5 É de grande relevância para a organização.
ORÇAMENTO DE ESTOQUES É de grande relevância para a organização. Através dele é possível identificar o excesso ou a falta de itens disponíveis. Quando não se verifica a falta desses itens, frequentemente resulta na impossibilidade de cumprir datas de entrega.

6 ORÇAMENTO DE ESTOQUES Representam um investimento substancial e afetam de maneira específica ao setor de vendas, pois os estoques são necessários para atender as exigências do mercado com rapidez. No tocante à produção, os estoques são necessários para assegurar disponibilidades para a fabricação. Quanto às compras, quando são adquiridas em maior volume, há uma redução dos custos devido a descontos e melhor forma de pagamento.

7 Os objetivos das políticas de estoques devem ser:
ORÇAMENTO DE ESTOQUES Os objetivos das políticas de estoques devem ser: (1) Planejar o nível ótimo do investimento em estoques; e (2) Por meio de controle, manter os níveis ideais planejados tanto quanto for possível.

8 ORÇAMENTO DE MÃO DE OBRA

9 ORÇAMENTO DE MÃO DE OBRA
Deve estar harmonizado à estrutura do plano anual de resultados; Deve especificar o número planejado de horas de mão de obra direta e o custo por área de responsabilidade (departamento ou centro de custos), período (mês e/ou trimestre) e produto.

10 ORÇAMENTOS Orçamento de Vendas Orçamento de Estoques
Orçamento de Mão de Obra Orçamento de Marketing Orçamento de Produção Orçamento de Vendas

11 ORÇAMENTO DE MARKETING

12 ORÇAMENTO DE MARKETING
É possível identificar os gastos necessários para implementação do plano de marketing, bem como efetuar as análises de lucros/perdas e de retorno/viabilidade do plano de marketing. Em muitos ramos de atividade, os gastos de marketing representam uma porcentagem substancial do custo total das empresas.

13 ORÇAMENTO DE MARKETING
A definição sobre o montante de gastos em marketing é uma decisão difícil e de elevado risco. Trata-se de uma decisão que requer muita análise e informações, e cujo resultado pode afetar seriamente o desempenho de marketing e a rentabilidade desejada pela empresa.

14 ORÇAMENTO DE MARKETING
Para estruturação e implementação de uma sistemática de orçamento de despesas de marketing, há necessidade de discutir sobre várias questões, sendo as principais as seguintes: a) Qual deve ser a amplitude do orçamento de despesas de marketing? b) Quais os tipos e itens de despesas que compõem o orçamento de despesas de marketing?

15 ORÇAMENTO DE MARKETING
c) Qual a abrangência e o formato de apresentação do orçamento de despesas de marketing? d) Como devem ser contabilizadas as despesas de marketing? e) Quem deve ser o responsável pela elaboração e aprovação do orçamento de despesas de marketing?

16 ORÇAMENTO DE MARKETING
f) Qual o método utilizado para definição do montante de gastos de marketing e como distribuir a verba pelas diversas ferramentas/ atividades de marketing? g) Como serão efetuados o controle e monitoramento do orçamento de despesas de marketing?

17 ORÇAMENTO DE VENDAS

18 ORÇAMENTOS DE VENDAS Estimando as quantidades de cada produto que a empresa planeja vender e o preço praticado, é necessário determinar o valor da receita total que será obtida, como condições básicas desta venda, a vista ou a prazo, desencadeando os custos de fabricação e despesas de venda.

19 ORÇAMENTOS DE VENDAS A primeira coisa a fazer é definir os fatores limitadores e as restrições, verificando o ambiente interno e externo que podem interferir na previsão das vendas da empresa. O orçamento de vendas constitui um plano das vendas da empresa, para determinado período de tempo. Sua função principal é a determinação do nível de atividades futuras da empresa.

20 Capacidade produtiva insuficiente Estrutura administrativa inadequada
ORÇAMENTOS DE VENDAS Restrições Internas Capacidade produtiva insuficiente Estrutura administrativa inadequada Pessoal interno inabilitado Insuficiência de capital de giro Restrições Externas Política de comércio exterior desfavorável Política monetária (crédito e taxa de juros) desfavorável Mercado fornecedor precário Restrição de mão-de-obra externa

21 ORÇAMENTOS DE VENDAS FATORES E FONTES DE INFORMAÇÕES
dados históricos, como tendências de vendas da empresa, competidores e a indústria (se disponíveis); tendências econômicas gerais ou fatores como taxas inflacionárias, taxas de juros, crescimento da população e gasto pessoal.; fatores regionais e locais que afetam as vendas; mudanças de preço previstas, em custos de compras e de vendas; planos de marketing previstos; o impacto de novos produtos ou mudanças na linha de produtos inteira; e outros fatores, como eventos políticos e legais e mudanças de tempo.

22 São as previsões de vendas para um determinado período orçamentário.
ORÇAMENTOS DE VENDAS São as previsões de vendas para um determinado período orçamentário. Estima-se: as quantidades de cada produto e serviço que a empresa planeja vender ou prestar; define o preço a ser praticado; impostos incidentes; a receita a ser gerada; a quantidade de clientes a serem atendidos; as condições básicas das vendas, a vista ou a prazo.

23 ORÇAMENTOS DE VENDAS Todos os demais orçamentos parciais são desenvolvidos em função do orçamento de vendas, ou seja, tendo-se determinado o que será vendido, em que quantidade e quando, e conta-se com informações principais para a determinação dos recursos necessários para o atendimento dessas vendas em quantidade, qualidade e por período de tempo.

24 ORÇAMENTOS DE VENDAS O primeiro orçamento é o de vendas. A partir dele pode-se elaborar todos os outros. Ao elaborar o orçamento de vendas, a empresa deve considerar os seguintes aspectos: Orçamento de quantidade: quantidade real vendida no ano anterior; previsão de aumento da demanda; Orçamento de preços: preço de venda real; estimativa de aumento de preços.; Orçamento da Receita de vendas: impostos sobre as vendas; devoluções, descontos e deduções; Orçamento de clientes: percentual de vendas a prazo; prazo médio para recebimento de duplicatas; provisão para créditos incobráveis.

25 EXEMPLO

26 Orçamento de quantidades
Aumento de 7% nas vendas Aumento de 6% nas vendas Orçamento de quantidade Dados Produto A Produto B Total Quantidade real unidades 50.000 66.500 Aumento previsto 7% 6% Quantidade orçada 53.500 70.490

27 Estimativa de reajuste
Orçamento de preços Aumento de 4% no preço Aumento de 5% no preço Orçamento de preços Produto A Produto B Preço de venda real R$ 12,00 R$ 21,00 Estimativa de reajuste 4% 5% Preço de venda orçado R$ 12,48 R$ 22,05

28 Orçamento da Receita de Vendas
Dados Produto A Produto B Total Receita operacional bruta R$ ,00 ,50 ,50 Impostos sobre vendas 26.25% ,00 ,93 ,93 Receita operacional líquida ,00 ,57 ,57

29 Orçamento de clientes Separar as vendas à vista das vendas a prazo, se for o caso. O orçamento é anual, portanto, dividir o prazo das duplicatas pelos dias no ano. Orçamento de clientes Dados Produto A Produto B Total Prazo médio de recebimento dias 30 90 360 Saldo de duplicatas a receber R$ 55.640,00 ,13 ,13 Provisão para créditos incobráveis 2% 1.112,80 7.771,52 8.884,32 Saldo de duplicatas a receber líquido 54.527,20 ,60 ,80

30 Orçamento geral RESUMO Dados Produto A Produto B Total
1 - Orçamento de quantidade Quantidade real unidades 50,000 66,500 116,500 Aumento previsto 7.0% 6.0% Quantidade orçada 53,500 70,490 123,990 2 - Orçamento de preços Preço de venda atual $12.00 $21.00 Estimativa de reajuste 4.00% 5.00% Preço de venda orçado $12.48 $22.05 3 - Orçamento da Receita de Vendas Receita operacional bruta $667,680.00 $1,554,304.50 $2,221,984.50 Impostos sobre vendas 26.25% $175,266.00 $408,004.93 $583,270.93 Receita operacional líquida $492,414.00 $1,146,299.57 $1,638,713.57 4 - Orçamento de clientes Prazo médio de recebimento dias 30 90 360 Saldo de duplicatas a receber $55,640.00 $388,576.13 $444,216.13 Provisão para créditos incobráveis 2% $1,112.80 $7,771.52 $8,884.32 Saldo de duplicatas a receber líquido $54,527.20 $380,804.60 $435,331.80


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