A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMUNOLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMUNOLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 IMUNOLOGIA

2 IMUNOLOGIA-Estudo do sistema imunitário.
O sistema imunológico, também chamado de sistema imune ou imunitário  tem o objetivo de defender nosso organismo como uma espécie de barreira, escudo, contra agentes patógenos que tentam invadir nosso corpo. Esse sistema tem a função de impedir a invasão e também exercer a função de combate e de destruição. Composto por diversas partes - entre células e órgãos, cada qual com uma função específica, agindo como um exército.

3 TIPOS DE IMUNIDADE A função imunológica pode ser dividida em imunidade inata ou não específica e imunidade adaptativa ou específica.

4 TIPOS DE IMUNIDADE A função imunológica pode ser dividida em imunidade inata ou não específica e imunidade adaptativa ou específica.

5 Imunidade inata ou não específica
É a defesa que todos os seres humanos temos, que nasceram conosco e é a nossa primeira linha de defesa. São exemplos: pele (é a primeira barreira existente no nosso corpo), cílios, lágrima, muco, saliva, suco gástrico, suor. Fazem parte, ainda, do sistema imune inato os leucócitos (glóbulos brancos).

6 Imunidade adaptativa ou específica
A imunidade adaptativa ou específica, é a defesa adquirida ao longo da vida, com anticorpos e vacinas, mecanismos que são desenvolvidos para expor as pessoas com o objetivo de fazer evoluir as defesas do corpo. A imunidade adaptativa age diante de um problema específico. Ex.vacina: sarampo, caxumba. São exemplos os linfócitos.

7 Leucócitos Células produzidas pela medula óssea, cuja função é produzir anticorpos. para proteger o organismo contra os patógenos. São leucócitos: neutrófilos, eosinófilos, basófilos, fagócitos e monócitos(macrófagos-quando vão para o tecido). Com funções semelhantes, mas bastante definidas esses componentes impedem o crescimento e o desenvolvimento de patógenos no nosso corpo Detectam e evitam, portanto, que o problema aconteça.

8 Formas de atuação dos leucócitos
Os leucócitos atuam na defesa do organismo de dois modos: Fagocitose - nesse processo, as células sanguíneas de defesa englobam, digerem e destroem os microrganismos invasores. Produção de anticorpos - os anticorpos, proteínas especiais, neutralizam a ação das substâncias tóxicas produzidas pelos seres invasores ou presentes em alimentos e substâncias diversas. O pus que geralmente se acumula no local de um machucado é formado pelo conjunto de leucócitos, de microrganismos mortos, e também do líquido que sai dos capilares nos pontos infectados.

9 Neutrófilos envolve as células doentes e as destrói.
No sangue, há vários tipos de leucócitos, de diferentes formatos, tamanhos e funções: Neutrófilos envolve as células doentes e as destrói. Eosinófilos se desenvolvem na medula óssea e agem contra parasitas. Basófilos relacionado a alergias. Fagócitos fazem a fagocitose (ingestão) de patógenos. Monócitos penetram os tecidos para os defender dos patógenos. Mastócitos liberam histamina e heparina. Se a imunidade inata não funciona, a imunidade adaptativa entra em ação.

10 Linfócitos Células que fazem parte dos glóbulos brancos do sangue e que são produzidas pela medula óssea. Existem os linfócitos B, os linfócitos T e os Natural Killers (NK).

11 INFLAMAÇÃO-RESPOSTA IMUNE
É uma resposta coletiva e coordenada a introdução de substâncias estranhas; Diapedese; saída de células do vaso para combate a um agente agressor que se encontra fora do vaso; Alerta reconhecimento do agressor; Histamina vasodilatação. Os macrófagos realizam a defesa inicial, fagocitam e liberam citocinas(proteínas que sinalizam sinais de invasão de microorganismos) ; Os macrófagos ativam outros macrófagos. INFLAMAÇÃO-RESPOSTA IMUNE

12


Carregar ppt "IMUNOLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google