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Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez

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Apresentação em tema: "Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez

2 Podemos examinar o Marketing como disciplina por meio de três ângulos distintos: como área de estudos, como visão e filosofia de negócios e como função gerencial. A empresa com foco no cliente. Você já deve ter questionado como se dá a ação do Marketing em empresas pequenas e médias, cujo tamanho e estrutura não exigem uma área específica de atividade de Marketing. E mais, por não ter um departamento de marketing, elas não fazem marketing?

3 Sebrae O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, foi criado em 1972 para dar apoio às empresas de pequeno porte. Na sua pagina na Internet, o Sebrae analisa, um a um, os critérios que definem e classificam o porte de uma empresa. Dê um olhada:

4 4 P’s - início da década de 60 pelo professor Jerome McCarthy.
O mercado é visto do lado do vendedor (empresa), com uma visão orientada para o produto e menos para o cliente (consumidor). Fonte: Cederj (2009)

5 4 C’s criado por Robert Lauterbom, por volta de 1990, que tem como visão orientar o composto para o cliente. 4 C’ s: Cliente, Conveniência, Comunicação e Custo Mais importante do que ter um produto ou serviço para ofertar é ter um cliente para satisfazer.

6 4 P’s 4 C’s Tentativa de entender a ótica do consumidor; O foco é o cliente. Produto = Consumidor (Necessidades e Desejos) Preço = Custo para o Consumidor Praça = Conveniência Promoção = Comunicação

7 4 A’s, conceito criado pelo professor Raimar Richers
Para que os 4 A’s do composto de marketing tenha lugar, eles precisam estar coordenados com as atividades de outras áreas funcionais da empresa e seguir os objetivos e as metas estabelecidos no planejamento de marketing. 4 A’ s: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação. A análise consiste basicamente em buscar e processar as informações importantes e úteis ao processo decisório da empresa, permitindo a identificação de oportunidades, ameaças, mudanças e tendências do mercado. A adaptação visa ao ajuste das características e à oferta de produtos e serviços às forças vigentes no mercado para que o produto seja voltado às necessidades e aos desejos dos clientes. Além da mudança de hábitos e desejos dos consumidores ao longo do tempo, a adaptação é necessária devido ao próprio ciclo de vida do produto.

8 A ativação – o meios de comunicação da empresa também serão reavaliados e, se necessário, reestruturados para que o produto chegue de forma adequada ao consumidor em potencial e, por meio da comunicação, seja visto como atraente. A área de vendas, assim como a de produto, publicidade e distribuição ou logística são as grandes responsáveis pela ativação do produto. A avaliação pode ser explicada - construir vários subsistemas para a área de controle mercadológico, aumentando a produtividade do composto de marketing como um todo. Nesta fase ocorrem a determinação de padrões de controle; o acompanhamento sistemático dos desvios entre os resultados das ações mercadológicas e os padrões estipulados; a recomendação de ações corretivas visando melhorias no desempenho de marketing. A avaliação é exercida por meio da auditoria de marketing.

9 Processos de definição do valor
São processos que capacitam a organização a entender o ambiente em que ela opera melhor (como pesquisa de marketing, estudos de preferências e necessidades do cliente, comportamento de compras, uso do produto etc.), para entender mais claramente seus próprios recursos e aptidões e para avaliar o valor que ela cria através de análises econômicas de sistemas de uso dos consumidores.

10 Processos de desenvolvimento do valor
Processos que criam valor ao cliente por meio de uma corrente de agregação de valor, como estratégias de obtenção, desenvolvimento de novos produtos e serviços, desenvolvimento de canais de distribuição, seleção de vendedores, parceria estratégica com provedores de serviços (por exemplo: crédito, gerenciamento de banco de dados), desenvolvimento de estratégia de preços.

11 Processos de oferecimento do valor
Processos que capacitam o oferecimento do valor para os consumidores, incluindo serviços de entrega, gerenciamento do relacionamento com clientes e consumidores, gerenciamento da logística, estratégias de comunicação, melhorias de produto e serviço, serviço de apoio aos clientes e ação da força de vendas.

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