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1 ECONOMIA DO AGRONEGÓCIO A Demanda de produtos agrícolas A demanda por alimentos.

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1 1 ECONOMIA DO AGRONEGÓCIO A Demanda de produtos agrícolas A demanda por alimentos

2 2 Teoria do comportamento do consumidor Características do consumidor A) os consumidores gastam parte da renda que recebem com bens e serviços e poupa uma parte. B) não gasta toda a renda em apenas um bem. C) nuca adquirem o suficiente da maioria dos produtos (os desejos humanos são insaciáveis; o mais e preferível a menos) D) procuram maximizar sua satisfação total, sujeita a uma restrição (limite) de renda e dos preços dos bens disponíveis.

3 3 Utilidade: satisfação psicológica resultante do consumo de uma ou mais unidades de um produto ou serviço. Teoria do comportamento do consumidor

4 4 Utilidade marginal: mede a satisfação adicional obtida do consumo de uma unidade adicional de um bem ou serviço. Teoria do comportamento do consumidor

5 5 Utilidade Total e Utilidade Marginal Aumenta quanto maior a quantidade consumida do bem Satisfação adicional (na margem) obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem É decrescente porque o consumidor vai saturando-se desse bem, quanto mais o consome. Análise da Demanda de Mercado Demanda de Mercado

6 6 A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. A Demanda não representa a compra efetiva, mas a intenção de comprar, a dados preços. A escala de demanda indica quanto (quantidade) o consumidor pode adquirir, dadas várias alternativas de preços de um bem ou serviço. Demanda de Mercado

7 7 Variáveis que afetam a Demanda: Preço do bem Preço dos outros bens Renda (e sua distribuição) Fatores climáticos e sazonais Propaganda Hábitos, gostos, preferências dos consumidores Expectativas sobre o futuro Facilidades de crédito (disponibilidade, tx. juros, prazos) Demanda de Mercado

8 8 Para estudar-se a influência isolada dessas variáveis, utiliza-se a hipótese ceteris paribus. Assim, por exemplo, caso se deseje saber o que ocorre com a demanda do bem X se o preço do mesmo aumentar, é preciso supor que todas as demais variáveis que influenciam a demanda permaneçam constantes, de modo que a variação da demanda seja atribuível exclusivamente à variação do preço. Demanda de Mercado

9 9 ceteris Paribus Expressão latina traduzida como “ outras coisas sendo iguais ”, é usada para lembrar que todas as variáveis, que não aquela que está sendo estudada, são mantidas constantes. - “tudo o mais constante”. Demanda de Mercado

10 10 ceteris Paribus Analisar um mercado isoladamente Supor todos os demais mercados constantes Verifica o efeito de variáveis isoladas, independentemente dos efeitos de outras variáveis. Ex.:  Preço sobre a procura de determinado bem Outras variáveis: renda do consumidor, gostos, preferências, etc. Demanda de Mercado

11 11 Variáveis que afetam a Demanda q d i = f( p i, p s, p c, R, G): Função Geral da Demanda q d i = quantidade procurada (demandada) do bem i p i = preço do bem i p s = preço dos bens substitutos ou concorrentes p c = preço dos bens complementares R = renda do consumidor G = gostos, hábitos e preferências do consumidor Obs.: Para estudar o efeito de cada uma das variáveis, deve-se recorrer à hipótese coeteris paribus. Análise da Demanda de Mercado

12 12 Relação entre a quantidade demandada e o preço do próprio bem Supondo p s, p c, R e G constantes Função Convencional Lei Geral da Demanda Tudo o mais constante (coeteris paribus), a quantidade demandada de um bem ou serviço varia na relação inversa de seu preço. Análise da Demanda de Mercado

13 13 Relação entre a quantidade demandada e o preço do próprio bem. (Queda nos preços) Efeito preço total: Efeito substituição Efeito renda O bem fica mais barato relativamente aos concorrentes, fazendo com que a qtd. demandada aumente. Com a queda do preço, o poder aquisitivo do consumidor aumenta, e a qtd. demandada do bem deve aumentar. Análise da Demanda de Mercado

14 14 Representa o efeito do preço de um bem sobre a quantidade do bem que os consumidores estão dispostos a adquirir (coeteris paribus). Como o preço e a quantidade demandada têm relação negativa, a curva de demanda se inclina para baixo. Ex: Gráfico - Curva de Demanda – Função Linear 0 5 10 15 20 Preço do Milho (R$) Qtd adquirida de Milho q d i = 25 – 0,25p i q d i = a – b.p i 80 60 40 20 Análise da Demanda de Mercado

15 15 Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços Bem substituto: o consumo de um bem substitui o consumo ou concorrente do outro. Dois bens para os quais, tudo o mais mantido constante (coeteris paribus), um aumento no preço de um deles aumenta a demanda pelo outro. Ex.: Manteiga e margarina. Supondo p i, p c, R e G constantes Análise da Demanda de Mercado >

16 16 Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços Ex.: 1. Carne de vaca, frango e peixe. 2. Cerveja Antarctica e Brahma. 3. Café e Chá. Bem substituto ou concorrente Análise da Demanda de Mercado 0 5000 10000 15000 20000 Preço Chá (R$) 80 60 40 20 Qtd. consumida de Chá (Supondo um aumento no preço do Café) D0D0 D1D1

17 17 Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens. Bens complementares = são bens consumidos em conjunto. q d i = f( p c ) Supondo p i, p s, R e G constantes Bens para os quais o aumento no preço de um dos bens leva a uma redução na demanda pelo outro bem. Ex.: café e Leite ou Computador e software. qdiqdi pcpc < 0 Análise da Demanda de Mercado

18 18 Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços 1.Camisa social e gravata; 2.Pneu e câmara; 3.Pão e manteiga; 4.Sapato e meia; 5.Litro de gasolina e automóvel. Bens complementares: 0 10000 20000 30000 40000 Preço do litro de gasolina (R$) 8 6 4 2 Qtd. de litros de gasolina (Supondo um aumento no preço dos automóveis) D0D0 D1D1 Análise da Demanda de Mercado

19 19 Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) q d i = f( R ) Supondo p i, p s, p c e G constantes Em relação à renda dos consumidores, há três situações distintas: qdiqdi R > 0 Bem Normal: tudo o mais constante, um aumento na renda provoca um aumento na quantidade demandada do bem. Análise da Demanda de Mercado

20 20 qdiqdi R < 0 Bem Inferior: tudo o mais constante, um aumento na renda provoca uma diminuição na quantidade demandada do bem. Ex.: Passagem de ônibus, carne de segunda. qdiqdi R = 0 Bem de consumo saciado: se aumentar a renda do consumidor, não aumentará a demanda do bem. Ex: demanda de alimentos básicos, como o açúcar, sal, arroz. Análise da Demanda de Mercado

21 21 Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Essa classificação depende da classe de renda dos consumidores. Para consumidores de baixa renda não existem muitos bens inferiores. Com a renda mais elevada, maior nº de produtos passa a ser classificado como bem inferior. Análise da Demanda de Mercado

22 22 Bem normal Preço da carne de 1ª (R$) Qtd. de carne de 1ª (Supondo um aumento na renda do consumidor) D0D0 D1D1 Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Análise da Demanda de Mercado

23 23 Bem inferior Preço da carne de 2ª (R$) Qtd. de carne de 2ª (Supondo um aumento na renda do consumidor) D1D1 D0D0 Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Análise da Demanda de Mercado

24 24 Bem saciado Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Análise da Demanda de Mercado Preço do arroz (R$) Qtd. de arroz (Supondo um aumento na renda do consumidor)

25 25 Relação entre a demanda de um bem e hábitos dos consumidores (G). q d i = f(G ) Supondo p i, p s, p c e R constantes Hábitos, preferências ou gostos (G) podem ser alterados, “manipulados” por propaganda e campanhas promocionais, incentivando ou reduzindo o consumo de bens. Análise da Demanda de Mercado

26 26 Campanha do tipo “beba mais leite” 0 5 10 15 20 Preço do Bem (R$) Quantidade adquirida do bem 80 60 40 20 Redução Aumento D 1 -Cigarro D0D0 D 1 -Leite Campanha do tipo “o fumo é prejudicial à saúde” Desloca p/ direita Desloca p/ esquerda Relação entre a demanda de um bem e hábitos dos consumidores (G). Análise da Demanda de Mercado

27 27 Curva de Demanda de um Bem ou Serviço - individual Análise da Demanda de Mercado Curva de Demanda de um Bem ou Serviço - Mercado

28 28 Renda Preços de bens relacionados Gostos Expectativas Número de compradores Desloca a curva de demanda Variações na Quantidade Demandada Preço do próprio bem Movimento ao longo da curva de demanda Variações na Demanda Análise da Demanda de Mercado

29 29 Movimento ao longo da curvaDeslocamento da curva Variação na quantidade demandada 0 5 10 15 20 Preço do Cigarro (R$) 80 60 40 20 No. Cigarros fumados/dia. Ex.: Imposto que aumenta o preço do cigarro. D 0 5 10 15 20 Preço do Cigarro (R$) 80 60 40 20 No. Cigarros fumados/dia. Ex.: Política de combate ao fumo. DD’ Variação na Demanda Análise da Demanda de Mercado

30 30 Paradoxo (Bem) de Giffen: é uma exceção à “Lei Geral da Demanda”, em que a curva é positivamente inclinada (relação direta) entre a quantidade demandada e o preço do bem. Preço da batata (R$) Quantidade demandada de batata Análise da Demanda de Mercado

31 31 Paradoxo (Bem) de Giffen Comunidade Inglesa muito pobre. Ocorreu uma queda no preço da Batata. Como a população gastava a maior parte da renda com esse produto, o seu poder aquisitivo aumentou e como estavam saturados de batata, passaram a gas- tar com outros produtos. O preço da Batata caiu, bem como a quantidade demandada (curva positivamente inclinada). Análise da Demanda de Mercado

32 32 Formato da Curva de Demanda Análise da Demanda de Mercado Calculada estatisticamente e empiricamente, através de modelos econométricos. Funções: Tipo linear, potência, hiperbólica, etc. q d i = 3 – 0,5.p i + 0,2.p s – 0,1.p c + 0,9.R Coeficientes em relação a q d i 0 0 Obs: a variável “Gosto” não é observável empiricamente.

33 33 Exercícios sobre a demanda de mercado q d x = 3 – 0,5.p x – 0,2.p y + 5.R 1- Dados: Pede-se: 1.O Bem y é complementar ou substituto a x ? Por que ? 2.O bem x é normal ou inferior? Por que? 3.Supondo (p x = 1, p y = 2, R = 100) qual a quantidade procurada de x ? Análise da Demanda de Mercado

34 34 Exercícios sobre a demanda de mercado q d x = 500 – 1,5.p x + 0,2.p y – 5.R 2- Dados: Pede-se: 1.O bem x é normal ou inferior? Por que? 2.O bem y é complementar ou substituto a x ? Por que ? 3.O bem x seria um bem de Giffen ? Por que ? 4.Supondo ( p x = 1, p y = 2, R = 40 ) qual a quantidade demandada de x ? 5.Se a renda aumentar 50%, coeteris paribus, qual a quantidade demandada de x ? Análise da Demanda de Mercado


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