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Ministério das Relações Exteriores

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Apresentação em tema: "Ministério das Relações Exteriores"— Transcrição da apresentação:

1 Ministério das Relações Exteriores
Sistema Brasileiro de Promoção Comercial Ministério das Relações Exteriores

2 O Departamento de Promoção Comercial
Até o início dos anos 90 Internacionalização das grandes empresas brasileiras. A partir dos anos 90 “Nova Economia” O DPR passa por uma reformulação. Concentra-se em atividades voltadas para a Inteligência Comercial e no apoio às pequenas e médias empresas. Em setembro de 2000, foi criada no âmbito do PEE --Programa Especial de Exportação --, a gerência de Inteligência Comercial, a cargo do DPR. O DPR responde também pelo Programa Promoção das Exportações e Acesso a Mercados do “Avança Brasil”

3 Ministério das Relações Exteriores
DPR Departamento de Promoção Comercial SECOMs Setores de Promoção Comercial DPG Divisão de Programas de Promoção Comercial DIC Divisão de Informação Comercial DOC Divisão de Operações Comerciais

4 Divisão de Programas de Promoção Comercial (DPG)
Principais atividades: Planejamento e administração do Sistema Brasileiro de Promoção Comercial; Treinamento e capacitação de recursos humanos; Orientação e acompanhamento da execução das atividades da rede dos SECOMs, de Embaixadas e Consulados-Gerais do Brasil; Orientação e acompanhamento da execução das atividades da rede de Pontos Focais do SIPRI; Elaboração, execução e acompanhamento de programas, projetos e atividades de cooperação técnica em matéria de promoção comercial no Brasil e no exterior; Desenvolvimento, aperfeiçoamento e manutenção técnica da Rede Brasileira de Promoção Comercial (BrazilTradeNet).

5 Divisão de Operações Comerciais (DOC)
Principais atividades: Apoio a missões comerciais de exportadores brasileiros ao exterior; Apoio a visitas e missões de importadores e investidores estrangeiros ao Brasil; Apoio à organização de seminários ou outros eventos e divulgação das realizações do empresariado brasileiro; Organização e coordenação da participação brasileira em feiras, exposições e outros eventos promocionais no exterior; Apoio à realização de rodadas de negócios; Tratamento dos assuntos relativos a turismo.

6 Divisão de Informação Comercial (DIC)
Principais atividades: Coleta e disseminação de oportunidades comerciais e de investimento, por intermédio da BrazilTradeNet; Realização de estudos e pesquisas de mercado, no Brasil e no exterior; Identificação de obstáculos para a importação de produtos ou serviços brasileiros, em mercados específicos; Monitoramento do Cadastro de Empresas Brasileiras e Não- Brasileiras da BrazilTradeNet; Elaboração e revisão das publicações da série Como Exportar para países específicos ou mercados integrados; Desenvolvimento das atividades de Inteligência Comercial.

7 Setores de Promoção Comercial (SECOMs)
Principais atividades: Apoio às empresas brasileiras interessadas em exportar para o mercado local e a empresas localizadas em sua área de atuação interessadas em importar produtos brasileiros, em fazer investimentos diretos no Brasil; Divulgação de informações sobre oportunidades comerciais e de investimento; Elaboração ou contratação de pesquisa de mercado e produtos; Identificação de obstáculos e restrições às exportações brasileiras e sugestões de alternativas para a superação destas restrições; Análises de competitividade e de concorrência; Apoio a entidades públicas e privadas na participação em feiras, em missões empresariais e em outros eventos de interesse para a promoção comercial; Desenvolvimento de atividades ligadas à Inteligência Comercial

8 BrazilTradeNet

9 BrazilTradeNet Produtos e Mercados Informações sobre Produtos
Informações sintéticas de mercado elaboradas por iniciativa dos SECOMs, ou mediante solicitação de empresas brasileiras cadastradas. Informações sobre alíquotas de importação, estatísticas, tarifas, principais importadores, etc. Série “Como Exportar” e Outros Estudos Orientam o exportador brasileiro sobre o acesso ao mercado de países ou blocos econômicos. Tendências de Mercado Comparam a evolução das exportações brasileiras de produtos selecionados com as tendências de importação desses mesmos produtos em diversos países.

10 BrazilTradeNet Produtos e Mercados
Dados Básicos e Indicadores Econômicos por Países, Regiões e Blocos Econômicos Informações estatísticas sobre os principais indicadores sócio-econômicos, com relação a países selecionados. Cruzamento Estatístico Compara a pauta de importações de um país com a origem das exportações que a ele se dirigem. Pesquisas de Mercado Reúnem possibilidades de exportação de produtos ou grupos de produtos para mercados selecionados.

11 BrazilTradeNet Oportunidades de Negócios Ofertas de Exportação
Divulgação de ofertas de exportação de produtos e serviços brasileiros junto a empresas estrangeiras importadoras. Oportunidades Comerciais Divulgação a empresas brasileiras cadastradas de intenção de compra de produtos ou serviços brasileiros por empresa estrangeira. Oferta de investimento Divulgação do interesse de empresas estrangeiras em investir no Brasil. Demanda de investimento Divulgação do interesse da empresa brasileira em receber investimentos estrangeiros

12 BRAZILTRADENET Cadastros Empresas e Entidades de Classe Brasileiras
Banco de dados de empresas brasileiras interessadas em exportar produtos ou serviços, ou receber investimentos diretos de empresas estrangeiras. Empresas Estrangeiras Banco de dados de empresas estrangeiras interessadas em importar produtos ou serviços brasileiros, ou investir no Brasil.

13 BrazilTradeNet Exportação Passo-a-Passo
Contém informações pormenorizadas sobre todo o processo hoje necessário para efetuar exportações, tais como contatos com órgãos governamentais, formulários, formação de preços, etc.

14 Estatísticas O BrazilTradeNet conta hoje com:
Empresas Estrangeiras cadastradas; Empresas e Entidades de Classe Brasileiras; 133 Ofertas de Investimento; 199 Demandas de Investimento; 176 Informações sobre Projetos e Obras Públicas; 126 Informações sobre Concorrências Públicas Internacionais; Informações sobre Produtos e, 405 Pesquisas de Mercado. 3.179 Oportunidades Comerciais Acessos (30/04/1998 a 25/10/2001).

15 INTELIGÊNCIA COMERCIAL
DEFINIÇÃO É UM PROCESSO ORGANIZADO E SISTEMÁTICO DE COLETAR, CONSOLIDAR, ARMAZENAR E TRABALHAR DADOS PARA SE OBTER INFORMAÇÕES CAPAZES DE LEVAR A UMA AÇÃO ESTRATÉGICA VISANDO INDENTIFICAR NOVOS MERCADOS E/OU AUMENTAR FATIAS DE MERCADOS JÁ EXISTENTES, PARA PRODUTOS DE EXPORTAÇÃO.

16 INTELIGÊNCIA COMERCIAL
DADOS ESTATÍSTICAS DE EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO NACIONAIS E ESTRANGEIRAS, LEGISLAÇÃO DE IMPORTAÇÃO ESTRANGEIRA, SISTEMAS TARIFÁRIOS E NÃO-TARIFÁRIOS DE IMPORTAÇÃO, ACORDOS COMERCIAIS BILATERAIS E MULTILATERAIS, DOCUMENTOS DIVERSOS SOBRE COMÉRCIO INTERNACIONAL, ETC

17 INTELIGÊNCIA COMERCIAL
INFORMAÇÕES CONHECIMENTOS RESULTANTES DAS ANÁLISES DOS DADOS, TAIS COMO: TENDÊNCIAS DE CRESCIMENTOS, ESTABILIDADE,COMPARAÇÕES ESTATÍSTICAS, ETC

18 INTELIGÊNCIA COMERCIAL
AÇÕES ESTRATÉGICAS PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS QUE PODERÃO SER IMPLEMENTADOS PELO PAÍS EXPORTADOR NA BUSCA DIRIGIDA DE APROXIMAÇÃO DA OFERTA BRASILEIRA COM A DEMANDA EXTERNA, EM NÍVEL DE GRUPOS DE PRODUTOS E MERCADOS DEFINIDOS, TAIS COMO: FEIRAS INTERNACIONAIS , MISSÕES COMERCIAIS, ESTUDOS DE MERCADOS, SEMINÁRIOS, REUNIÕES ESPECIALIZADAS, CONSÓRCIOS DE EXPORTAÇÃO,CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS, FORMAÇÃO DE IMAGEM, ETC

19 INTELIGÊNCIA COMERCIAL
Três vertentes: Política Técnica Aperfeiçoamento de recursos humanos

20 Vertente Política Ampliação e intensificação dos contatos entre agentes diplomáticos e autoridades políticas, comunidades empresariais e setores financeiros no exterior; Ampla mobilização de 90 Embaixadas e 36 Consulados com vistas a criar o ambiente necessário e dele se servir para a condução dessa nova ação;

21 Vertente Técnica Planejamento estratégico da promoção comercial no exterior; Aperfeiçoamento e adequação dos instrumentos de informação e de apoio à concretização do negócio; Identificação e diagnóstico das correntes mundiais de comércio; Identificação dos mercados externos que apresentam potencial para produtos brasileiros com oferta exportável; Produção de material de qualidade para divulgação da imagem do Brasil no exterior. Promoção do investimento direto com vistas ao aumento da capacidade exportadora; Ampliação do apoio à organização de missões empresariais, feiras e seminários no exterior; Aperfeiçoamento da BrazilTradeNet: aumento da velocidade de acesso, facilitação da pesquisa, identidade visual, novos produtos e serviços.

22 Aperfeiçoamento de Recursos Humanos
Prover a imediata readequação e a permanente atualização dos funcionários do serviço exterior para as novas tarefas ligadas à Inteligência Comercial.

23 INTELIGÊNCIA COMERCIAL
METODOLOGIA CRUZAMENTOS ESTATÍSTICOS COMPARATIVOS ENTRE AS EXPORTAÇÕES DO PAÍS EXPORTADOR E AS IMPORTAÇÕES MUNDIAIS, EM NÍVEL DE CAPÍTULOS DA NCM (GRANDES GRUPOS DE PRODUTOS) IDENTIFICAÇÃO DOS GRUPOS DE PRODUTOS COM TENDÊNCIAS DE CRESCIMENTO DAS EXPORTAÇÕES COMPARATIVAMENTE COM O CRESCIMENTO DAS IMPORTAÇÕES MUNDIAIS RELAÇÃO DOS GRUPOS DE PRODUTOS SELECIONADOS POR PAÍSES IMPORTADORES DESAGREGAÇÃO DOS GRUPOS DE PRODUTOS , EM NÍVEIS DE SEIS DÍGITOS DA NCM, POR PAÍSES IMPORTADORES SELEÇÃO PRELIMINAR DOS PRODUTOS DE PROMOÇÃO, PARA ANÁLISE QUANTO AO REGIME DE IMPORTAÇÃO , TRATAMENTTO TARIFÁRIO E NÃO- TARIFÁRIO, ACORDOS COMERCIAIS, ETC , DOS PAÍSES IMPORTADORES ESCOLHA DA MELHOR AÇÃO ESTRATÉGICA A SER ADOTADA.

24 INTELIGÊNCIA COMERCIAL
A INTELIGÊNCIA COMERCIAL E O BLOCO APÓS OS CRUZAMENTOS ESTATÍSTICOS ELABORADOS POR CADA PAÍS MEMBRO, ENTRE SUAS EXPORTAÇÕES E AS IMPORTAÇÕES MUNDIAIS E SEGUNDO OS DEMAIS PROCEDIMENTOS PROPOSTOS NA METODOLOGIA, PODE -SE SELECIONAR OS PRODUTOS OU GRUPOS DE PRODUTOS COMUNS A TODOS OS PAÍSES E ESTABELECER AÇÕES ESTRATÉGICAS CONJUNTAS.


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