A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Reconquista da Península Ibérica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Reconquista da Península Ibérica"— Transcrição da apresentação:

1 A Reconquista da Península Ibérica

2 A reconquista cristã Depois da conquista muçulmana da Península Ibérica, os cristãos refugiaram-se no Norte, nas Astúrias e Pirenéus. Astúrias Teve início a Reconquista Cristã, favorecida pela divisão dos reinos muçulmanos e pela ajuda de cavaleiros cristãos vindos de outros reinos europeus. Conde D. Henrique

3 Formação dos Reinos Cristãos
A reconquista levou à criação de 4 reinos cristãos: Reino de Leão Reino de Castela Reino de Navarra Reino de Aragão No séc. XI os Reinos de Leão e Castela uniram-se num único.

4 O condado Portucalense
- A vinda dos Almorávidas levou Afonso VI, rei de Leão e Castela, a pedir ajuda às ordens religiosas militares e aos cruzados franceses e flamengos. - Entre os cruzados/nobres franceses destacaram-se 2 primos: D. Raimundo e D. Henrique de Borgonha.

5 Como recompensa, pelos serviços prestados:
D. Raimundo casou com D. Urraca (filha legítima de Afonso VI) e recebeu o Condado da Galiza; - D. Henrique casou com D. Teresa (filha ilegítima de Afonso VI) e recebeu o Condado Portucalense. D. Henrique e D. Teresa

6 «D. Afonso VI […], deu a D. Henrique a sua filha, D
«D. Afonso VI […], deu a D. Henrique a sua filha, D. Teresa, em casamento […] e fez-lhe doação de todo o Condado Portucalense, com a condição de que o Conde o servisse sempre e participasse nas suas cortes e respondesse a seu chamamento.» Da crónica dos Cinco Reis

7 À medida que o Conde D. Henrique foi conquistando terras aos mouros, foi também “esquecendo” as suas obrigações para com o rei de Leão e Castela, tornando-se cada vez mais independente.

8 O Reino de Portugal

9 Clica na imagem para ver o vídeo no Youtube
D. AFONSO HENRIQUES Clica na imagem para ver o vídeo no Youtube

10 Do condado de Portucalense ao Reino de Portugal
Após a morte do Conde D. Henrique, D. Teresa prossegue a política de autonomia. Mas a sua aliança com alguns nobres galegos (pondo em causa a autonomia), leva D. Afonso Henriques, apoiado pela nobreza Portucalense, a revoltar-se contra a mãe. D. Afonso Henriques derrota D. Teresa na Batalha de S. Mamede (1128) e assume o governo do condado.

11 A política de D. Afonso Henriques
Ao chegar ao poder, D. Afonso Henriques começou a desenvolver uma política que visava a obtenção da independência (cronologia pág. 153): Alargar o território para sul; Obter a independência face a Leão e Castela; Conseguir que o Papa reconhecesse a independência de Portugal (doc. A, pág. 152).

12 Reino de Portugal 1139 – após a vitória em Ourique, D. Afonso Henriques passa a usar o titulo de Rei de Portugal. 1143 – Pelo tratado de Zamora o rei de Castela e Leão reconhece o reino de Portugal; 1179 – O Papa através da Bula Manifestis Probatum reconhece D. Afonso Henriques como Rei de Portugal; 1249 – Conquista do Algarve (fim da reconquista em Portugal) – reinado de D. Afonso III; 1297 – O tratado de Alcanises fixa as fronteiras de Portugal (as mais antigas da Europa) – doc. D, pág. 153).


Carregar ppt "A Reconquista da Península Ibérica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google