A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reconstrução e política de blocos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reconstrução e política de blocos"— Transcrição da apresentação:

1 Reconstrução e política de blocos

2 Estados Unidos da América
Após a 2ª guerra mundial os EUA juntam à superioridade económica a superioridade político-militar. 1ª potência económica – durante a guerra não sofreu destruições, é de longe a primeira potência industrial, comercial e financeira (é credora de boa parte do mundo, possui 2/3 do ouro mundial) e a sua moeda, o dólar, torna-se na moeda padrão internacional.

3 Estados Unidos da América
1ª potência militar – em 1945 possui a maior marinha, aviação e armas atómicas (monopólio até 1949).

4 O “Novo Mundo” em auxilio do “Antigo Mundo” (a América auxilia a Europa)

5 O “Novo Mundo” em auxilio do “Antigo Mundo” (a América auxilia a Europa)

6 Plano Marshall A nossa política não está dirigida contra nenhum país ou doutrina, mas sim contra a pobreza, o desespero e o caos. O seu objetivo deverá ser o restabelecimento de uma economia mundial, sã, de forma a permitir a reinstituição de condições políticas e sociais, com base nas quais possam existir instituições livres. Discurso de George Marshall em Harvard, 5/6/1947 Os EUA possuíam as condições para socorrer uma Europa destruída, pobre e em riscos de cair nas mãos da outra superpotência, saída da 2ª guerra mundial, a União Soviética (URSS). Praga Vermelha

7 Objetivos do Plano Marshall
Reconstruir a Europa; Evitar a expansão do comunismo e garantir o domínio americano; Fomentar as exportações americanas Criação da Organização Europeia de Cooperação Económica

8 A expansão soviética A URSS saiu da 2ª guerra mundial muito destruída, mas os recursos do seu território e dos países europeus de leste permitiram-lhe um rápido crescimento. Militarmente, só superava os EUA em termos de exército, mas a partir de 1949 passa também a ter armas atómicas.

9 COMECON A URSS obriga os países europeus de leste, sob o seu domínio, a recusarem o Plano Marshall e cria em 1949 o Conselho de Assistência Económica Mútua ou COMECON. Objetivos do COMECON: Coordenar os planos económicos dos países membros; Coordenar a ajuda financeira da URSS aos aliados; Assegurar um mercado para as exportações soviéticas.

10 2 blocos político-militares
Plano Marshall permitiu COMECON permitiu à Europa Ocidental obter as condições para a reconstrução; aos EUA reforçarem o seu domínio sobre os países capitalistas; a constituição de um grupo/bloco de países capitalistas (com os mesmos interesses) liderados pelos EUA; a criação de uma aliança Militar em 1949, a NATO. à Europa de Leste obter as condições para a reconstrução; à URSS reforçar o seu domínio sobre os países comunistas; a constituição de um grupo/bloco de países comunistas (com os mesmos interesses )liderados pela URSS; a criação de uma aliança Militar em 1955, o Pacto de Varsóvia.

11 Portugal Plano Marshall e NATO


Carregar ppt "Reconstrução e política de blocos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google