A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Localização do Projeto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Localização do Projeto"— Transcrição da apresentação:

1 Localização do Projeto
AULA 19 Localização do Projeto Local do empreendimento Áreas de ocupação de extensão Distâncias a centro de Interesse Local - função dos custos de transporte Características favoráveis do local Condições climáticas Condições do solo e do meio ambiente Insumos energéticos Incentivos Existência de Serviços Comunitários Exigências Legais Planos de melhorias Mão de Obra Outros fatores

2 LOCALIZAÇÃO (contin.) Há casos em que a localização do projeto já é determinada por alguma condição compulsória estabelecida pela própria natureza ou por zoneamento urbano (distritos industriais etc.) Espaço adequado: aquele onde sejam proporcionadas as maiores vantagens, com vistas ao menor custo de produção. Os estudos locacionais utilizam os custos de trasporte como principal variável determinante. Em áreas supervalorizadas o custo de obtenção do espaço físico torna-se mais importante do queo custo de produção. Há regiões (ínvias) em que a mão de obra poderá representar a principal componente de custo, devido a necessidade de deslocamentos; Produtos relacionados à grandes volumes e quantidades se associados a grandes distancias pode ter o seu custo final determinado pelo consumo de combustíveis para o transporte. Além do combustível, despesas com fretes e aluguéis de veículos também podem representar valores significativos, e virem a pesar na escolha do local a ser implantado o projeto.

3 ORIENTAÇÕES LOCACIONAIS
PARA A FONTE DE MATÉRIA-PRIMA quando a matéria-prima perde peso na formação do produto quando a matéria-prima é de localização irremovível quando produto tem baixo peso, pequeno valor sem maiores riscos de armazenamento PARA O CENTRO CONSUMIDOR quando o produto ganha peso no processo produtivo quando a empresa usa matéria prima ubíqua quando o produto é tipicamente urbano quando o produto tem elevado peso, grande volume, grande valor, sendo arriscado deixa-lo a esmo. PARA UM PONTO INTERMEDIÁRIO quando há diversos centros consumidores e/ou diversas fontes de matérias-primas, o cálculo aponta para ele; um entroncamento, vez que facilita o escoamento do produto; um ponto eqüidistante entre diferentes centros consumidores e diferentes fontes de matérias-primas (geralmente por decisão política).

4 Localização do Projeto (contin.)
AULA 20 Localização do Projeto (contin.) ARQUITETURA DO PROJETO Características Básicas: funcionalidade e economia de custos. Funcionalidade: permite que os processos produtivos sejam mais rápidos e seguros. Economia de Custos: evita obras desnecessárias ou nada práticas. É importante que se una o útil de baixo custo ao esteticamente agradável. Beleza de um detalhe, com economia e funcionalidade. Estudos arquitetônico: são traduzidos por um conjunto de plantas que visam orientar a execução das obras civis e atender as exigências legais, as quais consistem em: a) Planta Baixa. b) Planta de Cortes Transversais e Longitudinais. c) Planta de Coberta d) Planta de Situação, indicando quadro de áreas, índices de aproveitamento e taxa de ocupação. e) Plantas de Fachadas

5 ENGENHARIA DO PROJETO Se desenvolve com base em dois aspectos: a construção e o funcionamento do projeto. Define estimadores dos parâmetros, tais como os coeficientes técnicos de produção e da realização das obras civis: (1) ensaios; (2) pesquisas; (3) seleção de tecnologia; (4) seleção de equipamentos; (5) seleção de solos; (6) seleção de edificações; (7) seleção de centros de produção e (8) seleção dos processos produtivos. Estudos de engenharia definem atividades correlatas à seleção das construções e das máquinas: Fluxogramas: são atividades e de balanços de materiais. Os layouts são de edifícios, equipamentos e produtos.

6 ENGENHARIA DO PROJETO (cont.)
Há dois conjuntos de projetos de engenharia: o Projeto de inversões fixas (investimento) o Projeto de processos de produção (linhas de produtos). Plantas de engenharia e Planilhas de cálculos, devem elaboradas sendo as principais: . De formas e de ferragens . De locação . Memorial descritivo dos cálculos . Elétrica, telefônica e de incêndio, com planta baixa, situações elétricas e hidráulicas. . Memorial descritivo do material da obra. . Cronograma físico. . Planilha orçamentária. Para aprovação de projetos de obras civis junto às prefeituras, um grande número de plantas, planilhas e esquemas são exigidos, a depender do porte e da atividade, bem como obedecendo a legislação específica.

7 densid. transp.=custo transp. mat-prima/custo total
AULA 21 TAMANHO DO PROJETO O mercado pode ter demanda limitada e pode faltar financiamento. Superadas essas duas barreiras, o tamanho do projeto é aquele que otimizará lucros. É comum afirmar que: o mercado determina o tamanho. O que o mercado faz é sinalizar a capacidade de absorção do produto, ficando expostos diferentes tamanhos de projetos, que podem não ser o tamanho ótimo. Há várias opções de grandeza do projeto, sendo que dois conjuntos de variáveis contribuem decisivamente para a escolha de um determinado tamanho: as de viabilidade e as de otimização. Como variáveis de viabilidade tem-se: a fator locacional, a engenharia, o mercado, a capacidade empresarial e a financeira. Fator locacional: densid. transp.=custo transp. mat-prima/custo total densid. valor = valor do produto / peso A viabilidade locacional dá-se, portanto, quando é baixa a densidade de transporte e é alta a densidade de valor.

8 TAMANHO DO PROJETO A viabilidade mercadológica ocorre sempre que está caracterizado o déficit da oferta, tanto atual como futura ou potencial. A viabilidade administrativa existirá quando ficar demonstrada a capacidade de aporte de capitais próprios associada a de terceiros. A viabilidade técnica ou física tem a ver com a escolha da tecnologia e a engenharia de produção. As variáveis de otimização são duas: a de custo e a dos equipamentos. O tamanho ótimo, sob o ponto de vista do custo, é aquele que apresenta o menor custo médio, por unidade de tempo. Há de atentar-se para a questão das deseconomias de escala, vez que, depois de certo ponto, com a mesma planta ou com plantas maiores, a empresa pode ser inviabilizada, por exemplo, pela localização, cessando as economias de escala. O tamanho ótimo, sob o ponto de vista dos equipamentos, é aquele que apresenta o máximo rendimento face às instalações e edificações projetadas e existentes.

9 TAMANHO DO PROJETO Simplificando o conceito do tamanho do projeto, tem-se a expressão do tamanho pelo número de turnos de produção e pelo regime do trabalho. Assim, o tamanho máximo alcançado pela planta, nessa expressão, seria de 24 horas/dia, 360 dias/ano, admitindo-se uma parada de somente 5 dias ao ano. Cada setor produtivo expressa seu tamanho de acordo com as suas necessidades. Dessa forma, o tamanho máximo acima definido é o da indústria. O comércio trabalha com seis dias na semana e oito horas por dia. Os bancos trabalham cinco dias na semana e em oito horas por dia. A agricultura tem o seu regime de trabalho em função da oportunidade do crédito somada à ocasião do plantio. Capacidade de produção teórica e efetiva. Na prática, o comum é que a primeira seja maior que a segunda. A situação que conduz à eficiência seria a igualdade entre ambas. Raramente, ocorre a segunda maior do que a primeira. Melhoria tecnológica com o mesmo conjunto produtivo ou forçando-se os equipamentos. A eficiência assim conseguida é rara ou extemporânea.


Carregar ppt "Localização do Projeto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google