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OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo

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Apresentação em tema: "OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo"— Transcrição da apresentação:

1 OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo
Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução In: MOREIRA, A. F. & SILVA, T. T. Currículo, cultura e Sociedade (orgs.). 5a. Ed. São Paulo: Cortez, 2001. OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo

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* Teoria Crítica do Currículo: currículo não é neutro, mas historicamente datado, implicando em relações de poder e produzindo identidades individuais e sociais.. *Origens: final do século XIX. Preocupação em racionalizar, sistematizar e controlar a escola e o currículo. OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo

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Início do século XX: * nova ideologia (cooperação e especialização). * Currículo como “instrumento por excelência de controle social que se pretendia estabelecer”(1995, 10), para organizar, racionalizar e garantir controle e eficiência. OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo

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Duas tendências curriculares, entre a década de 20 ao início dos anos 70: * a) escolanovismo: valorização dos interesses do aluno (Dewey e Kilpatrick); * b) tecnicismo: construção científica de um currículo que desenvolva os aspectos desejáveis da personalidade humana (Bobbitt). OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo

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Depois disso: * Bruner: ênfase estruturalista (estrutura organizacional); * contracultura (movimento hippie): escola criticada; * com Nixon: retorno à eficiência e produtividade: ideário neoliberal (não questionamento da sociedade capitalista e da escola como aparelho ideológico do estado); * apoio nas teorias sociais européias: neomarxismo, teoria crítica da Escola de Frankfurt e teorias de reprodução. OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo

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A partir de 1973: Rejeição à concepção curricular behaviorista e empirista, pelo seu caráter instrumental e apolítico. Duas tendências: * a) teoria crítica: Apple e Giroux (ênfase no social). Ligada à Nova sociologia do Currículo (Michael Young e Basil Bernstein); * b) hermenêutica: Pinar (ênfase na subjetividade). OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo

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Como conseqüência: * término da ênfase no planejamento, implementação e controle curricular; * análise das relações entre currículo e sociedade, cultura, poder, ideologia e controle social; * estudo do currículo formal, em ação e oculto e sua relação com a manutenção do status quo; * busca o potencial libertador nas brechas das contradições e das resistências. OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo

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Os autores defendem: * o currículo analisado em seu contexto histórico e social; * o estudo das relações entre currículo e ideologia: embasados em Althusser, propõem uma ruptura com a noção neoliberal de escola ideologicamente neutra. OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo

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* Posterior crítica à obra de Althusser: percepção restrita de ideologia como falsa consciência. * Proposta de uma ampliação do conceito de ideologia como essencial à luta de classes, questionando a quem ela legitima (conceito gramsciniano de movimento contra-hegemônico). * Ideologia se utiliza do senso comum, ergue-se em meio a diversos conhecimentos, práticas sociais e rituais. OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo

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Currículo e cultura: * cultura como campo contestado e ativo: instância integrante do processo de produção e criação de sentidos, significações e sujeitos. * cultura como terreno de luta entre diferentes visões de mundo. OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo

11 CURRÍCULO REPRODUÇÃO TRANSGRESSÃO
imposição da cultura da classe dominante CURRÍCULO TRANSGRESSÃO terreno de produção e política culturais OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo

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Currículo e poder: * Educação e currículo estão implicados em relações de poder. * Currículo como expressão das relações sociais de poder. * currículo oficial: hegemônico, produzindo identidades sociais (rotinas e rituais institucionais cotidianos); portanto como mantenedor do status quo. * objetivo: currículo como campo cultural de construção e produção de significações e sentido (luta por relações de poder transformadas). OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo

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Currículo oculto: * “… aspectos da experiência educacional não explicitados no currículo oficial formal…”(ibid., 31). * tarefa política do currículo: desnaturalizar e historicizar o currículo, para transgredir a ordem curricular em vigor. OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo

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Os autores questionam: * A organização curricular por disciplinas. * O não aproveitamento da “cultura popular”veiculada na mídia e das NTIC. * Alertam que o não aproveitamento leva a um olhar acrítico, que serve aos fins de acumulação e legitimação dos valores mercadológicos. OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo

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Antonio Flávio Moreira e Tomaz Tadeu da Silva percebem a Teoria Crítica do Currículo como “movimento de constante problematização e questionamento” (ibid., 35) OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo


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