A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As transformações da logística

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As transformações da logística"— Transcrição da apresentação:

1 As transformações da logística
Atividade: Unidade 05 Grupo: 14B Subgrupo: 14B – 2 Helen Ribeiro – 09/ Márcia Ferreira – 07/53840

2 O Segmento de Supermercados
Valor ao consumidor: melhores produtos, preços baixos, maior variedade e conveniência, melhor disposição e produtos frescos. Indústria: precisa conseguir economias por meio de melhorias de eficiência, giros mais rápidos de estoque, menos nível de inventário e perda de produtos reduzida. ECR

3 Resposta Eficiente ao Consumidor (ECR)
Iniciativa em que fabricantes de produtos alimentares e não alimentares, varejo, atacado e demais facilitadores trabalham em conjunto para reduzir custos da cadeia logística integrada e trazer maior valor ao consumidor de supermercados. Ferramentas Gerenciamento de categoria Reposição contínua Introduzir produtos Sortir a loja Efficient consumer response Promover produtos Repor produtos Custeio baseado em atividades Benchmarketing das melhores práticas Pedido acompanhado por computador

4 Fluxo de informação e demanda
Push Fluxo de demanda Fornecedor Distribuidor Varejista Consumidor Fluxo de produtos Cadeia de distribuição em que a reposição não está interligada a todos os seus integrantes  grandes desperdícios em suas interfaces. Relação entre fornecedor e cliente “arm’s lenght”, marcada por conflito de interesses, dificuldades e negociações pontuais. Cadeia integrada Fluxo de informação e demanda Fornecedor Distribuidor Varejista Consumidor Fluxo contínuo de produtos Cadeia ágil na movimentação do fluxo de mercadorias e eficiente na transmissão de informações entre os integrantes – Visão do ECR. Desperdícios e redundâncias nas interfaces eliminadas, e o custo total da cadeia de distribuição é reduzido.

5 Estratégias do ECR INTRODUÇÃO EFICIENTE DO PRODUTO
*Os distribuidores querem novos conceitos de produtos que gerem vendas incrementais e que sobretudo não agreguem custos para eles e sim valor para o consumidor. Método de introdução de novos produtos: 1ª. Distribuidor e fornecedor concordam quanto ao produto a ser testado para a introdução; 2ª. Preparação do teste; 3º. Implementação do teste; 4ª. Avaliação; 5ª. Decisão.

6 Estratégias do ECR SORTIMENTO EFICIENTE DA LOJA
* Processo colaborativo entre o fornecedor e o distribuidor, com o objetivo de determinar o nível de oferta ótimo de um produto, atingindo o objetivo de satisfação do consumidor e melhore os resultados do negócio. * Ferramenta: Gerenciamento de categoria * Fornecedor e canal conhecem perfil de seus clientes, cruzando as informações dos produtos em forma de matriz. Objetivo: aumentar a rotação de estoque dos produtos e incrementar o volume de vendas por metro quadrado.

7 Estratégias do ECR PROMOÇÃO EFICIENTE
* Visa simplificar os acordos promocionais entre os integrantes da cadeia de distribuição e negociar um preço, o desconto contínuo. Ou seja, repartir os ganhos derivados da simplificação e da redução de gestão das promoções de ambos os lados, além dos ganhos nas áreas estratégicas.

8 Estratégias do ECR REPOSIÇÃO EFICIENTE
* Ligação de toda a cadeia de distribuição do ECR em um único fluxo por meio dos elementos descritos abaixo: - Recebimento eletrônico na loja - Sistema de inventário perpétuo - Leitura por código de barra, no ponto-de-venda - Pedido emitido por computador

9 ECR Impedimentos à implantação rápida das práticas do ECR:
- falta de comprometimento da cúpula das empresas em estimular mudanças nas práticas de negócios; - falta de conhecimento dos parceiros e integrantes em potencial a respeito do ECR; - necessidade de investimento de tempo e recursos para aprendizado; - tempo e custos altos para desenvolver e/ou adaptar versões de sistemas de informação; - falta de pessoas especializadas; - sistemas de contabilidade e custos utilizados nas empresas que não medem os benefícios das práticas do ECR.


Carregar ppt "As transformações da logística"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google