A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Visão de Supply Chain na Empresa A Visão de ECR na Empresa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Visão de Supply Chain na Empresa A Visão de ECR na Empresa"— Transcrição da apresentação:

1 A Visão de Supply Chain na Empresa A Visão de ECR na Empresa
Administração de Recursos Materiais Turma 14 – Grupo 44 R04 “Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching A Visão de Supply Chain na Empresa A Visão de ECR na Empresa Brasília, 20 de setembro de 2009

2 Turma 14 – Grupo 44 Subgrupo X (perguntas): Daniela 09/08479
Débora 09/42308 Denise 09/42391 Subgrupo Y (imagens): Marina 09/46800 Matheus 09/13430 Raphael 04/92191

3 Como funciona e qual o objetivo do supply chain ?
A cadeia de logística integrada planeja e controla o fluxo de mercadorias, informações e recursos. Tem seu início na saída das matérias-primas dos fornecedores; segue para a produção e para a montagem, tendo como resultado o produto final; este passa para a fase de distribuição aos clientes finais (término do processo). Objetivo: "Administração das relações na cadeia logística de forma cooperativa e para o benefício de todos os envolvidos."

4 As empresas têm se sentido cada vez mais pressionadas ao atuar no mercado, que caracteriza-se pela enorme concorrência. De que forma elas poderão obter vantagens competitivas, possibilitando sua permanência e sobrevivência nesse mercado ? Aumento de produtividade; Níveis altos de serviço ao cliente. Diferenciação do produto;

5 São quatro os fatores que influenciam o desempenho do Supply Chain
São quatro os fatores que influenciam o desempenho do Supply Chain. Quais são eles ? Capacidade de resposta às demandas dos clientes; Qualidade de produtos e serviços; Velocidade, qualidade e timing da inovação nos produtos; Efetividade dos custos de produção e entrega e utilização de capital.

6 O que é o ECR ? Efficient Consumer Response: é o trabalho desenvolvido pela empresa com seus fornecedores e parceiros; visa minimizar os custos da cadeia logística e otimizar a produtividade em suas relações. Procura, assim, responder às necessidades dos variados consumidores.

7 Como funciona o sistema que sustenta o ECR, ou seja, a cadeia de distribuição integrada?
O consumidor final dá início à cadeia de distribuição no momento em que suas mercadorias passam pelo check out. As informações relativas a essa compra são então compartilhadas com todos os componentes da cadeia em tempo real. Quando o estoque do supermercado é baixado por leitores de códigos de barra, o atacadista começa o processo de ressuprimento do fornecedor e o fornecedor inicia o processo de produção. Em suma, as mercadorias somente serão demandadas pelo supermercado e produzidas pelo fornecedor quando o consumidor passar a mercadoria no check out.

8 Dia da semana de compra 2ª-f, 3ª-f
Como funciona e quais são os objetivos da estratégia do ECR de sortimento eficiente de loja? Essa estratégia é definida como um processo colaborativo entre o fornecedor e o distribuidor, com o objetivo de determinar o nível de oferta ótimo de um produto, dentro de uma categoria, que atinja o objetivo de satisfação do consumidor e melhore os resultados do negócio. A ferramenta utilizada é o Gerenciamento de Categoria. Perfil do clientes Tipo de produto Horário de compra Manhã, tarde, noite Dia da semana de compra 2ª-f, 3ª-f Congelados Frios Alimentos Matinais Produtos de limpeza Bebidas

9 A idéia dessa estratégia é fazer com que tanto o fornecedor quanto o canal conheçam o perfil de seus clientes, cruzando as informações dos produtos em forma de matriz. O objetivo final dessa estratégia é aumentar a rotação de estoque dos produtos e incrementar o volume de vendas por metro quadrado.

10 A relação entre clientes e fornecedores no ECR deve ser de confiança e unidade para trazer bons resultados. Quais são as principais vantagens no uso do ECR pelas empresas? As principais vantagens são a redução dos níveis de estoques em toda a cadeia de distribuição, a redução dos custos financeiros exigidos para a manutenção dos estoques, produtos mais frescos e de melhor qualidade e repasse dos ganhos nos preços para o consumidor.

11 Em relação à estratégia de promoção eficiente, explique a lógica do desconto contínuo.
O desconto contínuo está inserido na estratégia de repartir os ganhos derivados da simplificação de acordos promocionais entre os integrantes da cadeia de distribuição, o que possibilita uma negociação em relação aos preços. Dessa forma, quanto maior a eficiência obtida por esses integrantes, maior poderá ser o desconto contínuo acordado.

12 Dentro da perspectiva do ECR, destaque algumas inconveniências do sistema push de empurrar estoque.
Algumas dessas inconveniências são: altos níveis de estoque ao longo de toda a cadeia; custos de manutenção desses estoques; maiores custos de produção; controles administrativos desnecessários; e a insatisfação do cliente, que acaba não recebendo o produto correto, ou na data errada, ou na quantidade errada e/ou na qualidade indesejada.

13 Defina estratégia de reposição eficiente, apresentando os elementos que a viabilizam.
A estratégia de reposição eficiente é a ligação de toda a cadeia de distribuição do ECR em um único fluxo. Essa estratégia se viabiliza por meio dos seguintes elementos: recebimento eletrônico na loja; sistema de inventário perpétuo; leitura por código de barra, no ponto-de-venda; e pedido emitido por computador.

14 Bibliografia “Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching


Carregar ppt "A Visão de Supply Chain na Empresa A Visão de ECR na Empresa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google