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Revisão 2 b.

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1 Revisão 2 b

2 Organizações e a Divisão do trabalho

3 Organograma – as relações de subordinação e a divisão de trabalho em uma organização, mostradas em uma forma gráfica.

4 Diferenciação – um aspecto do ambiente interno das organizações criado pela divisão e especialização do trabalho.

5 Divisão do trabalho – a atribuição de diferentes tarefas para diferentes pessoas ou grupos.

6 Especialização – um processo no qual unidades e indivíduos diferentes realizam tarefas diversas.

7 Integração – o grau segundo o qual unidades de trabalho diferenciadas trabalham juntas e coordenam seus esforços.

8 Coordenação – os procedimentos que conectam as várias partes de uma organização com o propósito de alcançar a sua missão global.

9 2 Autoridade na organização

10 Autoridade – direito legítimo de tomar decisões e dizer a outras pessoas o que fazer.

11 Comunicação

12 O conceito geral de comunicação segundo Souza (1999) é tornar comum, partilhar.
Tecnicamente, comunicar-se significa transmitir às pessoas, por meios adequados, informação compatível com os respectivos níveis de percepção, com objetivo de alterar o comportamento do outro.

13 Em um ambiente turbulento, competitivo e de incertezas, a comunicação é considerada um elemento estratégico que pode ser aproveitado pelas organizações com a finalidade de criar valor para seus clientes-alvo.

14 A constante disputa no mercado preceitua a busca de uma comunicação excelente, com caráter estratégico, que faça uma organização se diferenciar de outra neste cenário.

15 A comunicação é definida por Lewandowski (1982) como o entendimento interpessoal, socialização de informações com ajuda de sinais, sistemas de signos, principalmente, através da linguagem.

16

17 Um posicionamento da gestão da comunicação bem articulado com o cenário contemporâneo permite uma maior aproximação das organizações com seus grupos de interesse.

18 CONTROLE

19 CONTROLE ORGANIZACIONAL
É o processo sistemático de regular as atividades organizacionais para torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos, metas e padrões de desempenho.

20 Controle É uma ação que ajusta as operações a padrões predeterminados.
Esta baseado na informação de que dispõem os gerentes. Assim sendo o controle em uma org. requer informações sobre os padrões de desempenho.

21 FOCO DO CONTROLE O controle organizacional enfoca eventos antes, durante e depois de um processo. Controle pelo adiantamento de informações Controle simultâneo Controle pelo feedback

22 Função Produtora

23 O que é Sistema de Produção?
São as atividades que congregam a direção e o controle do processo que transforma INPUTS em BENS e SERVIÇOS finais. Iniciou-se na área de manufatura, mas sua atuação está disseminada para todas as áreas, inclusive o setor de serviços e organizações não-lucrativas. O tipo de transformação é que pode variar Manufatura: Metal-mecânica, Eletro-eletrônica etc. Serviços: Saúde, Educação, Transporte aéreo etc.

24 Gestão de Sistemas de Produção?
Função Produção: É a reunião de recursos destinados à produção de bens e serviços. Qualquer organização possui uma função produção porque produz algum tipo de produto. Entretanto, nem todas as organizações denominam a função produção por este nome. Usa-se também o termo “operações”.

25 Função Produção nas Org
Função Produção nas Org. que visam lucro: satisfação dos clientes, uso eficiente dos recursos, retorno dos investimentos aos acionistas, busca da vantagem competitiva sobre os concorrentes. Função Produção nas Org. que não visam lucro: satisfação dos clientes, uso eficiente dos recursos, retorno social, busca de melhor posicionamento no setor.

26 O Sistema de Produção Participação do Cliente Operações e
Transformação Entradas Trabalhadores Gerentes Equipamentos Matéria-prima Serviços Espaço físico Energia Saídas Bens Serviços 1 3 5 2 4 Informação sobre o Desempenho

27 FUNÇÃO DE MARKETING

28 FUNÇÃO DE MARKETING O QUE É MARKETING?
O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Para defini-lo de uma maneira bem simples, podemos dizer que ele “supre necessidades lucrativamente” (KOTLER, 2007 p. 4).

29 Qual é o tamanho do mercado?
- Mercado - o Mundo Inteiro - Público Alvo - Todos os Povos

30 Definições clássicas da literatura:
“o desempenho das atividades comerciais que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou usuário”. (AMA, 1960) “é uma função organizacional e uma série de processos para a criação, comunicação e entrega de valor para os clientes e para a gerência de relacionamento de forma que beneficie a organização e seus stakeholders”. (AMA, 2004)

31 OBJETIVOS DE MARKETING
1) Satisfazer necessidades e desejos dos consumidores 2) Assegurar lucratividade da empresa 3) Direcionar e manter a empresa dentro de um contexto global, em uma visão de longo prazo


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