A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fazer política pra quê? De Lia Zatz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fazer política pra quê? De Lia Zatz."— Transcrição da apresentação:

1 Fazer política pra quê? De Lia Zatz

2 Matéria para a prova de literatura 7º ano (23/9).
Grupo 8: “Figuras de linguagem”, teoria páginas 245 a 248; atividades páginas 255 a 258. Livro: “Fazer política pra quê?, de Lia Zatz.

3 Autora e obra

4 Enredo A autora recebeu um convite para escrever acerca de política, para ter material e informações, ela foi conviver com alunos em uma escola. Enquanto, ela junto a uma professora de história fizeram várias descobertas que veremos a seguir.

5 O que é e para que serve a política?
[...] a política serve para fazer o bem para o país e ajudar as pessoas... [...] a política não serve para nada, a não ser para os políticos roubarem e ficarem ricos... [...] a política serve para organizar a vida das pessoas na sociedade, a vida do país; e os políticos que trabalham nisso podem tanto fazer o bem como roubar. (pp. 10 e 11).

6 Ditadura militar

7 Fatores que influenciaram (contexto histórico antes do Golpe):
Período: de 31 de março de 1964 (Golpe Militar que derrubou João Goulart) a 15 de janeiro de 1985 (eleição de Tancredo Neves).  Fatores que influenciaram (contexto histórico antes do Golpe): Instabilidade política durante o governo de João Goulart; Ocorrências de greves e manifestações políticas e sociais;  - Alto custo de vida enfrentado pela população;  - Promessa de João Goulart em fazer a Reforma de Base (mudanças radicais na agricultura, economia e educação);  - Medo da classe média de que o socialismo fosse implantado no Brasil;  - apoio da Igreja Católica, setores conservadores, classe média e até dos Estados Unidos aos militares brasileiros;

8 Principais características do regime militar no Brasil:
- Cassação de direitos políticos de opositores;  - Repressão aos movimentos sociais e manifestações de oposição;  - Censura aos meios de comunicação;- Censura aos artistas (músicos, atores, artistas plásticos);  Aproximação dos Estados Unidos; Controle dos sindicatos;  - Implantação do bipartidarismo: ARENA (governo) e MDB (oposição controlada);  - Enfrentamento militar dos movimentos de guerrilha contrários ao regime militar;  - Uso de métodos violentos, inclusive tortura, contra os opositores ao regime;  “Milagre econômico”: forte crescimento da economia (entre 1969 a 1973)  com altos investimentos em infraestrutura. Aumento da dívida externa.

9 Fim da ditadura início da democracia
Nos últimos anos do governo militar, o Brasil apresenta vários problemas. A inflação é alta e a recessão também. Enquanto isso a oposição ganha terreno com o surgimento de novos partidos e com o fortalecimento dos sindicatos. Em 1984, políticos de oposição, artistas, jogadores de futebol e milhões de brasileiros participam do movimento das Diretas Já. O movimento era favorável à aprovação da Emenda Dante de Oliveira que garantiria eleições diretas para presidente naquele ano. Para a decepção do povo, a emenda não foi aprovada pela Câmara dos Deputados.

10 No dia 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral escolheria o deputado Tancredo Neves, que concorreu com Paulo Maluf, como novo presidente da República. Ele fazia parte da Aliança Democrática – o grupo de oposição formado pelo PMDB e pela Frente Liberal. Era o fim do regime militar. Porém Tancredo Neves fica doente antes de assumir e acaba falecendo. Assume o vice-presidente José Sarney. Em 1988 é aprovada uma nova constituição para o Brasil. A Constituição de 1988 apagou os rastros da ditadura militar e estabeleceu princípios democráticos no país.  

11 Os três poderes do Brasil
O poder legislativo tem como função criar as leis e fiscalizar os atos do poder executivo. Esse poder é exercido pelo congresso nacional (deputados federais e senadores), nos estados (deputados estaduais) e municípios (vereadores). O poder judiciário julga conflitos de acordo com as leis aprovadas pelo Congresso. Fazem parte do poder judiciário vários tribunais: superiores, eleitorais, do trabalho. O poder executivo efetiva e faz publicar as leis para que sejam colocadas em prática e administra o funcionamento do país, dos estados e das cidades. Esse poder é representado pelo presidente.

12 Absurdos A ditadura é um absurdo? O nazismo é um absurdo? Apenas alguns poderem usar vermelho é um absurdo? Mulheres não poderem votar ou trabalhar é um absurdo? A escravidão é um absurdo?

13 Absurdos do nosso dia

14 Conclusão A política serve para melhorar a vida das pessoas; no entanto, é necessário ter boas pessoas fazendo política para que ela seja boa. Como a própria autora diz: [...] precisamos democratizar nossa democracia e humanizar o ser humano. (p. 48).


Carregar ppt "Fazer política pra quê? De Lia Zatz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google