A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Três peneiras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Três peneiras"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 As Parábolas, contadas de geração em geração, na maioria, trazem em seu conteúdo lições de moral relacionadas ao comportamento humano com o próximo, levando-o muitas vezes a refletir sobre suas atitudes diante dos desafios que a vida presenteia a quem quer que seja. Assim, reproduzo a história, fato ou não, do encontro de um homem com o maior Sábio da Grécia antiga, Sócrates. Você já ouviu falar sobre as 3 peneiras da sabedoria de Sócrates? Em uma mensagem rápida, espero que você reflita sobre essa parábola. Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse. Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu. Você não imagina o que me contaram a respeito do... O homem nem chegou a terminar a frase. Sócrates ergueu os olhos do livro que estava lendo e falou:

4 - Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras. – Três peneiras? Que queres dizer? Indagou o homem. Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira, meu caro, é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é absolutamente verdadeiro? - Não, como posso saber? O que sei foi o que me contaram! Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito? – Não, Sócrates! Absolutamente, não!

5 – Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a utilidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa? – Não, Sócrates. Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar. E Sócrates sorrindo concluiu: – Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, apenas tenha ouvido falar, mas não tem certeza da sua veracidade, a coisa deve se encerrar aqui mesmo.

6 É melhor que a guardes apenas para ti. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Arrematou Sócrates. REFLEXÃO: O texto nos fala das peneiras da “Verdade, bondade e utilidade”. O autor nos instiga a refletir a respeito de como muitas vezes permitimos que comentários maldosos a respeito de pessoas do nosso convívio se transformem em fofocas com grandes proporções que podem causar danos morais irreparáveis. Não dá para saber se aconteceu o diálogo, mas recheia fielmente a filosofia deste pensador. As três virtudes acima são importantes para viver uma vida virtuosa, onde a moralidade e o conhecimento estão ligados, segundo o Sábio Sócrates.

7 Mas também, segundo ele, é um meio para descobrir e constituir um critério eficaz para diferenciar os verdadeiros dos falsos sábios. Associado ao estudo, ao conhecimento e à pesquisa, é sempre muito salutar escutar a voz dos sábios e, por essa experiência, por mais humilde que seja, agrega-se valor substancial a nossa vida sobre o entendimento e relevância das coisas, sobretudo ajuda nos situar acima das idiossincrasias do mundo contemporâneo. Refletindo sobre a mensagem, ela se torna uma lição de vida, por ser interessante e fazer com que se reavalie certas ações humanas. O que você pode deduzir do texto? 1 – Quem foi Sócrates e o que ele quis ensinar com o texto? R - Foi um filósofo ateniense, sábio e inteligente.

8 Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, conhecido principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente dois de seus alunos, Platão e Xenofonte, bem como pelas peças teatrais de seu contemporâneo Aristófanes. O texto “As três peneiras” ensina que é preciso pensar, refletir antes de se passar uma informação, um comentário adiante. 2 – Qual o sentido das peneiras na leitura? R - As Peneiras no sentido literal são instrumentos usados para filtrar alguma coisa, no caso do texto, filtra informações, dessa forma as peneiras significam testes, crivos pelos quais a informação deve passar antes de ser passada adiante.

9 3 - As pessoas que conhecemos, costumam ter esse comportamento? Quando ficam sabendo de algum fato, logo querem ser os primeiros a contar? Você já procedeu assim alguma vez? Conhece alguém que age ou agiu desta maneira? R - Muitas pessoas têm o comportamento igual ao amigo de Sócrates, contam coisas inúteis, desnecessárias, com aspectos negativos, mentirosos e maldosos e que não são uma certeza. Outros que se recusam a ouvir e propagam sua ideia, a informação é parcial e não absoluta. 4 – Em caso afirmativo pode haver consequências? R - Às vezes, inimizades, prejuízos financeiros, comentários pejorativos, denigrem a imagem do outro, discussões, discórdias, desentendimentos, confusões e até mortes.

10 5 – Como posso avaliar se o que vou falar é verdadeiro, bom e necessário? R – Verdadeiro: procurar saber se o fato realmente aconteceu. Bom: se vai provocar alegria, prazer, se não é algo destrutivo. Necessário: se vai ser útil 6 – É fácil ou difícil tomar conhecimento de alguma história, guardar segredo ou simplesmente esquecer que ouviu, sem maiores comentários? R- Quando realmente queremos, tudo se torna fácil, se corrermos atrás, nos esforçarmos, é fácil adquirir o conhecimento almejado. Tendo caráter. Isso varia de pessoa a pessoa, umas com mais facilidade em esquecer, outras mais dificuldades. 7 - Você já foi atingido por um mal-entendido assim? Como você se sentiu? Gostaria que algum amigo passasse por uma situação constrangedora por conta de uma fofoca assim?

11 Claro que não, não é mesmo? Se as pessoas usassem desses critérios, seriam mais felizes e usariam seus esforços e talentos em outras atividades, antes de obedecer ao impulso de simplesmente passá-los adiante. Mas, o que é, pois, o conceito de Verdade? A Verdade é aquilo que está de acordo com os fatos e observações; respostas lógicas resultante do exame de todos os fatos e dados; uma conclusão baseada na evidência, não influenciada pelo desejo, autoridade ou preconceitos; um fato inevitável, sem importar como se chegou a ele. E, o que é, pois, o conceito de Bondade? Bondade é a qualidade correspondente a ser bom, ou seja, a qualidade de manifestar satisfatoriamente alguma perfeição, que se pode aplicar a pessoas, coisas e situações.

12 Qualidade de quem tem alma nobre e generosa e é naturalmente inclinado a fazer o bem; benevolência, benignidade, magnanimidade. E o que é conceito de utilidade? Conceito de Utilidade é referente a qualidade daquilo que é útil; é o grau de satisfação que obtemos do uso das coisas, ou seja, é a utilização proveitosa de algo. Utilidade é o que se pode aproveitar de algum objeto ou situação. As coisas podem ter ou não alguma utilidade. Mas isso não depende do objeto e sim de quem dá a utilidade ao objeto. A utilidade é o que torna algo útil, que proporciona ao objeto da utilidade, um certo valor para atender às necessidades do ser humano. A utilidade pode representar-se por diferentes vertentes. Deste modo, encontram-se as utilidades domésticas, que nada mais são do que itens que possuem serventia para o lar como, por exemplo, o saca-rolha,...

13 ... que tem, como finalidade, retirar as rolhas de garrafas. A vassoura tem como finalidade a limpeza do chão através do simples ato de varrer, mas é também um instrumento para se passar o pano no piso. CONCLUINDO: Sabemos que, na verdade, não é tão fácil assim usar no dia a dia essas três simples peneirinhas, afinal, desde que o mundo é mundo, conversa vai, conversa vem e, quando menos se espera alguma história já se espalhou, entretanto, nesse momento, vale lembrar que toda a história tem pelo menos dois lados e, como tal, nada mais justo do que ouvir todos os envolvidos.

14 No planeta Terra ainda carregado pela maldade, cabe-nos fazer escolhas- luz, para iluminar o nosso caminho. Normal ainda surgir falhas de alguém ou de algum grupo de pessoas. Como então ser contributivo para um mundo melhor? Evitar dramatizar, multiplicar e focar o erro. Mais ainda, buscar ser exemplo que arrasta. Já conhecemos a dinâmica do telefone sem fio onde quem conta um conto aumenta um ponto. Tornam-se multiplicadores de assuntos desagradáveis, degradantes, e quando o pior vem, são os primeiros a dizerem: eu bem que falei, eu bem que disse. Não se nega a necessidade de tomar conhecimento da falta, quando a falta se faça sentir. Mas vamos dar a ela a atenção indispensável apenas ao serviço restaurativo para sanar o que ela provoca.

15 Assim, da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo das Três Peneiras: Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz! Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras, porque: Pessoas sábias falam sobre ideias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas. Pense nisso, mas pense agora! Muita Paz! Visite o meu Blog: http://espiritual-espiritual.blogspot.com.brhttp://espiritual-espiritual.blogspot.com.br A serviço da Doutrina Espírita; com estudos comentados, cujo objetivo é levar as pessoas a uma reflexão sobre a vida, buscando pela compreensão das leis divinas o equilíbrio necessário para uma vida feliz.

16 Visite também o meu Site: compartilhano-espiritualidade.webnode.com Leia Kardec! Estude Kardec! Pratique Kardec! Divulgue Kardec! O amanhã é sempre um dia a ser conquistado! Pense nisso!


Carregar ppt "As Três peneiras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google