A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FONTE DA BICA E O MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE SUAS ÁGUAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FONTE DA BICA E O MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE SUAS ÁGUAS"— Transcrição da apresentação:

1 FONTE DA BICA E O MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE SUAS ÁGUAS

2 INTRODUÇÃO Itaparica é um município do estado da Bahia, localizada na Ilha de Itaparica, na Baía de Todos os Santos, fazendo parte da Região Metropolitana de Salvador. Em seu território está localizada a Fonte da Bica, importante patrimônio cultural e atrativo turístico. Os primeiros relatos a cerca da mencionada fonte, datam do século XVI, nos primórdios da colonização do Brasil, onde eram utilizadas “bicas” de bambu, motivo pelo qual foi estabelecido o nome “Fonte da Bica”

3 INTRODUÇÃO Figura 1: Chafariz de pedra Figura 2: Reservatórios de água
Fonte: Autor próprio (2018) Fonte: Autor próprio (2018) A cidade de Itaparica é a única estância hidromineral à beira mar das Américas, possuindo uma água com características medicinais inigualáveis e únicas em palatabilidade. Ela é carbonatada e sulfatada com boa dose de ácido carbônico, teor de radiatividade na fonte a 20 graus centígrados de 0.82 maches. Tem excepcional poder digestivo e diurético sendo recomendada especialmente para pacientes com problemas no fígado e baço.

4 OBJETIVO GERAL Relatar as ações realizadas pela Equipe da Vigilância Sanitária - VISA do Município de Itaparica acerca da qualidade microbiológica e física da água da Fonte da Bica.

5 METODOLOGIA Controle mensal da qualidade da água da Fonte da Bica, através do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano – VIGIAGUA; Controle rigoroso da qualidade da água, sendo coletadas amostras diárias para análise laboratorial; Quando ocorre algum tipo de contaminação, são realizadas intervenções imediatas;

6 Figura 3: Palestra em postos de saúde.
METODOLOGIA Figura 3: Palestra em postos de saúde. São realizadas ações educativas, através de palestras sobre a qualidade da água da Fonte da Bica; Postos de saúde (salas de espera) Unidades escolares Turistas Fonte: Autor próprio (2018)

7 METODOLOGIA Figura 4: Palestra com turistas
Figura 5: Palestra em unidades escolares. Fonte: Autor próprio (2017) Fonte: Autor próprio (2017)

8 METODOLOGIA Parceria com a Vigilância epidemiológica no desenvolvimento de palestras sobre os riscos à saúde dos munícipes no que se refere à qualidade da água; Parceria com os Agentes Comunitários na divulgação de panfletos informativos.

9 RESULTADOS A pesquisa foi realizada tendo-se como base o ano de 2017 a junho de 2018; Total de 16 (dezesseis) coletas mensais; Houve alteração nos resultados de duas coletas, obtendo-se um percentual representativo de apenas 12,5% do total de amostras analisadas. Elaboração de relatórios mensais e semanais, em caso de coletas diárias, para controle dos resultados.

10 RESULTADOS Tabela 01. Conclusão final dos resultados São elaboradas planilhas de controle interno com a conclusão final dos resultados das análises; Fonte: Autor próprio (2018)

11 RESULTADOS Alimentação mensal do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano – SISAGUA; Foram realizadas um total de 24 (vinte e quatro) palestras, atingindo um público de aproximadamente 502 (quinhentas e duas) pessoas. Postos de saúde (salas de espera) Unidades escolares Turistas

12 CONCLUSÃO Projeto para implantação de um sistema de tratamento de água adequado para a Fonte da Bica; Grande desafio: Custo do sistema de tratamento; Benefícios do sistema de tratamento.


Carregar ppt "FONTE DA BICA E O MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE SUAS ÁGUAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google