A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO: Análise de potencial em uma escola do Recife

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO: Análise de potencial em uma escola do Recife"— Transcrição da apresentação:

1 SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO: Análise de potencial em uma escola do Recife
CIDADE, ARQUITETURA E SUSTENTABILIDADE SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO: Análise de potencial em uma escola do Recife (PE) Yasmim Santana Graduanda, Faculdade Estácio, Brasil. Gabriel Rodrigues Graduando, Faculdade Estácio, Brasil. Micaella Moura Professora Mestre, Faculdade Estácio, Brasil.

2 INSTITUTO SANTA MARIA MAZZARELLO

3 LAJE SOLAR Cm= H x V x L x D Onde: Cm- Consumo médio de energia;
H- Total de horas com essas lâmpadas ligadas por dia; D- Total de dias com lâmpadas ligadas; V- Valor médio do gasto de energia por lâmpada; L- Quantidade de lâmpadas existentes nas salas piloto.

4 LAJE SOLAR A edificação gasta em média 982,40 reais com energia elétrica nos locais escolhidos para o estudo de caso. . O investimento será de 3.438,00 reais Após esse investimento a edificação passa a gastar 302,00 reais Obtendo uma economia de 680,40 reais 5 meses para obter o retorno do investimento.

5 LAJE SOLAR Figura 2 Figura 1

6 LAJE SOLAR Figura 4 Figura 3

7 Avaliação dos benefícios potenciais sob a ótica do tripé da sustentabilidade
Ambientais Sociais Econômicos Valorização dos recursos naturais, utilizando a luz solar, e da potencialidade desse tipo de energia na cidade do Recife. Com grandes economias poderá haver mais investimentos em educação, com fins de melhorar a qualidade do ensino. Economizar os gastos com energia da Celpe, substituindo pela utilização da energia fotovoltaica.

8 SISTEMA DE TRATAMENTO E REUSO
Foram selecionados para amostra os banheiros femininos e masculinos, e a área total de ambos, contabilizando-se o número de pias e vasos. Em seguida, foi realizada a simulação do consumo de água, utilizando a quantidade de alunos e a média de consumo de água por pessoa ao dia. Após obter esse resultado, foi estimada a capacidade da cisterna que irá armazenar a água das pias, bem como os acessórios a serem utilizados para neutralizar a água e garantir saúde higiênica dos alunos. Os valores médios das componentes do sistema e custos gerais foram estimados por meio de pesquisa em sites de empresas e fornecedores

9 SISTEMA DE TRATAMENTO E REUSO
A edificação gasta em média 7.705,60 reais/mês com água nos banheiros Após esse investimento a edificação passa a gastar 4.623,36 reais/por mês O investimento será de 1.432,46 reais Obtendo uma economia de 3.082,30 reais Foi estimado um mês para obter retorno do investimento

10 SISTEMA DE TRATAMENTO E REUSO
Figura 5 Figura 6

11 Avaliação dos benefícios potenciais sob a ótica do tripé da sustentabilidade
Ambientais Sociais Econômicos Reaproveitamento de água, evitando desperdício de água útil. Conscientização de alunos e professores através de palestras sobre o quanto é necessário reaproveitar os recursos para que eles não sejam esgotados. Economizar os gastos com águas, reaproveitando as águas utilizadas nas pias para serem utilizadas nas caixas acopladas dos vasos sanitários dos banheiros.

12 CAPTÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA
At= C x L Onde: At- Área piloto do telhado; C- Comprimento; L- Largura. Vc= At x P Onde: P- Última precipitação de chuva do bairro onde está localizado o estudo de caso; Vc- Volume da Cisterna; At- Área piloto do telhado

13 CAPTÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA
Havendo precipitação pluviométrica no mês e acumulando litros no reservatório e considerando que a média do consumo de água é na ordem de mais ou menos litros por mês, teremos um incremento de 20% no mês.

14 CAPTÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA
Figura 7 Figura 8

15 CAPTÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA
Figura 9 Figura 10

16 Avaliação dos benefícios potenciais sob a ótica do tripé da sustentabilidade
Ambientais Sociais Econômicos Valorização dos recursos naturais, evitando o desperdício e amortizador dos impactos naturais causados pelas chuvas intensas. Conscientização de alunos e professores; o avanço da educação nas escolas, com aprendizado sobre os benefícios do aproveitamento de recursos naturais. Economizar os gastos com água da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), utilizando as águas das chuvas como complemento para atividades de limpeza, entre outras.

17 CONCLUSÃO

18 OBRIGADA!


Carregar ppt "SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO: Análise de potencial em uma escola do Recife"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google