Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDébora Oliveira Santos Alterado mais de 5 anos atrás
1
ESDE Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental Módulo IV Existência e Existência e sobrevivência do Espírito
4
Ensina a Doutrina Espírita que Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem [nenhum] saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê- los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de Si.
5
Nesta perfeição é que eles encontram a pura e eterna felicidade. Passando pelas provas que Deus lhes impõe é que os Espíritos adquirem aquele conhecimento. Uns aceitam submissos essas provas e chegam mais depressa à meta que lhes foi assinada. Outros só a suportam murmurando e, pela falta em que desse modo incorrem, permanecem afastados da perfeição e da prometida felicidade.
6
Os Espíritos, portanto, não foram criados uns bons e outros maus. Todos tiveram como ponto de partida a simplicidade e a ignorância, chegando à perfeição por meio das provas que lhes são impostas por Deus para atingi-la. Essas provas são por eles enfrentadas durante as reencarnações, necessárias ao seu progresso.
7
Assinala o Codificador que a […] classificação dos Espíritos se baseia no grau de adiantamento deles, nas qualidades que já adquiriram e nas imperfeições de que ainda terão de despojar se.
8
Esta classificação, aliás, nada tem de absoluta. Apenas no seu conjunto cada categoria apresenta caráter definido.
9
De um grau a outro a transição é insensível e, nos limites extremos, os matizes se apagam, como nos reinos da natureza, como nas cores do arco-íris, ou, também, como nos diferentes períodos da vida do homem.
12
“Os Espíritos, em geral, admitem três categorias principais, ou três grandes divisões. Na última, a que fica na parte inferior da escala, estão os Espíritos imperfeitos, caracterizados pela predominância da matéria sobre o espírito e pela propensão para o mal. Os da segunda se caracterizam pela predominância do espírito sobre a matéria e pelo desejo do bem: são os bons Espíritos. A primeira, finalmente, compreende os Espíritos puros, os que atingiram o grau supremo da perfeição.”
14
3ª Ordem - Espíritos Imperfeitos 10ª CLASSE Espíritos Impuros 9ª CLASSE Inclinados ao mal, disseminam a discórdia e desconfiança. Quando encarnados se mostram propensos a todos os vícios. Espíritos Levianos São ignorantes, maliciosos, irrefletidos e zombeteiros. A tudo respondem sem se Preocupar com a verdade. Induzem maldosamente ao erro. 8ª CLASSE Espíritos Pseudo-sábios Pseudo-sábiosEspíritos Conhecimento amplo, mas acham que Sabem mais do que realmente sabem. Linguagem aparenta seriedade. Há Mistura de verdade com erros mais absurdos. Predomina o orgulho e o ciúme. 7ª CLASSE Espíritos Neutros Nem bastante bons para o Bem, nem bastante maus para o mal. Apegam-sea coisas deste Mundo, sentem saudades das grosseiras alegrias. Nem bastante bons para o Bem, nem bastante maus para o mal. Apegam-sea coisas deste Mundo, sentem saudades das grosseiras alegrias. 6ª CLASSE Espíritos Batedores ou PerturbadoresEspíritos Perturbadores Podem caber em todas as Classes da 3ª ordem. Manifestam-se por efeitos sensíveis e físicos (pancadas).Presos à matéria, agentes das principais vicissitudes do globo.
15
2ª Ordem – Bons Espíritos 5ª CLASSE EspíritosSábios CLASSE 3ª CLASSE 4ª CLASSE 2ª CLASSE Espíritos de Sabedoria EspíritosSuperiores EspíritosBenévolos A bondade é qualidade predominante. Presta sérvios ao homem e o protege. Tem conhecimentos limitados. Progresso mais moral que intelectual. Amplitude de conhecimento, preocupação mais com a ciência do que a moral. Não são dominados por paixões próprias de espíritos imperfeitos. Qualidades morais de ordem mais elevada. Dotados de capacidades Intelectual que lhe faculta o juízo reto sobre o homem e sobre as coisas. Reúnem Ciência, sabedoria e bondade. Linguagem digna, elevada e sublime. Quando encarnados é em missão de progresso para a humanidade.
16
Percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo atingido a suprema perfeição de que é susceptível a criatura, não têm que passar por provas nem por expiações. Não mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, têm a vida eterna que se realiza no seio de Deus.
17
Desfrutam de uma felicidade inalterável, pois já não se acham sujeitos às necessidades nem às vicissitudes da vida material, mas tal felicidade não é uma ociosidade monótona passada numa contemplação perpétua. Eles são os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens executam para a manutenção da harmonia universal. Comandam todos os Espíritos que lhes são inferiores, ajudando os a se aperfeiçoarem e designando-lhes missões.
18
Assistir aos homens em suas angústias, excitá- los ao bem ou à expiação das faltas que os afastam da suprema felicidade é- lhes agradável ocupação.
19
Akiane Kramarik é uma artista autodidata em pintura e poetisa. Ela nasceu em 1994 em Mount Morris, EUA. Filha de um ex-chefe de cozinha e de uma dona de casa.Segundo a Akiane, durante a noite quando dormia, passou por uma experiência fora do corpo (projeção da consciência) onde um espírito a visitou e levou para conhecer um mundo cheio de cores, ele falou sobre o dom dela e disse que ela deveria aprender a usá-lo. Após esta experiência Akiane começou a desenhar aos quatro anos de idade, pintar aos seis e compor poesias aos sete anos. Aos doze anos ela fala russo, lituano, e a linguagem dos sinais. Ela também vem se destacando em suas aulas de música. Akiane diz que sua arte é inspirada nas visões do “Paraíso”, bem como em sua ligação com o “Criador”. Sua arte inclui paisagens, vida selvagem, pessoas…Há oito anos atrás, com apenas oito anos de idade, Akiane se trancou no quarto e pediu pra Deus mostrar como era Jesus, na manhã seguinte um homem bateu na porta da casa dela dizendo que era carpinteiro e disse que seria o modelo para o quadro dela. As pinturas de Jesus que Akiane pintou são muito semelhantes ao rosto em 3D que os cientistas recriaram em 2010 baseado no Sudário (3:33). Para obter uma visão tridimensional do rosto no manto, estes cientistas empregaram a mais avançada tecnologia 3D e recursos da computação gráfica revelando características jamais vistas.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.