A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POESIA TROVADORESCA Intertextos 10 Ana Eustáquio | Gisela Peixoto | Paulo Mendes © Plátano Editora, 2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POESIA TROVADORESCA Intertextos 10 Ana Eustáquio | Gisela Peixoto | Paulo Mendes © Plátano Editora, 2015."— Transcrição da apresentação:

1 POESIA TROVADORESCA Intertextos 10 Ana Eustáquio | Gisela Peixoto | Paulo Mendes © Plátano Editora, 2015

2 Intertextos 10 Ana Eustáquio | Gisela Peixoto | Paulo Mendes © Plátano Editora, 2015 Cantigas de amigo Cantigas de amor Cantigas de escárnio e maldizer Principais géneros da poesia lírica galego-portuguesa

3 Cantigas de Amigo Intertextos 10 Ana Eustáquio | Gisela Peixoto | Paulo Mendes © Plátano Editora, 2015 Origem Autóctone, peninsular Sujeito Feminino, donzela Ambiente Natural (ex.: mar) Rural (ex.: árvores) Doméstico (ex.: casa) «Ai ondas que eu vim veer» Martim Codax 

4 Cantigas de Amigo Intertextos 10 Ana Eustáquio | Gisela Peixoto | Paulo Mendes © Plátano Editora, 2015 Objeto «Amigo», muitas vezes ausente e indiferente Sentimentos expressos pela donzela Amor Saudades do amigo Tristeza devido à indiferença do amigo «And’ora trist’ e fremosa» Lopo 

5 Cantigas de Amigo Intertextos 10 Ana Eustáquio | Gisela Peixoto | Paulo Mendes © Plátano Editora, 2015 Confidentes Natureza (ex.: ondas, flores) Mãe Amigas … «Amigas, quando se quitou / meu amig’um dia daqui» Estêvão Travanca 

6 Cantigas de Amigo Intertextos 10 Ana Eustáquio | Gisela Peixoto | Paulo Mendes © Plátano Editora, 2015 Formalmente Cantigas de refrão (mais frequentes) Cantigas de mestria (raras) Esquemas estróficos e rítmicos breves Paralelismo Temática Sentimento amoroso «Madre, passou per aqui um cavaleiro / E leixou-me namorad’e co[m] marteiro» Fernão Rodrigues de Calheiros 

7 Intertextos 10 Ana Eustáquio | Gisela Peixoto | Paulo Mendes © Plátano Editora, 2015 Pormenor com Vénus presidindo a um grupo de homens e mulheres que lhe oferecem os seus corações, manuscrito conhecido como The Book of the Queen (O Livro da Rainha) de Christine de Pizan, pertencente à British Library. c. 1410 – c. 1414.

8 Cantigas de Amor Intertextos 10 Ana Eustáquio | Gisela Peixoto | Paulo Mendes © Plátano Editora, 2015 Influência Provençal Sujeito Poeta, trovador Ambiente Palaciano Sociedade cortesã «Quer’eu em maneira de proençal / fazer agora um cantar d’ amor» D. Dinis 

9 Cantigas de Amor Intertextos 10 Ana Eustáquio | Gisela Peixoto | Paulo Mendes © Plátano Editora, 2015 Objeto A «senhor», a dama Mulher idealizada Sentimentos expressos pelo sujeito Exprime o seu amor não correspondido por uma dama, equiparada ao suserano feudal, exibindo atitudes de louvor, fidelidade e abnegação «Ai mia senhor!» Afonso Pais de Braga 

10 Cantigas de Amor Intertextos 10 Ana Eustáquio | Gisela Peixoto | Paulo Mendes © Plátano Editora, 2015 Formalmente Cantigas de mestria (mais frequentes) Esquemas estróficos e rítmicos variados e complexos Temática Elogio da dama Coita de amor / amor cortês «ca, se viver, sempr’haverei / coita d’amor» Pero Garcia Burgalês 

11 Cantigas de Escárnio e Maldizer Intertextos 10 Ana Eustáquio | Gisela Peixoto | Paulo Mendes © Plátano Editora, 2015 A distinção entre cantiga de escárnio e cantiga de maldizer «baseava-se na antítese entre as expressões “palavras cubertas” e “descubertamente”, a primeira caraterística da cantiga de escarnho – dominada pela ambiguidade de palavras que têm “dous entendimentos” (aequivocatio) -, a outra alusiva ao ataque direto, realizado por meio de palavras que não têm “outro entendimento se non aquel que querem dizer chãamente”.» Giulia Lanciani e Giuseppe Tavani. Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa

12 Cantigas de Escárnio e Maldizer Intertextos 10 Ana Eustáquio | Gisela Peixoto | Paulo Mendes © Plátano Editora, 2015 Intenções Satirizar alguns aspetos da vida da corte Ridicularizar o amor cortês Ambiente Recriação de situações anedóticas e picarescas da vida da corte  Roi Queimado morreu com amor em seus cantares, par Santa Maria, por ũa dona que gram bem queria; […] feze-s’el em seus cantares morrer; Mais ressurgiu depois ao tercer dia. Pero Garcia Burgalês

13 Cantigas de Escárnio e Maldizer Intertextos 10 Ana Eustáquio | Gisela Peixoto | Paulo Mendes © Plátano Editora, 2015 Sujeito Poeta, trovador Objeto Alvos de crítica e de sarcasmo: jograis, soldadeiras, clérigos, fidalgos, médicos, plebeus nobilitados, jograis…  «Se ric’home fosse e grand’alg’ houvesse / […] Eu casaria, dig’a Deus verdade, / Com aquela que cada mês emprenha.» João Soares Coelho

14 Cantigas de Escárnio e Maldizer Intertextos 10 Ana Eustáquio | Gisela Peixoto | Paulo Mendes © Plátano Editora, 2015 Formalmente Crítica de costumes Sátira social, moral, religiosa, política, pessoal C. de Escárnio: a crítica sustenta- se num equívoco Temática/ Crítica De mestria (mais frequentes) Linguagem Léxico variado, por vezes ofensivo e obsceno, ironia «D’ũa donzela ensanhada / sõo eu maravilhado» Fernão Rodrigues de Calheiros 

15 Intertextos 10 Ana Eustáquio | Gisela Peixoto | Paulo Mendes © Plátano Editora, 2015 Nobre, bailadeira com castanholas, jogral com saltério de lados côncavos Cancioneiro da Ajuda 

16 Intertextos 10 Ana Eustáquio | Gisela Peixoto | Paulo Mendes © Plátano Editora, 2015 «Ai flores, ai flores do verde pino» D. Dinis Cancioneiro da Biblioteca Nacional 


Carregar ppt "POESIA TROVADORESCA Intertextos 10 Ana Eustáquio | Gisela Peixoto | Paulo Mendes © Plátano Editora, 2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google