A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Romanos 6º ano – Cap 10 – Thaís GS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Romanos 6º ano – Cap 10 – Thaís GS."— Transcrição da apresentação:

1 Os Romanos 6º ano – Cap 10 – Thaís GS

2 2 origens da cidade de Roma
1° Lenda de Rômulo e Remo 2° Pesquisas arqueológicas que mostram povos bem antigos vivendo na região se juntaram em Roma

3 ROMA Roma situa-se na Península Itálica:
Longa faixa de terra, que avança pelo mar Mediterrâneo.  O contorno da Itália parece uma bota

4 Europa Atual

5 História Política Romana
A cidade era governado por reis. Governo exercido por várias pessoas. Cada uma com uma função. A cidade se torna a mais importante da região.

6 Período dos reis: Uma época em que Roma deixou de ser um pequeno povoado e se transformou em uma cidade com sistema de esgoto, calçadas, fortificações e uma grande população. Patrícios: Famílias ricas e proprietários de terras Clientes: Menor poder econômico, estrangeiros ou filhos ilegítimos dos patrícios. Não tinham direitos políticos. Plebeus: O povo sem dinheiro

7 Senado: Conselho político que os patrícios mais velhos formavam
Senado: Conselho político que os patrícios mais velhos formavam. Apenas homens.

8 Desde o início da história da cidade até eles começarem a crescer em território, a grande forma de sustento era o pastoreio. Futuramente, o novo rei melhorou a economia da cidade dando mais poder aos plebeus. Houveram algumas revoltas e mudaram o governo… Fundaram a República.

9 Mudanças no governo da República:
Havia quem administrava o exército e a religião. Havia quem cuidava da justiça (tipo um policial). Havia quem cuidava do dinheiro público. Havia quem cuidava dos moradores e de suas necessidades. SENADO = Surpervisionava as atividades públicas Não havia um exército… quando houvesse uma guerra, todos os cidadãos romanos deveriam ir.

10 Senado Romano

11

12 Revoltas em Roma Plebeus querem melhorias econômicas e sociais
Eles lutavam e não recebiam nada em troca por isso. Se endividavam e se tornavam escravos quando não conseguiam pagar de volta. Plebeus afirmam: Não vamos mais ajudar na defesa da cidade!

13 O Senado faz mudanças a favor da Plebe:
Criação de leis escritas para o povo Participação política da Plebe Direito de ter representantes no Senado O fim da proibição do casamento entre plebeus e patrícios. O fim da escravidão por dívida Alguns conseguiram enriquecer e se tornar nobreza!

14 Roma se torna a capital do Mundo Antigo.
Antes era uma cidade-Estado e cresce até se tornar um império! Conquistas militares. Guerras como a Guerra Púnica (1º,2º e 3º) em que tiveram de enfrentar os Cartagos para dominar o mar Mediterrâneo. VER PÁGINA 190 Mapa do crescimento do império:

15 Quando Roma cresceu tanto e dominou os territórios que antes era da Grécia, acabou adotando alguns aspectos da cultura grega, como a língua, arquitetura e religião.

16 Zeus Hera Apolo Hefesto Ares Poseidon Ártemis Atena Afrodite Hermes
Gregos Romanos Atributos Zeus Hera Apolo Hefesto Ares Poseidon Ártemis Atena Afrodite Hermes Júpiter Juno Vulcano Marte Neptuno Diana Minerva Vénus Mercúrio Céu, tempestades Casamento Sol e artes Fogo, artesãos Guerra Mar Lua e caça Sabedoria Beleza e amor Comércio, viagens

17 Crise na República Romana
O território cresce, mais gente quer assumir o poder. Uns ficam mais poderosos que outros e querem mandar em tudo. Tibério Graco e Caio Graco: Irmãos que propuseram a reforma agrária. (Distribuir a terra igual e dar também aos camponeses pobres). A nobreza que se achava dona dessas terras reagiu com violência e matou os dois. PORÉM, os que não queriam aceitar as propostas, não faziam nada pra melhorar a condição do povo.

18 Diante da crise surgiu um homem chamado de General Mário.
Ele estabeleceu que servir o exército agora deveria ser para quem quisesse e ganhando um salário fixo. A guerra deixou de ser um dever de cidadão e passou a ser uma forma de ganhar dinheiro e escapar da miséria. Como funcionava o exército?

19

20 Os legionários romanos eram soldados profissionais contratados por 20 ou 25 anos. Preparavam-se rigorosamente para combater e possuíam um equipamento próprio, constituído por couraça (armadura), capacete, “pilum” (dardo pesado), “gládium” (espada curta), “scutum” (escudo) e grevas (protecção para as pernas).

21 Na época imperial, o exército romano compunha-se de legiões com ou 5000 homens cada. Chegaram a existir cerca de 30 legiões.

22 Os Triunviratos Romanos

23 Os Triunviratos Romanos
Em combate

24 Os Triunviratos Romanos
Júlio César tira o poder dele Em combate

25 Júlio Cesar Buscou tornar seu poder eterno (Passando para um filho quando morresse); O Senado não gostou dessa ideia; Planejou o assassinato dele (executado por seu próprio filho adotivo – Brutus)… “Até tu, Brutus?”

26 NÃO gostava do Júlio César

27 NÃO gostava do Júlio César
Ficou em 2º plano...

28 SE TORNA O 1º IMPERADOR NÃO gostava do Júlio César
Ficou em 2º plano... Se suicidou... SE TORNA O 1º IMPERADOR

29 O Império e a Pax Romana Sociedade foi reorganizada e quem tinha mais poder era quem tinha mais posses. O exército tinha mais de 50 legiões (Cada legião tinham soldados). As fronteiras foram fortificadas. Guerras civis foram controladas, invasões externas foram controladas. Os romanos diziam entrar no período da PAX (PAZ). Para controlar os plebeus (o povão):

30 Política do Pão e Circo Oferecia para o povo comida bem barata e atrações artísticas de graça. O povo podia ir no teatro, arenas e entreterimento. Assistir a luta entre os gladiadores de graça. Será que dar comida e circo pro povo esquecer os principais problemas está certo?

31

32

33 Existiram vários imperadores…
Dinastia Nero: Odiava os cristãos. Colocou fogo na cidade somente para jogar a culpa nos cristãos. Dinastia Flávios: Destruiu o Templo de Jerusalém. Dinastia dos Antonios: Grandes filósofos. Dinastias dos Severos: Marcou o fim da glória e esplendor romano.

34 Baixo Império: Da Crise à Queda
Diminuição de conquistas militares e o escravismo: O Escravo era muito importante para a sociedade romana. Eles faziam praticamente tudo. Com a falta dos escravos… crise! Religião cristã: Pregava a igualdade entre os homens, fazendo com que a escravidão encontrasse menos espaço na sociedade. Aumento dos impostos: Levou as pessoas a saírem das cidades e irem para as zonas rurais viver da terra. Bárbaros: Os soldados abandonaram seus cargos e foram ter fazendas… Enfraqueceu as fronteiras!

35 Os Bárbaros! Para os Romanos, Bárbaro era todo aquele que não falavam Latim ou Grego e possuiam uma cultura diferente da romana. Era um preconceito, sim! Eles começaram a invadir os territórios romanos. O Império foi divido em 2 e o que sobrou dessa cultura até hoje? Esse será o tema do próximo capítulo!

36

37 Fazer o capítulo! Página 186 (exercício 2) 187, 188, 203( 1 e 2) e 207


Carregar ppt "Os Romanos 6º ano – Cap 10 – Thaís GS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google