A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

República Romana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "República Romana."— Transcrição da apresentação:

1 República Romana

2 O imperialismo republicano
Interna = conquista da península Itálica Expansão romana pode ser dividida em duas fases Externa = conquista do Mediterrâneo Política expansionista objetivava: Defesa diante de povos vizinhos rivais Obtenção de terras necessárias à agricultura e ao pastoreio Mas se revela... Fonte de riqueza em metais preciosos e em escravos Batalha da Zama, em 202 a.C., quando o general romano Cipião vence os cartagineses.

3 Início da expansão pelo Mediterrâneo oriental
Em cinco séculos de guerras: dominação de boa parte da Europa, da Ásia e da África Decorrer dos séculos IV e III a.C.: envio de legiões para o norte, contra os etruscos, e para o sul da península, em guerras contra os samnitas e algumas cidades da Magna Grécia Confronto com os cartagineses, que dominavam o comércio marítimo no Mediterrâneo. Guerras Púnicas: encerrada com a completa destruição de Cartago (sobreviventes derrotados viram escravos; o território cartaginês torna-se província romana). Início da expansão pelo Mediterrâneo oriental Dois séculos seguintes: conquista dos reinos helenísticos da Macedônia, da Síria e do Egito Mare nostrum (“nosso mar”) em referência ao mar Mediterrâneo

4 Consequências das conquistas
Grande fluxo de riquezas, nova classe social cavaleiros (ordem equestre) Senadores e cavaleiros: concentram terras e escravos, produção comercial de vinho e azeite. Ameaça à pequena propriedade camponesa 133 a.C.: lei de limitação da extensão das propriedades fundiárias da nobreza e autorização da distribuição de terras públicas para os cidadãos com menos posses Não chega a ser aplicada.

5 Domínios romanos entre os séculos II e I a.C.
(149 a.C.-30 a.C.)

6 As instituições políticas da República começaram a se desintegrar.
Forças políticas que se defrontaram:  Patrícios; cavaleiros; clientes e o exército. Os tribunos da Plebe Os irmãos Graco (Tibério e Caio) Pretenderam realizar a Reforma Agrária, a fim de libertar a plebe de seu estado de submissão. Os generais políticos  Mário e Sila – apoio da plebe e Exército; poder absoluto. Triunvirato romano.  Em 60 a.C. César, Pompeu e Crasso formaram o Primeiro Triunvirato.  Marco Antônio, Caio Otávio e Lépido formaram o Segundo Triunvirato.


Carregar ppt "República Romana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google