A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLÍMEROS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLÍMEROS."— Transcrição da apresentação:

1 POLÍMEROS

2 1. Introdução Polímeros (do grego: poli, muitas; meros, partes) são compostos obtidos por reações que unem muitas moléculas, iguais ou não, de forma repetida constituindo uma cadeia gigantesca; A unidade fundamental que se repete na estrutura é chamada de monômero; A reação que os une é conhecida como polimerização. Na natureza existem muitos tipos de polímeros como a celulose, as proteínas, a borracha, o DNA, etc

3 2. Tipos de Polímeros Os polímeros podem ser divididos de acordo com o tipo de processo com o qual os monômeros são unidos e também de acordo com o tipo de monômero. Polímeros de adição: são polímeros formados pela soma de monômeros. Tem como principal característica a quebra de uma ligação dupla para a formação de duas ligações simples.

4

5 2.2 - Tipos de polímeros Sacos de lixo e sacolas, canos plásticos, brinquedos infantis, no isolamento de fios elétricos. Possui alta resistência à umidade e ao ataque químico, mas tem baixa resistência mecânica.

6 2.2 - Tipos de Polímeros Revestimento de panelas e frigideiras, encanamentos, válvulas, próteses, isolamentos elétricos, antenas parabólicas, veda-rosca usado por encanadores, etc. É o plástico que melhor resiste ao calor e à corrosão por agentes químicos.

7 2.2 - Tipos de Polímeros Bóias, isolantes térmicos (isopor), pratos, copos, xícaras, etc. É bastante transparente, bom isolante elétrico e resistente a ataques químicos, embora amoleça pela ação de hidrocarbonetos.

8 2.2 - Tipos de Polímeros Peças moldadas, tapetes e pára-choques de automóveis. Mais duro e resistente ao calor, quando comparado com o polietileno

9 2.2 - Tipos de Polímeros Tubos para encanamento, isolantes elétricos e pisos plásticos. O PVC é duro e tem boa resistência térmica e elétrica. Com plastificantes, o PVC torna-se mais mole, prestando-se então para a fabricação de tubos flexíveis, luvas, sapatos, fitas de vedação etc.

10 2.2 - Tipos de Polímeros Película para embalar alimentos. Plástico transparente. É muito resistente aos agentes atmosféricos e aos solventes orgânicos.

11 2.2 - Tipos de Polímeros Carpetes, cobertores, mantas e bichos de pelúcia. É usado essencialmente como fibra têxtil - sua fiação com algodão, lã ou seda produz vários tecidos conhecidos comercialmente como orlon, acrilan e dralon, respectivamente, muito empregados especialmente para roupas de inverno.

12 2.2 - Tipos de Polímeros É muito usado na produção de tintas à base de água (tintas vinílicas), de adesivos e de gomas de mascar.

13 2.2 - Tipos de Polímeros Adesivos instantâneos (Super Bonder).

14 Elastômeros Os polímeros de adição, que possuem alta elasticidade – borracha natural.

15 Copolímeros Polímero de adição é fabricado a partir de mais de um tipo de monômero.

16 Vulcanização Uma borracha não vulcanizada é mole e se rompe facilmente quando esticada. Já a borracha vulcanizada torna-se mais resistente, pois as cadeias estão presas umas às outras por pontes de enxofre.

17 2.2 – Polímeros de condensação
Polímeros obtidos por meio de reações nas quais há eliminação de pequenas moléculas, geralmente de água.

18 Náilon 66 roupas e linha de pesca, pára-quedas, cordas, etc.

19 PET (polietilenotereftalato)

20 Kevlar

21 Poliuretano

22 Baquelite

23 Plásticos Plásticos são polímeros que podem ser moldados. Quimicamente podem-se divididos em a) Termoplásticos b) Termofixos ou termoendurecentes


Carregar ppt "POLÍMEROS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google