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Sobre a linguagem Criado em 1995 por Brendan Eich da Netscape nomeada inicialmente de Mocha, posteriormente LiveScript e por fim JavaScript. É um linguagem.

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3 Sobre a linguagem Criado em 1995 por Brendan Eich da Netscape nomeada inicialmente de Mocha, posteriormente LiveScript e por fim JavaScript. É um linguagem de programação Cliente-Servidor em navegadores WEB É uma linguagem Script Orientada a Objetos. Foi baseada por C, python e Java entre outras linguagens. É CASE SENSITIVE

4 Usando JavaScript O uso de JavaScript deve ser informado da seguinte forma:

5 Usando JavaScript

6 Comentários

7 Declaração de Variáveis

8 Declaração e atribuição de Valores

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11 Como JavaScript Torna as paginas Web mais interativas?

12 Acessar conteúdo Você pode usar JavaScript para acessar qualquer elemento, atributo ou texto de uma pagina HTML como por exemplo: Selecionar texto dentro dos elementos em uma página. Selecionar todos os elementos com um atributos Class. Descobrir o que foi inserido em uma entrada de texto pelo ID.

13 Modificar conteúdo Você pode usar JavaScript para adicionar elementos, atributo ou texto de uma pagina ou remove-los como por exemplo: Adicionar uma paragrafo de texto texto após o primeiro elemento Alterar o tamanho ou posição de um elemento em Alterar o valor do atributo class para desencadear novas regras CSS para esses elementos.

14 Programar Regras Você pode usar especificar um conjunto de passos para que o navegador siga (como uma Receita), o que permite acessar ou alterar o conteúdo de uma página. Por exemplo: Um script de galeria que verifica em qual imagem o usuário clicou e exibe uma versão maior dessa imagem. É possível coletar valores de um formulário e realizar um calculo. Uma animação pode verificar as dimensões da janela do navegador.

15 Reagir a Eventos Você pode usar especificar que um script deve ser executado quando um evento especifico Ocorrer, por exemplo ele pode ser executado quando: Um botão é pressionado. Um link é clicado ou tocado. Um cursor paira sobre um elemento. Informações são adicionadas a um formulário. Um intervalo de tempo passou. Uma pagina Web terminou de carregar.

16 Como HTML, CSS e JavaScript se combinam? HTML: É onde o conteúdo da pagina reside, dá a estrutura e semântica da pagina. CSS: Aprimora a pagina HTML com regras que indicam a forma como o conteúdo HTML é apresentado(Fundos, bordas, dimensões, cores e formas). JavaScript: É aqui que podemos mudar a maneira como a pagina se comporta, adicionando interatividade.

17 A Tag

18 Usando JavaScript

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20 JavaScript em arquivo externo

21 Operadores matemáticos

22 Operadores de atribuição

23 Operadores relacionais

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25 Operadores lógicos

26 Conversões

27 Decisões & Loops

28 Tipos de estruturas

29 Estrutura de decisão

30 Estrutura de decisão IF

31 Estrutura de decisão IF ELSE

32 Estrutura de decisão SWITCH

33 Estrutura de Repetição FOR

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35 Estrutura de Repetição While

36 Estrutura de Repetição Do While

37 Funções

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39 Criando e chamando funções

40 Funções com parâmetros

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42 Funções com retorno

43 Objetos Predefinidos

44 O que são objetos predefinidos? Browser Object Model : O Browser Object Model contém objetos que representam a janela ou aba do navegador. Ele contém objetos que modelam coisas como o histórico do navegador e a tela do dispositivo. Document Object Model: O Document Object Model usa objetos para criar uma representação da pagina atual. Ele cria um novo objeto para cada elemento e cada seção individual do texto na pagina. Objetos JavaScript Globais: Objetos JavaScript globais representam coisas que a linguagem JavaScript precisa para criar um modelo. Por exemplo, há um objeto que lida somente com datas e horas.

45 O que é um modelo de objeto? Um Modelo de Objeto é um grupo de objetos, cada um dos quais representam coisas relacionadas ao mundo real. Juntos eles formam um modelo de algo maior.

46 Browser Object Model O browser Object Model cria um modelo da aba ou janela do navegador. O objeto de nível mais alto é o objeto window que representa janela ou aba atual do navegador. Seus objetos filho representam outros recursos do navegador.

47 Objetos JavaScript Globais São um grupo de objetos individuais que referem-se a diferentes partes da linguagem JavaScript. Os nomes dos objetos globais geralmente começam com uma letra maiúscula, por exemplo objetos String e Date.

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49 Document Object Model

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51 Trabalhando com a árvore DOM Acessar e atualizar a árvore DOM envolve dois passos: Localizar o nó que representa o elemento com o qual você quer trabalhar. Usar o conteúdo de texto, elemento filhos e atributos

52 Selecionar o nó de um Elemento Algumas maneiras comuns de selecionar um elemento individual: getElementById( ) : Usar o ID de um elemento que deve ser único dentro da pagina. querySelector( ) : Usa um seletor CSS, e retorna o primeiro elemento correspondente.

53 Selecionar múltiplos Elementos Algumas maneiras de selecionar múltiplos elementos: getElementsByClassName( ) : Seleciona todos os elementos que tem um valor especifico no atributo Class. getElementsByTagName( ) : Seleciona todos os elementos que têm um nome de tag especificado. querySelectorAll( ) : Usa um seletor CSS para selecionar todos os elementos correspondentes.

54 Recorrer nós de elementos parentNode: Seleciona o pai do nó do elemento atual. previousSibling/NextSibling: Seleciona o irmão anterior ou seguinte a partir da árvore DOM. firstChild/lastChild: Seleciona o primeiro ou ultimo filho do elemento atual.

55 Atualizar Conteúdo de um Elemento innerHTML: Obtém/Define texto e marcação. textContent: Obtém/Define somente texto. innerText: Obtém/Define somente texto.

56 Adicionando Elementos createElement( ) : Cria um novo nó de elemento que é armazenado em uma variável. CreateTextNode( ) : Cria um novo nó de texto que é armazenado em uma variável. appendChild( ) : adiciona o conteúdo a árvore DOM.

57 Removendo Elementos removeChild( ) : recebe a referencia do elemento que você não quer mais.


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