Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Cooperativa dos Produtores do Vale do Rio Grande
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 3 COPERVALE Cooperativa dos Produtores do Vale do Rio Grande 2012/2013
2
A METODOLOGIA 1. A preparação: é importante a mobilização do aluno, a problematização do conteúdo, o contato com alguma representação do meio a ser estudado (textos, mapas, fotos). 2. A realização do trabalho: consiste na observação, registro, descrição e coleta de informações. 3. Exploração do trabalho em sala de aula: o retorno à sala de aula é bastante importante, pois a partir da síntese e da exposição dos resultados pode-se dar continuidade à atividade. (CAVALCANTI, 2002, p.91)
3
Atividade realizada pelos pibidianos. COOPERVALE: espaço alfabetizador
ANTES DA VISITA Valores do cooperativismo: um deve ajudar o outro ter responsabilidade ser solidário participar de maneira igual ter honestidade Atividade realizada pelos pibidianos. Bandeira “O que é uma cooperativa?” COOPERVALE: espaço alfabetizador Símbolo
4
DURANTE A VISITA A VISITA Saída da escola no trenzinho Palestra
5
Encerramento das atividades na COPERVALE
Conhecendo o espaço externo Encerramento das atividades na COPERVALE
6
Atividades após a visita
Depois de realizada a atividade, é fundamental que o professor encontre propostas para que os alunos organizem as informações que obtiveram, sistematizando interpretações, teorias, dados, materiais e propostas para problemas detectados, atribuindo a esse trabalho uma função social, isto é, conhecimentos que possam ser socializados e compartilhados com outras pessoas (livro, jornal, exposição, mostra). Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, p. 64) Atividades após a visita
7
Atividades após a visita
Produto: ______________________ Empresa: _____________________ Fabricado por: _________________ Data de fabricação: ___/____/_____ Data de validade: ___/____/______ Peso: ____________ Valor:_____________ Estudos Atividades após a visita
8
Atividades após a visita
Confecção de uma maquete em argila Atividades após a visita
9
Atividades após a visita
Confecção de uma maquete em argila Atividades após a visita
10
Valores do cooperativismo Discussão e atividades sobre valores
Prática coletiva e colaborativa Discussão e atividades sobre valores O fundamental é que o professor e alunos saibam que a postura deles, do professor e dos alunos, é dialógica, aberta, curiosa, indagadora e não apassivada, enquanto fala ou enquanto ouve. (FREIRE, 1996, pág.52) Atividades após a visita
11
Apresentação oral dos trabalhos
Atividades após a visita
12
Apresentação oral dos trabalhos Propaganda do produto criado
Embalagens: criação do produto “doce de leite” Propaganda do produto criado
13
Para aprender a ler e a escrever, é importante observar, agir sobre os objetos, organizar o pensamento e situar-se no mundo, uma vez que o conhecimento advém da própria atividade da criança. (LEITE, 2005, p. 62)
14
FREIRE, Paulo & MACEDO, Donaldo (1990)
FREIRE, Paulo & MACEDO, Donaldo (1990). Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. São Paulo: Paz e Terra, 1990. TAVARES, Maria Tereza Goudard. A cidade e a alfabetização das crianças das classes populares: algumas considerações. [200?]. Disponível em: Acesso em: Música: Eu vou pegar o trem / Grupo Parangolè Fotos Acervo PIBID/UNIUBE REFERÊNCIAS BRASL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, Disponível em: Acesso em: BRASIL, MEC. Kleyman, Angela B.. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Cefiel/IEL/Unicamp, Disponível em: . Acesso em: LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Alfabetização e Letramento: contribuições para a prática pedagógica. 3ª Ed. Campina: Komedi, 2005. CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.