A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO II Profª. Regina Lúcia Alves Costa PLANO DE AULA Unidade Didática As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Atual Contexto Educacional

2 O estímulo à criação de métodos didático-pedagógicos utilizando-se recursos tecnológicos de informação e comunicação deve ser inserido no cotidiano escolar. Como se dá esse processo no contexto atual das escolas de educação básica do RN?

3 A democratização do acesso à informação
As novas tecnologias da Informação e comunicação (TIC) na sociedade do conhecimento A democratização do acesso à informação por diferentes meios tecnológicos e digitais  Presente no compartilhamento de informações;  Superação das distâncias geográficas pelo acesso tecnológico à informação promovendo mais integração na sociedade do conhecimento. “Nessa sociedade, o conhecimento impulsiona a economia mundial onde o valor de produtos e serviços dependem cada vez mais da parcela do conhecimento a eles incorporados.” (Lopes, 2002)

4 A difusão das tecnologias de informação
Segundo Beal (2008), há um consenso entre especialistas das mais diversas áreas de que as organizações bem-sucedidas no século XXI serão aquelas centradas em conhecimento, no fluxo intenso de informações e em pessoas capacitadas, participando de decisões. A Tecnologia da comunicação como processo de integração social  Inteligência coletiva, por meio do compartilhamento de informações  Contexto tecnológico enquanto espaço significativo  WEB 2.0 como possibilidade para construção de hipertextos

5 As TIC no contexto educacional
De acordo com a UNESCO (2010), com o desenvolvimento da sociedade da informação, a educação deve adaptar-se constantemente a essas mudanças, sem negligenciar as vivências, os saberes básicos e os resultados da experiência humana. Tal entendimento pode inferir que a utilização das ferramentas computacionais proporciona a ampliação dos caminhos pelos quais os alunos possam não só buscar informações, mas transformá-las em conhecimentos.

6 As TIC na formação inicial e continuada do professor
A Resolução que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica valida o uso das TIC no processo educativo escolar e considera o: “Estímulo à criação de métodos didático-pedagógicos utilizando-se de recursos tecnológicos de informação e comunicação, a serem inseridos no cotidiano escolar, a fim de superar a distância entre estudantes que aprendem a receber informações com rapidez utilizando a linguagem digital e professores que dela ainda não se apropriaram (MEC, 2010, p. 18).”

7 As TIC na formação inicial e continuada do professor
PNE 2001 – Estabelece metas e ações voltadas para o uso e disseminação das TIC nos processos pedagógicos escolares em todos níveis de ensino. Nesse processo, o desenvolvimento profissional do professor se enquadra no contexto mais amplo da reforma educacional, à medida que os países alinham seus sistemas educacionais para produzir as habilidades requeridas, no século XXI, para constituição de mão-de-obra competitiva, da coesão social e do crescimento pessoal, como explica o documento produzido pela UNESCO (2008).

8 As TIC no currículo da Educação Básica
 Alfabetização e Letramento Digital Tecnologia informacional Tratamento da Informação e conhecimento; Cidadania Digital A Comissão Europeia (2005) define a competência digital como o uso seguro e crítico das tecnologias da sociedade da informação (TSI) para o trabalho, o ócio e a comunicação. [...] em matéria de TIC: é o uso de computadores para obter, avaliar, armazenar, produzir, apresentar e trocar informação, comunicar-se e participar em redes de colaboração através da Internet.

9 Referências BEAL, A. Introdução à gestão de tecnologia da Informação. Maio de 2001 Disponível em: 20 Nov, 2010 BRASIL. Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – Lei Nº /96 – Promulgada em 20/12/1996. Brasília, 1996a. LOPES, Ricardo Moura. GESTÃO DO CONHECIMENTO. O Desafio de Um Novo Paradigma. Brasília: 2002 LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3. ed. São Paulo: Loyola, 1997 Plano Nacional de Educação ( ). Brasília, BELLO, José Luiz de Paiva. Educação no Brasil: a História das rupturas. Pedagogia em Foco, Rio de Janeiro, Disponível em: < Acesso em: 10/12/2011


Carregar ppt "PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google