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PublicouRaphael Mario Alterado mais de 10 anos atrás
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Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
A voz dos professores da escola pública sobre Informática Educativa e a urgência da qualificação docente Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
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Cenário contemporâneo Rosnay, 2000 e Morin, 1996
A sociedade informacional Tratamento eletrônico das informações Desenvolvimento das redes interativas de comunicação Exigência de novas competências profissionais Novo tipo de homem emergente da cultura da complexidade
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Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação
A morosidade da inserção das inovações tecnológicas no campo escolar O mundo empresarial e mundo educacional A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os projetos governamentais
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Programa de Informatização das escolas públicas-PROINFO
Prioridade: professor capacitando professor Implantação de computadores, 98/99 Março de 1999: 13,4% d o universo de escolas públicas Construção de competências dos professores em Tenologias da Informação e Comunicação
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Objetivos da investigação
Analisar a urgência de se viabilizar a alfabetização tecnológica dos professores, especialmente na modalidade EAD, considerando as dificuldades encontradas no horário dos professores, no contexto escolar
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A voz dos professores:temas emergentes
Ampliação da visão de mundo e atualização dos conhecimentos Familiaridade com a linguagem da Informática Exclusão digital X inclusão digital Interação ensino-aprendizagem Utilização de televisão e vídeo Impacto das tecnologias Inserção no mercado profissional
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Ampliação da visão de mundo/ atualização de conhecimentos
Ajuda a criança a escola e fora dela , posssibilitando maiores esclarecimentos e contatos externos O uso da Internet favorece ao professor atualização e aprofundamento nas mais diferentes áreas do conhecimento e troca de idéias com um abrangente leque de profissionais
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Conclusões Não é suficiente que os órgãos governamentais estabeleçam decretos e implantem programas. É urgente que se criem condições alternativas para a capacitaçãop dos professores das escolas públicas Nesse sentido a modalidade Educação a Distância poderá atender às dificuldades de nossos professores, no tocante à disponibilidade de tempo no período de aulas.
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Interação ensino-aprendizagem e inserção o mercado profissional
Comunicação com outros professores, pesquisas para os alunos,montagem de atividades No acesso mais rápido às informações, no acesso às tecnologias na criação de novos hábitos de estudo Estimula a busca de sua futura profissão
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Impacto das tecnologias
Na minha opinião o impacto é positivo.Agiliza e melhora a organização escolar no que se refere à parte administrativa e burocrática. Estimula a criatividade e outras habilidades, não só de professores como dos alunos .É pena que o número de computadores é insuficiente para atender aos interessados
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