A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo 05 – Capítulo 2 As cidades e a urbanização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo 05 – Capítulo 2 As cidades e a urbanização"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo 05 – Capítulo 2 As cidades e a urbanização
Marco Abreu dos Santos

2 Introdução As cidades são aglomerações humanas que resultam da ocupação e organização do espaço. Nas cidades que se desenvolvem atividades como comércio, administração, defesa territorial, indústria e serviços. Com a Revolução Industrial, a partir do século XVIII, as cidades se tornam centros de produção industrial. Segundo o IBGE, a cidade é sede do município.

3 Relação Campo X Cidade Segundo o IBGE, a cidade é sede do município.
capital,tecnologia e produtos industrializados CIDADES: ÁREAS RURAIS: alimentos e matérias-primas Segundo o IBGE, a cidade é sede do município.

4

5 A urbanização SEGUNDO A ONU
Em 2008 a população urbana mundial passou a ser maior que a população rural do planeta Em 2030, 80% da população mundial viverá em cidades. Causa: êxodo rural iniciado durante a Primeira Revolução Industrial

6 Histórico da urbanização mundial
A Inglaterra foi pioneira: em 1850, metade de sua população vivia nas cidades; Até meados do século XIX, a urbanização restringia-se a poucos países; Na segunda metade do século XX, os EUA e a Europa já haviam completado a transição de sociedade rural para sociedade urbana.

7 Histórico da urbanização mundial
Na América Latina e na Ásia o processo foi mais acelerado a partir de 1950 (em 80 anos habitantes urbanos passou de 309 milhões para 3,9 bilhões); Regiões menos desenvolvidas são ainda pouco urbanizadas (especialmente África e algumas áreas da Ásia).

8 Histórico da urbanização mundial

9 Histórico da urbanização mundial

10 Histórico da urbanização mundial
Em 2015, os países em desenvolvimento terão 3,2 vezes mais habitantes urbanos do que as nações desenvolvidas (2,9 bilhão contra 0,9 bilhão). MOTIVOS Péssimas condições de vida no campo (baixos salários, estrutura fundiária concentrada e falta de apoio aos pequenos agricultores; Industrialização (maior oferta de empregos).

11 Histórico da urbanização mundial

12 Histórico da urbanização mundial

13 Consequências da urbanização
Falta de planejamento e investimento em infraestrutura; Aumento da economia informal; Crescimento de habitações precárias nas periferias das megacidades; Problemas ambientais (enchentes, deslizamentos de terras e etc.).

14

15 As megacidades Cidades com elevada concentração populacional que abrigam 10 milhões de habitantes ou mais.

16 As megacidades

17 Rede e Hierarquia urbana
As cidades formam um conjunto de centros interligados por sistemas de transportes (malhas rodoviária, ferroviária e aeroviária) e de comunicação. Há concentração de atividades em alguns pontos do território – os chamados “nós” da rede.

18 Rede e Hierarquia urbana
Uma rede urbana sempre possui uma hierarquia: o grau de importância de cada cidade depende do alcance de suas mercadorias e serviços. Assim, quanto mais diversificados e desenvolvidos forem esses setores, maiores serão a população e a importância da cidade dentro da rede. É possível verificar a existência dessas redes e hierarquias em nível regional, nacional ou global.

19

20 Conurbações Conurbação é um fenômeno onde áreas urbanas de cidades em expansão acabam se juntando às áreas das cidades vizinhas. Exemplos: Região do ABCD no estado de São Paulo (São André, São Bernardo, São Caetano do Sul e Diadema). Juazeiro (BA) e Petrolina (PE); Na Alemanha, ao logo do rio Reno (Colônia, Düsseldorf, Essen e Bonn) Vale do Aço, em Minas Gerais (Ipatinga, Cel. Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso)

21 Conurbações Conurbação é um fenômeno onde áreas urbanas de cidades em expansão acabam se juntando às áreas das cidades vizinhas. Exemplos: Região do ABCD no estado de São Paulo (São André, São Bernardo, São Caetano do Sul e Diadema). Juazeiro (BA) e Petrolina (PE); Na Alemanha, ao logo do rio Reno (Colônia, Düsseldorf, Essen e Bonn) Vale do Aço, em Minas Gerais (Ipatinga, Cel. Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso)

22 Conurbações Área conurbada da Região Metropolitana do Vale do Aço, em Minas Gerais. Fonte: Google Maps

23 Metrópoles Metrópole é a principal cidade de uma rede urbana. Geralmente conta com os melhores equipamentos urbanos e exercem influência em vasta extensão do território do país. As cidades vizinhas a ela conurbadas formam uma região metropolitana.

24 Há três tipos de metrópole:
Metrópoles Há três tipos de metrópole: Globais – exercem influência internacional. Exemplos: Nova York (Estados Unidos), Tóquio (Japão), Londres (Reino Unido). Nacionais – exercem influência sobre todo o território de um país. Exemplos: Quito (Equador), Lagos (Nigéria), Bratislava (Eslováquia). Regionais – influenciam parte do território de um país. Exemplos: Lyon (França), Vancouver (Canadá), Belém (Brasil).

25

26 Megalópole Quando duas ou mais metrópoles se conurbam, originando uma extensa área urbanizada, formam uma megalópole Exemplos: Boswash (no nordeste dos EUA) que vai de Boston a Washington. Além dessas duas metrópoles, ela abrange outras três – Nova York, Baltimore e Filadélfia; Tokaido (no sudeste do Japão) que abrange Tóquio, Nagoya, Hamamatsu, Osaka, Kyoto, Kobe, Hiroshima e Nagasaki e estende-se por grande parte do território japonês. A megalópole inglesa formada por Londres, Birmingham e Manchester.

27

28 As cidades globais As cidades globais são aquelas que, além de concentrar atividades terciárias (bancos, agências de publicidade, consultorias etc.), promovem a integração da economia nacional aos mercados mundiais.

29 As cidades globais Características
São dotadas de boa infraestrutura, comandam as atividades produtivas e sediam grandes empresas transnacionais; São polos financeiros, comerciais e de serviços: por elas, transita a maior parte do dinheiro que alimenta os mercados financeiros internacionais; Estão integradas à economia global, difundem os progressos tecnológicos e contam com investimentos em tecnologia de ponta.

30

31 Mapa das cidades globais de acordo com Globalization and World Cities (GaWC) (dados de 2010)

32


Carregar ppt "Módulo 05 – Capítulo 2 As cidades e a urbanização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google