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Copyright 2010 - Sérgio Monaco A Eficiência das Operadoras a partir das novas tecnologias de gerenciamento das informações Sérgio Monaco.

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1 Copyright 2010 - Sérgio Monaco A Eficiência das Operadoras a partir das novas tecnologias de gerenciamento das informações Sérgio Monaco

2 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Agenda 1)Objetivos Estratégicos da Operadora 2)Objetivos Básicos da Operadora 3)Quadro Atual das Operadoras 4)Ameaças e Oportunidades 5)Regulamentação do Setor 6)Tendências do Setor 7)Tecnologia da Informação - TI 8)Importância da TI 9)Como a TI Influenciará nas Mudanças 10)A Estrutura Interna da TI 11) A escolha de Um Sistema de Gestão

3 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Objetivos Estratégicos Manter o equilíbrio econômico-financeiro da Operadora e a sua solvência Manter o Patrimônio Líquido compatível com a margem de solvência requerida pelas normas da ANS. Constituir garantias financeiras que permitam a continuidade das operações e o atendimento aos usuários.

4 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Aumentar o nível de satisfação dos clientes? (agregar valores sem sacrificar o processo produtivo). Constituir reservas para contingências. Aumentar o Patrimônio Liquido da empresa. Obtenção de resultados positivos na operação. Objetivos Básicos da Operadora

5 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Limitação do Mercado em Função da Renda dos Consumidores. Desequilíbrio econômico-financeiro. Atuação do Judiciário - Sentenças. Aumento da Sinistralidade. Baixa padronização de processos. Relacionamento com usuários focado na redução de custos e não na satisfação. Baixo conhecimento das regras dos produtos pelos usuários Ameaças

6 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Sistema único de saúde com recursos insuficientes para atendimento à população Transferência das obrigações do estado para os planos privados de saúde Regulação da ANS voltada para o consumidor e pouca ênfase na estabilidade do mercado Ameaças

7 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Introdução de novas tecnologias sem avaliação do impacto nos custos. Pouca ênfase nas ações de prevenção e promoção. Ausência de indicadores de desempenho da rede credenciada. Reduzido controle da qualidade dos serviços da rede credenciada. Relacionamento com prestadores de serviços focado na redução de custos. Poucas pesquisas de satisfação junto a usuários e prestadores de serviços. Ameaças

8 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Utilização da Tecnologia da Informação TI para a redução de custos operacionais. Atuação da ANS - Depuração do Mercado. Acordos coletivos de trabalho com exigência de planos odontológicos. Expansão dos Planos Odontológicos. Novos nichos de mercado. Novos tipos de planos com coberturas de prevenção e tratamentos alternativos. Planos para fornecimento de materiais e medicamentos. Oportunidades

9 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Registro definitivo das operadoras Adaptação das operadoras: –Capital Mínimo –Constituição de Provisões Técnicas: –Equilíbrio da margem de solvência e manutenção da situação econômico-financeiro dentro dos padrões da ANS Modelo Econômico / Atuarial de gestão Regulamentação do Setor

10 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Organizar os Sistemas para fornecer: –Informações estatísticas - SIP, SIB. –Informações contábeis - DIOPS. –Sistema de qualificação –TISS - Troca de Informações em Saúde Suplementar –TUSS - Terminologia Unificada da Saúde Suplementar Realizar estudos para: –Evolução da Sinistralidade O que está por vir? –RES - Registro Eletrônico de Saúde (BI, Sistemas de Informação em Saúde padronizados e com interoperabilidade) Regulamentação do Setor

11 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Aumento da competição entre as Operadoras, especialmente nas Capitais e Grandes Cidades. Empresas contratantes de Planos Coletivos pressionando as Operadoras para a redução de Preços. Liquidação de diversas Operadoras. Maior controle sobre a utilização. Controle da Qualidade dos Serviços. Aferição da Resolutividade dos Tratamentos. Controles sobre a prestação de serviços Médicos e Odontológicos, com ênfase na verificação da qualidade e da efetividade dos tratamentos e da atenção médica e a satisfação do usuário. Certificação digital como instrumento para validar a troca de informações. Tendências do Setor

12 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Criação de Ouvidoria Órgão para solução interna de reclamações dos usuários, evitando a apresentação das mesmas para a ANS, PROCON ou a instalação de Processos Judiciais. Estatísticas e Estudos Atuariais Criação de Câmaras de Mediação e Arbitragem –Solução externa de reclamações dos usuários, pessoas físicas e jurídicas, evitando a conversão das mesmas em processos judiciais. –Base Legal: Lei nº. 9.307/96 A mediação e a arbitragem são formas de solução de conflitos, previstas em lei, que podem ser utilizadas por pessoas físicas e jurídicas, cujas decisões devem ser acatadas pelas partes e aceitas pelo Judiciário. Tendências do Setor

13 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Quadro Atual das Operadoras Fonte Site da ANS - Maio/2010 Odont.

14 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Fonte Site da ANS - Maio/2010 Odont.

15 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Administração Estratégica –Pré-Requisito básico para a entrada no negócio. –Busca agregar valor ao cliente, aumentando o seu nível de satisfação, com intuito de aumentar os níveis atuais de rentabilidade. –Passa a considerar com destaque, a área de TI como parte estratégica da empresa visando ampliação dos negócios. TI Tecnologia da Informação - TI

16 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Conceder a Visão Estratégica. Aumentar efetivamente a produtividade e com maior qualidade (Processos). Proporcionar opções para o lançamento de produtos melhores e mais personalizados. Elevar a capacidade de atendimento e fidelizar os clientes da Operadora. Ampliar os serviços em vários níveis: operadoras, prestadores de serviços, corretores, agentes e clientes. TI Importância da TI Há muito tempo que a TI deixou de ser considerada um como um centro de custos e passou a ser um centro de resultados. Objetivos:

17 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Processos Sistemas Operacionais Sistemas Financeiros Sistemas Administrativos Bancos de Dados Redes de Comunicação Serviços de Suporte Segurança Operacional Planos Estratégicos Auditoria (Médica e Processos) TI Importância da TI Gestão:

18 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Desenhando novos processos e rotinas Simplificando processos e rotinas Desenvolvendo novos sistemas Reduzindo estrategicamente custos administrativos Reduzindo estrategicamente custos operacionais (Custos de Tratamentos) Promovendo o Gerenciamento de Risco Integrando Clientes e Prestadores de Serviços Introduzindo novas tecnologias de comunicação Possibilitando uma gestão mais eficiente da Operadora Como a TI Influenciará nas Mudanças

19 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Equipe Especializada e altamente treinada –Domínio do Negócio –Domínio da Aplicação –Capacidade técnica de prover as necessidades Estrutura com capacidade de prover informações em tempo hábil para eficiência da tomada de decisões Mobilidade Estrutura Interna da TI

20 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Ambiente (WEB) Arquitetura –Linguagem de Desenvolvimento (única) –Sistema Operacional Utilizado (Multiplataforma) –Hardware Necessário –Infra-estrutura (ambiente, Internet, Extranet, Banco de Dados, etc.) Tempo de Maturação (Vida útil da Aplicação) Integração com Outros Aplicativos (sistemas) Documentação e Controle de Versões Modularidade (mobile, etc.) Conectividade Capacidade para atender a Legislação - ANS A Escolha de um Sistema de Gestão

21 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Amigabilidade Configurabilidade Portabilidade Capacidade de Processamento Hi Tech –Tempo de resposta do sistema Equipe de Desenvolvimento Especializada –Conhecimento técnico e do negócio –Ampla visão de processos –Metodologia definida (forma estruturada de trabalho: PMI, ITTIL, etc.) –Responsável único para a centralização das informações (com poder de decisão e conhecimento dos processos) A Escolha de um Sistema de Gestão

22 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Créditos Material desenvolvido em conjunto com: Horácio L.N. Cata Preta - HVCP Catia Cilene Affonso Villar - DEX

23 Copyright 2010 - Sérgio Monaco Sérgio Monaco Fone: +55 11 2165.7070 Fax: +55 11 2165.7071 sergio@dexbrasil.com.br Obrigado


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