A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Presença Estrangeira no Período Colonial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Presença Estrangeira no Período Colonial."— Transcrição da apresentação:

1 A Presença Estrangeira no Período Colonial.
Aula 4 A Presença Estrangeira no Período Colonial. A Disputa pelas Novas Terras

2 O “descobrimento” de novas terras e riquezas (o pau-brasil) estimulou a cobiça de várias nações européias que iniciavam as suas aventuras marítimas.

3 Contrabando de madeira, o saque das feitorias e povoamentos ou a conquista de territórios por meio do estabelecimento de colônias.

4 Os “visitantes” do território brasileiro nesse período foram franceses, ingleses e holandeses.

5 A presença francesa foi a mais constante no nosso litoral, entre os séculos XVI e XVIII.

6 Thomas Cavendish e James Lancaster, portos de Santos e Recife
As invasões inglesas limitaram-se a ataques a portos brasileiros e ao apresamento de cargas de açúcar. Thomas Cavendish e James Lancaster, portos de Santos e Recife

7 A invasão que teve maior tempo de permanência, foram as holandesas.

8 As lnvasões Francesas As expedições guarda-costas, foram lideradas por Cristóvão Jacques, e foram enviadas ao Brasil.

9 Os franceses desafiaram abertamente os domínios portugueses estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas.

10 O sol brilha para todos e desconheço a cláusula do testamento de Adão que dividiu o mundo entre portugueses e espanhóis. (Francisco I, Rei França)

11 O bom relacionamento com os indígenas era fundamental nesses primeiros tempos.

12 Os índios realizavam comércio de madeira e outras drogas com os europeus, fornecendo-lhes mão-de-obra.

13 Os indios também forneciam alimento para os soldados e gentes da Europa que aqui aportavam, principalmente a “farinha-de-pau” (era a farinha de mandioca, também chamada nos escritos da época de “pão da terra”).

14 Mas não foram só interesses econômicos e expansionistas que justificaram a presença francesa no litoral brasileiro.

15 Entre 1555 e 1567, os franceses fundaram, na Baía da Guanabara, uma Colônia chamada de França Antártica e um forte denominado Coligny.

16 Villegaignon conseguiu estabelecer uma aliança com os tupinambás, chefiados por Cunhambebe, que entendia a união com os franceses como uma forma de se fortalecer contra as tribos inimigas.

17 Conhecidos pelos portugueses como tamoios, esses índios foram de grande importância para a concretização do projeto de Villegaignon

18 Somente a partir de 1560 os portugueses começaram a se mobilizar para expulsar os invasores da Baía de Guanabara.

19 O Governador-Geral Mem de Sá liderou um ataque que provocou a rendição dos franceses.

20 Mem de Sá organizou outra expedição com o auxílio de seu sobrinho, Estácio de Sá (que fundou, ao lado do morro do Pão de Açúcar, a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro).

21 Apesar de expulsos do Rio de Janeiro, os franceses continuavam a incomodar os portugueses por todo o Norte e Nordeste.

22 Os franceses interessados na fundação de uma França Equinocial fundaram o Forte de São Luís, originando a cidade que hoje é a capital do Estado.

23 Os franceses ainda atacaram a costa do Rio de Janeiro, em 1710 e 1711.

24 O Governador-Geral teve de pagar 610 mil cruzados, cem caixas de açúcar e duzentos bois para que o corsário francês deixasse o Brasil.

25 Em 1580, Portugal e Brasil passaram ao domínio espanhol, em face de uma questão sucessória. Essa situação perdurou até 1640 e ficou conhecida como União Ibérica.

26 Não esqueça que os holandeses eram sócios do lucrativo comércio do açúcar. Com a atitude espanhola, tal negócio ficaria inviabilizado.

27 Diante dessa situação, os comerciantes holandeses decidiram invadir o Nordeste açucareiro.

28 No entanto, a resistência dos colonos e o auxílio de uma poderosa frota luso-espanhola inviabilizaram os planos de conquista e, em 1625, os holandeses deixaram as terras brasileiras.

29 Por quase sete anos, o Arraial ofereceu grande resistência aos invasores, impedindo que consolidassem suas posições.

30 Porém, o auxílio de um senhor de engenho, Domingos Fernandes Calabar, foi decisivo para a “virada” holandesa.

31 Desbaratar o esquema defensivo de Matias de Albuquerque
Desbaratar o esquema defensivo de Matias de Albuquerque. O Arraial do Bom Jesus ainda resistiu por três meses, mas também caiu.

32 O curioso é que, durante a retirada das tropas de Matias de Albuquerque — que consegue escapar para a Europa —, , Calabar foi feito prisioneiro. Julgado traidor, foi enforcado e esquartejado.

33 Vencida a resistência, os holandeses estenderam seus domínios territoriais até o Maranhão. Além disso, apoderaram-se das principais fontes de fornecimento de escravos para o Brasil,

34 na costa africana, passando a controlar as duas principais atividades coloniais portuguesas: açúcar e tráfico.

35 Um dos principais responsáveis pela consolidação do domínio holandês foi Maurício de Nassau. Ele fez empréstimos aos fazendeiros, realizou obras de infra-estrutura, como drenagem de pântanos, construção de pontes, palácios e até do primeiro observatório astronômico.

36 A administração exemplar de Maurício de Nassau alimentou a idéia de que a presença holandesa era “melhor” que a portuguesa .

37 A nova postura da Holanda gerou uma série de reações dos senhores de engenho, desencadeando um movimento de expulsão que contou com o apoio da população.

38 Insurreição Pernambucana, foram lideres: o fazendeiro João Fernandes Vieira, o chefe militar André Vidal de Negreiros, o negro Henrique Dias e o índio Filipe Camarão.

39 Batalha do Monte das Tabocas
Batalha do Monte das Tabocas. Em 1648, ocorreu a Primeira Batalha dos Guararapes. Os holandeses foram derrotados e cercados em Recife.

40 Em 1652, Holanda e Inglaterra iniciaram uma guerra pela posse do comércio marítimo.

41 A ausência da Holanda foi também muito importante
A ausência da Holanda foi também muito importante. Deixando o Brasil, os holandeses passaram a produzir açúcar nas Antilhas.

42 Oferta de açúcar na Europa e, conseqüentemente, uma diminuição do valor de venda do produto.
_RaYvOzU_


Carregar ppt "A Presença Estrangeira no Período Colonial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google