A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TERRA UM PLANETA EM MUDANÇA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TERRA UM PLANETA EM MUDANÇA"— Transcrição da apresentação:

1 TERRA UM PLANETA EM MUDANÇA
Princípios Básicos do Raciocínio geológico

2 Catastrofismo - Cataclismos locais
Cuvier, naturalista ( 1799) - Cataclismos locais Cataclismos locais (glaciações, dilúvios, terramotos, etc.) sucessivos teriam aniquilado as formas de vida preexistentes nessa região. A cada um desses cataclismos seguir-se-ia um novo povoamento com novas espécies, vindas de outros locais. A Ligação entre esses locais era feita por pontes que permitiam a migração das espécies Explicava assim a descontinuidade entre estratos geológicos.

3

4

5 Contesta a idade da Terra. Propõe a idade de 70 000 anos
Hutton ( Geólogo) Contesta a idade da Terra. Propõe a idade de anos Propõe a Teoria do Uniformitarismo (ou princípio das causas actuais)

6

7 Paleontologia Os fósseis revelam a existência de seres vivos diferentes dos actuais o que contraria a imutabilidade dos organismos vivos São encontrados muitos fósseis e uma grande diversidade de organismos com os descobrimentos O estudo dos fósseis leva a por em causa a idade da Terra. A idade da Terra vai ser avaliada em milhares de milhões de anos.

8

9 Uniformitarismo Em 1830 Confirma a teoria de Hutton
Charles Lyell Geólogo (1797 – 1875) Uniformitarismo Em Confirma a teoria de Hutton Princípio do Uniformitarismo – as leis naturais são constantes no espaço e no tempo Princípio das causas actuais - os fenómenos que provocaram no passado determinadas alterações geológicas são os mesmos que provocam as mesmas alterações no presente. Na história da Terra decorreram permanentemente mudanças geológicas lentas e graduais.

10 Neocatastrofismo Reconhece o Uniformitarismo como base para entender os processos geológicos Dá importância aos fenómenos catastróficos como agentes de modificação e evolução da terra Assim o Neocatastrofismo concilia o Uniformitarismo com o Catastrofismo

11


Carregar ppt "TERRA UM PLANETA EM MUDANÇA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google