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Análise Semiótica de Anúncios Publicitários de Automóveis

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Apresentação em tema: "Análise Semiótica de Anúncios Publicitários de Automóveis"— Transcrição da apresentação:

1 Análise Semiótica de Anúncios Publicitários de Automóveis
Silvana Soares Barbosa CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

2 Introdução A publicidade apodera-se de uma enorme percentagem da economia mundial; Os comerciantes lutam constantemente para atrair o público consumidor; O objectivo da publicidade é enunciar as funções e qualidades essenciais dos produtos; o primeiro contacto que o consumidor tem com o produto são, efectivamente as imagens.

3 Imagens Analisadas Moldura: Não. Imagem 1
Enquadramento: Vertical e dá-nos uma impressão de grande proximidade. O casal é o ponto fulcral da imagem. Formas: Curvas. Cores: branco, cinzento e cor da pele. Textura: Não é lisa. Desvalorização da mulher e é materializada como um objecto de diversão. Comparação Mulher/Carro. Slogan: The ultimate attraction – A última atracção. O sexo masculino é quem desfruta dessa diversão, colocando a mulher e o carro num patamar análogo. Imagem 1

4 Imagem dividida em 3 partes: YES YOU CAN
Moldura: Não. Enquadramento: Vertical Imagem vista de cima (esquerda), cima (direita) para baixo. O carro não é o mais focado, mas sim o conteúdo linguístico (facilidades de pagamento). Formas: linhas rectas (casa), linhas curvas (carro). Cores: Azul, branco, castanho, verde e cinza. Ícone: Obama (esperança). Publicidade lançada na mesma altura da campanha de Obama para tentar atingir um novo público-alvo. Conteúdo linguístico é mais focado que o carro. Imagem 2

5 Imagem 3 Moldura: Sim. Enquadramento: Imagem 3 é horizontal e imagem 4 é vertical. Suporte: Outdoors (Ruas da Califórnia, EUA) O carro é ponto mais focado nas 2 imagens. Formas: Unicamente as formas dos carros. Cores: Imagem 3 cinzento e preto, imagem 4 preto e branco (contraste nas cores). A Audi e a BMW - batalha publicitária. Audi provoca – BMW responde à provocação. Slogan: meio de comunicação. A Intertextualidade destes anúncios remetem para um jogo de xadrez. Metáfora: A Publicidade é uma batalha Imagem 4

6 Imagem 5 Moldura: Não. Enquadramento: Vertical. Ponto fulcral da imagem: Gesto do homem (má educação). Formas: Várias (corpo humano e sofá). Cores: Essencialmente preto e castanho, mas também cor da pele e branco. Não tem conteúdo linguístico, só a marca do carro – Bentley. Ausência de slogan. Interpretações variadas – “eu tenho um Bentley e vocês não”. Bentley = marca de carros muito dispendiosa e luxuosa. Luxo ≠ má educação.

7 Imagens que também vão ser analisadas no Trabalho Final
Imagem 6 Esta publicidade associa o poder económico com a potência do motor, propondo que a assunção de um estatuto sócio-profissional médio-alto passa por um comportamento menos correcto na estrada. Slogan: “É hora de atacar”, apresenta aspectos morfologicamente agressivos do veículo, incitando não simplesmente à velocidade excessiva, mas também a comportamentos violentos e ameaçadores contra outros “utentes” rodoviários. Elipse.

8 Imagem 7 Slogan: You know you’re not the first Você sabe que não é a primeira. Anúncio utilizado para uma campanha de selecção de carros usados da BMW. Desvalorização da mulher. Comparação Mulher/Carro. Mulher conotado como objecto sexual. Um carro usado serve tanto como um novo. “Usar” a mulher ou usar um carro, ambos estão prontos para satisfazer qualquer necessidade como um máquina, não importando as vezes que é “usado” nem “por quem”.

9 Imagem 8 Anúncio de 2 páginas. Vários conteúdos linguísticos. Nesta peça publicitária é chamado à atenção, o facto do Homem não abdicar da presença dos seus animais de estimação. Na compra de uma carro, este tem de ter espaço para a família do homem e para a família do cão, sendo a melhor compra um automóvel com”raça” (tal como o cão) – legenda do carro na página da direita. Slogan da página da esquerda: “Para famílias que exigem mais do automóvel da família” O tamanha do carro é o mais focalizado neste anúncio, dando maior destaque aos cães.

10 Conclusão A publicidade surge como parte complementar da sociedade de consumo; São as campanhas publicitárias que desenvolvem os produtos; Todas as publicidades destinam-se para o consumismo e aliciam os clientes a adquirir novos padrões de vida.

11 Fim


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