A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O impacto das novas arenas nos clubes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O impacto das novas arenas nos clubes"— Transcrição da apresentação:

1 O impacto das novas arenas nos clubes
Eduardo Antonini - VP Grêmio FBPA

2 Agenda 1 2 3 BRASIL > PORTO ALEGRE > GRÊMIO FBPA
GRÊMIO ARENA – Visão Geral 3 GRÊMIO ARENA – Geração Receita

3 7.8 milhões torcedores (6ª)
1. Visão Mercado Buenos Aires Montevideo São Paulo Rio de Janeiro Assunción PORTO ALEGRE 7.8 milhões torcedores (6ª) Sócios Como são calculadas as classes sociais? A classificação de classes sociais utilizada no Brasil segue o estabelecido no Critério de Classificação Econômica Brasil, ou Critério Brasil. O Critério Brasil define as classes sociais em função do poder de compra e consumo de determinados itens. Se uma família tem acesso a cada um dos itens, ela ganha pontos, que são somados e comparados com uma tabela. A classe social desta família é determinada pelo número de pontos que ela conseguir somar, e existem 7 classes econômicas diferentes (A1, A2, B1, B2, C, D, E). Porto Alegre/Gremio: questão cultural do sócio e consequente % de receita de jogos maior que a média brasileira (28% contra 20%) 65 mil sócios, 25 mil season ticket holders Classe Social 2011 economia 28% Matchday R$143 MM População 200 MM

4 1. Visão Mercado Formato Oval Falta de Conforto Alambrado/Fosso
Distância do Gramado Falta de Conforto Riots Fences and moats Alambrado/Fosso Violência Tragédias

5 2. Estádio Olímpico Dados Inaugurado em 1954 Capacidade: 46.000
45 Camarotes 26 Cabines Imprensa 28 Assentos Cadeirantes 250 Vagas Estacionamento Tribuna: 140 assentos Problemas Olimpico Facts: South Stand – Avalanche – Where fans watch the game standing and run down to the pitch to celebrate every goal. Issues: Long distance to the pitch 1st Tier - Terraces (No seats) + Benches 6 concessions per tier No VIP seats / Poor hospitality Poor Service Lack of comfort Small Variety of catering Distância do gramado (ação) No 1º anel, não há assentos Falta de Conforto Não há Assentos Gold/ Fraca Hospitalidade 6 bares por anel Serviço Fraco Pouca variedade de Alimentação Avalanche da Geral

6 Amsterdam Arena Advisory
2. Estádio Olímpico 2006 2008 Net Profit after Tax (NPAT) Grêmio/Olimpico: Em 2006, reformar vs. construir – contratação amsterdam arena advisory e aconselhamento novo estádio Seleção de construtoras e escolha OAS Pagamento: Troca da propriedade do Estádio velho pela nova arena construída. Operação: terceirizada por 20 anos, recebendo fee fixo + 65% no lucro líquido Olímpico 20 anos Reformar vs. Demolir R$8 MM (7) R$15 MM (13) + 65% NPAT Amsterdam Arena Advisory Novo Local, Nova Arena

7 3. Grêmio Arena 2010 1ª Arena da Nova Geração no Brasil
Propriedade Privada (Grêmio FBPA) Financiamento Privado assentos Setor Norte – Assentos removíveis para preservar cultura da “Avalanche” +5000 Vagas Estacionamento Certificado Leed Building started in 2010 Propriedade privada do Grêmio FBPA Financiamento Privado Primeira Arena Moderna no Brasil - mostrar Situação Estádios Brasileiros pré-WC assentos 8848 Gold 2728 sky box North Stand with removable seats to preserve fans cuture who attend matches standing behind the goal.

8 3. Grêmio Arena 130 Camarotes 13,10 m² até 56,43 m² De 16 a 40 pessoas
Espaço para Escritório/Showroom Áreas Exclusivas Serviços Diferenciados Camarote Sport Os camarotes são a melhor tradução do conceito Premium da Arena. São espaços amplos, que vão de 13,10 m² até 56,43 m² e comportam de 16 a 40 pessoas. Além disso, são bem localizados, com design sofisticado e contam com uma gama de serviços excusivos, pensados especialmente para oferecer mais conforto e conveniência aos proprietários e seus convidados. Camarote Lounge Camarote Office

9 3. Grêmio Arena 8.848 Cadeiras Gold Assento Corporativo
Ideal para relacionamento com clientes, acionistas e fornecedores Restaurante Panorâmico Área exclusiva Estacionamento Privativo Excelente visão do campo Clubes e confrarias exclusivas

10 3. Grêmio Arena Shopping center, convention center, hotel, garage and business and residential complex Link with Suburban Train Station Link with New Metropolitan Road – linking the arena with the metropolitan cities where Gremio has a huge fan base (circa 50% of the spectators) 3km from the Airport Leed Certification Shopping center, centro convenções, hotel, garagem e complexo de escritórios e apartamentos

11 Link com Transporte Público
3. Grêmio Arena Link com Transporte Público 1,4 KM 3,0 KM Easy access to the airport and trainstation. Situated in the exit of the city, with easy access to 3 free-ways, which drive to the metropolitan cities.

12 3. Grêmio Arena SUSTENTABILIDADE E ACESSIBILIDADE– GREEN BUILDING
- Certificação LEED – final 2012 - Link com transporte público - Estacionamento prioritário para veículos de baixa emissão - Telhado Transparente - Reutilização da Água da Chuva - Separação de Lixo - Sustainable Operation Guide

13 3. Grêmio Arena DRENAGEM À VÁCUO
- Bombas que sugam a água onde chove mais - Sistema de irrigação com controle da quantidade de água a ser utilizada em cada área. A drenagem do gramado será feita pelo sistema a vácuo, mais apropriado para locais com maior índice pluviométrico. “O sistema funciona com bombas que sugam a água do campo quando chove demais", explica Gomide. O sistema de irrigação é feito por aspersores instalados no próprio gramado com controle da quantidade de água a ser utilizada. De acordo com a necessidade, eles levantam, irrigam e abaixam. Quando estão desligados, ficam no nível da grama e são resistentes a pisões. "Além disso, há uma injeção de ar na zona da raiz, que garante o crescimento e saúde melhor do gramado”, diz Gomide.

14 3. Grêmio Arena TECNOLOGIA Ribbon Leds (Digital Signage) 600 Telas LCD
Arena Card (dinheiro virtual) 2 Telões – 50m² 2 Torres de Controle de Segurança Câmeras Segurança Catraca Biométrica A drenagem do gramado será feita pelo sistema a vácuo, mais apropriado para locais com maior índice pluviométrico. “O sistema funciona com bombas que sugam a água do campo quando chove demais", explica Gomide. O sistema de irrigação é feito por aspersores instalados no próprio gramado com controle da quantidade de água a ser utilizada. De acordo com a necessidade, eles levantam, irrigam e abaixam. Quando estão desligados, ficam no nível da grama e são resistentes a pisões. "Além disso, há uma injeção de ar na zona da raiz, que garante o crescimento e saúde melhor do gramado”, diz Gomide.

15 3. Grêmio Arena Olímpico Grêmio Arena Area Olímpico Arena
Área Construída Altura 18 m 35 m Distência (1º assento) 25m 10 m Assentos Cadeirantes 28 270 Capacidade 45.000 60.540 Estacionamento 250 5000+ Bares 15 58 Camarotes 45 130 Cadeiras VIP - 8,848 Arena: Increase quality, confort bringing new consumers to the event, increasing attendance and revenue. Issues at Olimpico Distance to the pitch Terraces (No seats) + Benches in the first tier 6 concessions per tier No VIP seats / hospitality 45 sky boxes Poor Service - Lack of confort/Small Variety of catering

16 3. Geração de Receitas 1 4 2 5 3 6 HOSPITALIDADE CONCESSÕES INGRESSOS
EVENTOS 3 PATROCÍNIOS 6 OUTRAS 6 Business Units – Source of Revenue in Gremio Arena

17 41% 3. Geração de Receitas 1 R$ 19 MM p.a. R$ 28 MM p.a. 130 Camarotes
HOSPITALIDADE 130 Camarotes (2,728 espectadores) 41% (Receita Total) R$ 19 MM p.a. 8,848 Cadeiras Gold R$ 28 MM p.a.

18 33% 3. Geração de Receitas 2 R$ 38 MM p.a. 23,470 – 4º anel
INGRESSOS 23,470 – 4º anel 20,380 – 1º anel 5,114 - Geral 33% (Receita Total) R$ 38 MM p.a. Capacity: 23,470 – Upper Tier 20,380 – Lower Tier 5,114 - Supporters – North Stand behind the goal

19 Cartão Crédito Oficial
3. Geração de Receitas 3 PATROCÍNIOS Naming Rights Sector Rights Pouring Rights Parceiros Cartão Crédito Oficial 18% (Receita Total) R$ 20 MM p.a.

20 5% 3. Geração de Receitas 4 R$ 6 MM p.a. Concessões Bares Lojas
Restaurantes Estacionamento 5% (Receita Total) R$ 6 MM p.a.

21 2% 3. Geração de Receitas 5 R$ 2,6 MM p.a. Grandes Shows
EVENTOS Grandes Shows Pequenos Shows Conferências Banquetes Reuniões 2% (Receita Total) R$ 2,6 MM p.a.

22 0.1% 3. Geração de Receitas 6 R$ 75 M p.a. Licenciados Tour OUTRAS
(Rceita Total)

23 Em obras 90% Concluída

24 Em obras 90% Concluída

25 Em obras 90% Concluída

26 Em obras 90% Concluída

27 Em obras 90% Concluída

28

29 Obrigado! Eduardo Antonini VP Grêmio FBPA


Carregar ppt "O impacto das novas arenas nos clubes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google