Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJonathan Frias Alterado mais de 10 anos atrás
1
ISTO É REALMENTE FASCINANTE. TRANSTORNA E DESLUMBRA
VÊ-LO DESTA MANEIRA
2
PLANETA TERRA
3
SUL DA PENISULA IBÉRICA NORTE DE ÁFRICA ILHAS CANÁRIAS (tempestade de areia)
5
Assim percebemos melhor a Boavista, o Maio, o Sal e areia na Baía das Gatas
6
ESTREITO DE GIBRALTAR
7
E na Sierra Nevada Neve no Atlas
8
DELTA DO EBRO
10
ENTARDECER NA EUROPA E ÁFRICA
12
OS ALPES SUIÇOS
14
ISLÂNDIA
16
MAR NEGRO
18
MAR VERMELHO e Delta do Nilo
20
Submersa na obscuridade do Universo a Terra é simplesmente encantadora…
27
QUE ESPECTÁCULO! Repare bem nesta foto do anoitecer na Europa e África, num dia sem nuvens, tirada de um satélite em órbita. Observe como as luzes já estão acesas em Paris e Barcelona, mas não em Londres, Lisboa ou Madrid onde o dia ainda está claro. No meio do Oceano podem identificar-se os Açores, mais abaixo a Madeira e mais além as Ilhas Canárias e Cabo Verde. O mais impressionante é a visualização perfeita das Plataformas Continentais desde as Ilhas Britânicas ao Canadá e ao centro a Islândia.
28
Oceano Atlântico ÁFRICA Plataforma continental Inglaterra Islândia
França Açores Portugal Itália Madeira Canárias ÁFRICA Cabo Verde
29
Estas primeiras fotos, de um satélite, mostram-nos o começo do anoitecer de um qualquer dia no Brasil. A primeira foto dá-nos uma vista real e a segunda, através de um efeito de satélite, realça as luzes das cidades. As outras duas, seguindo o mesmo esquema, mostram-nos o anoitecer na América do Norte, destacando-se a enorme quantidade de luzes nas cidades dos Estados Unidos. Nas Caraíbas destaca-se a alta luminosidade de Puerto Rico, especialmente na área metropolitana de San Juan ao norte e em toda a sua linha costeira.
30
Esta região azul mais clara é a plataforma continental brasileira.
Oceano Atlântico Belo Horizonte Salvador Rio de Janeiro Grande São Paulo
31
O mesmo ponto geográfico com outro recurso de satélite realça outras cidades. Por exemplo: O ponto luminoso acima da região de São Paulo é a região da cidade de Campinas. A nordeste, as capitais dos estados destacam-se um pouco mais que as outras cidades. Fortaleza Brasília Recife Goiânia Salvador Uberlândia Belo Horizonte Rio de Janeiro Grande São Paulo Florianópolis
32
Esta foto dá-nos uma visão dos Estados Unidos ao anoitecer
Esta foto dá-nos uma visão dos Estados Unidos ao anoitecer. Se a quantidade de cidades destacadas pelas luzes surpreende, observe o próximo diapositivo, que detalha um pouco mais e mostra muitas outras cidades norte-americanas.
33
A meio da foto , observamos um maior número de cidades, mas pela quantidade de luzes é dificil saber qual é! Na Califórnia, ainda está claro. Chicago Este “amontoado” de luzes, por ordem, de cima para baixo, são Boston, New York, Filadélfia e Washington. Dallas Puerto Rico Houston Miami
34
E agora muda de perspectiva.
LINDO, NÃO É ?! POIS CUIDA DESTE TEU PLANETA PARA QUE OS FILHOS DOS TEUS FILHOS POSSAM VIVER NELE COMO TU VIVES. E agora muda de perspectiva. Pensa em grande!
35
Terra Vénus Marte Mercúrio Plutão
36
Júpiter Saturno Urano Neptuno Terra Plutão
37
Sol Terra Júpiter Plutão
38
ESCLARECEDOR! PARA ALÉM DO NOSSO SOL HÁ UM ENORME UNIVERSO.
39
Sol Júpiter tem 1 pixel A Terra não é visível a esta escala
40
Sol – 1 pixel Júpiter é invisível a esta escala Antares é a 15ª estrela mais brilhante no céu. Está a mais de 1000 anos luz.
41
MANTÉM A VIDA EM PERSPECTIVA! QUAL O TAMANHO DAS COISAS
E AGORA, QUAL O TEU TAMANHO? QUAL O TAMANHO DAS COISAS QUE TE INQUIETAM HOJE? QUAIS AS COISAS QUE SÃO IMPORTANTES? MANTÉM A VIDA EM PERSPECTIVA!
42
O HOMEM ILUMINANDO A NOITE
Vista do céu O HOMEM ILUMINANDO A NOITE
43
Depois, o dia nasce…
44
ADMIRÁVEL, o nosso planeta azul!
45
Deixemos uma bela herança aos nossos filhos...
Preservemo-lo, não o destruamos... Antes que se torne um deserto... Deixemos uma bela herança aos nossos filhos...
46
A Terra inteira é a nossa casa.
Mas a beleza da terra cria-se a cada minuto…
47
Fiquemos vigilantes A vida do presente constrói a do futuro
48
Agora vou mostrar-te uma foto para quando te sentires
angustiado com a vida. Quando sentires que os teus problemas são enormes e insolúveis que tudo depende de ti e que tudo gira à tua volta
49
Mas é também uma foto para quando, como humano que és,
te julgues poderoso, grandioso… Homo Sapiens, dono da criação, no zénite do teu poder tecnológico, e sintas que, com os seis mil milhões de pessoas que já somos, somos únicos no Universo.
50
uma foto para quando julgares que o imenso mundo em que vives,
é indestrutível e permanecerá imutável. Com as suas grandiosas cidades, mares, cordilheiras e continentes… Planeta invulnerável… imune, pelo seu tamanho e grandeza, aos actos que os homens façam… ou deixem de fazer.
51
Seis mil quatriliões de toneladas Mais de mil triliões de toneladas
Afinal, são quinhentos e quarenta milhões de quilómetros quadrados de superfície! Seis mil quatriliões de toneladas de rocha! Mais de mil triliões de toneladas de água!
53
Contempla esta foto por uns instantes.
Héla aquí, pues: Contempla esta foto por uns instantes. Foi tirada por Cassini-Juygens, Uma nave espacial não tripulada, em 2004, ao chegar aos anéis de Saturno.
54
Aqui está o teu planeta. Nesse pontinho azul, estamos todos. Todas as nossas guerras… Todos os nossos problemas… Toda a nossa grandeza e toda a nossa miséria… Toda a nossa tecnologia, a nossa arte, os nossos feitos… Todas as civilizações, toda a fauna e flora… Todas as raças, todas as religiões… Todos os governos, países e estados… Todo o nosso amor… e o nosso ódio… Seis mil milhões de almas em constante convulsão…
55
Dá que pensar, não dá? Se quiséssemos, poderíamos tomar esta fotografia como uma lição de humildade… E como uma dupla mensagem: por um lado, da nossa pequenez no universo, do irrelevante que são os nossos problemas e diferenças, quando os vemos a esta escala… Mas por outro lado, do frágil que o nosso planeta parece, e da importância de cuidarmos deste pontinho azul, …pois é o único lugar que temos!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.