Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouOtávio Criado Alterado mais de 10 anos atrás
1
Projeto Jaqueira A prevenção da obesidade e suas co-morbidades: Ação Educacional no Parque da Jaqueira - PE.
2
O que é a obesidade? - Excesso de gordura corporal acumulada no tecido adiposo, com implicações para a saúde. (OMS, 2002) - As principais co-morbidades associadas à obesidade são: Hipertensão, Diabetes mellitus e Doenças cardíacas.
3
O que é a obesidade? Doença crescente nos países industrializados e em desenvolvimento. No mundo, cerca de um bilhão de pessoas vivem com sobrepeso e 300 milhões com obesidade. No Brasil, cerca de 40% da população adulta apresenta excesso de peso.
4
Causas da Obesidade
5
Tipos de Obesidade Andróide, abdominal ou visceral Ginecóide
Observa-se maior quantidade de células adiposas na região abdominal e torácica, sendo mais comum em homens. Ginecóide Observa-se grande número de células adiposas na região dos quadris e coxas, esta forma sendo mais comum em mulheres.
6
Parâmetros para o diagnóstico
Aferição da Pressão Arterial (PA); Medicação de circunferências; Peso; Cálculo do IMC.
7
Aferindo a pressão arterial
+
8
Aferindo a pressão arterial
. Posicionar esfingomanômetro com área indicada na posição medial; .Posicionar estetoscópio; .Localizar pulso radial e insuflar esfingomanômetro até observar desaparecimento do pulso radial; .Insuflar o esfingomanômetro ultrapassando em 20 o valor em que foi observado o desaparecimento do pulso radial ; .Desinsuflar devagar e observar o valor em que há o início da ausculta dos batimentos (sistólica) e quando há o desaparecimento deles (diastólica).
9
Valores de pressão arterial
FONTE: VI DIRETRIZES BRASILEIRAS DE HIPERTENSÃO
10
!!! A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS PARA AFERIR A PRESSÃO ARTERIAL
. AGUARDAR ENTRE 5 E 10 MINUTOS APÓS A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS PARA AFERIR A PRESSÃO ARTERIAL . DE PREFERÊNCIA, O PACIENTE DEVE ESTAR SENTADO,COM O BRAÇO ESTICADO E ELEVADO NA ALTURA DO PEITORAL, FORMANDO UM ÂNGULO DE 90º COM O TRONCO !!!
11
Medindo a circunferência abdominal
.Pode-se realizar a medida no maior perímetro abdominal entre a última costela e a crista ilíaca, segundo recomendações da OMS. . Solicitar que a pessoa expire para medir a circunferência abdominal.
12
Valores de circunferência abdominal
FONTE: DIRETRIZES BRASILEIRAS DE OBESIDADE 2009/2010
13
Peso
14
IMC (Índice de Massa Corporal)
É uma das formas de diagnosticar a Obesidade; Calcula-se o IMC dividindo o Peso, em quilogramas, pelo quadrado da altura, em metros.
15
Valores de IMC FONTE: DIRETRIZES BRASILEIRAS DE OBESIDADE 2009/2010
16
Medindo glicemia
17
!!! Medindo glicemia . Sempre descartar as lancetas utilizadas nas
caixas apropriadas, respeitando o limite indicado! !!!
18
Valores de índice glicêmico
FONTE: DIRETRIZES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES
19
Tratamento da Obesidade
Inicialmente: Mudanças de hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos. Medicamentos e Cirurgia Bariátrica, quando não há resolução da doença
20
Prevenção é a melhor medida!!!
Orientar a população que frequenta o Parque da Jaqueira sobre a prevenção da obesidade e de suas doenças associadas. Serão realizados testes para o diagnóstico de sobrepeso e obesidade, além de atividades educativas, envolvendo uma equipe interdisciplinar nas áreas de medicina, enfermagem, nutrição, odontologia, educação física, psicologia e fisioterapia.
21
Referências VI DIRETRIZES BRASILEIRAS DE HIPERTENSÃO
VI DIRETRIZES BRASILEIRAS DE HIPERTENSÃO DIRETRIZES BRASILEIRAS DE OBESIDADE 2009/2010 DIRETRIZES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.