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Administração de Marketing I

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Apresentação em tema: "Administração de Marketing I"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Marketing I
Profª. Drª. Louise Lage

2 Necessidades, desejos e demandas

3 Marketing Necessidades humanas: são estados de carência percebida. Não são criadas pelo marketing, são parte básica da constituição do homem. Desejos: são as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais. São objetos que satisfazem as necessidades. Evoluem com a sociedade. Demandas: quando os desejos podem ser comprados. É preciso existir uma compensação pelo serviço prestado ou pelo produto oferecido. O maior trabalho de MKT é gerar demandas. 2 3 3 3

4 Necessidades humanas 2 3 3 3

5 DEMANDA DE MERCADO Quantidade de bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período. DEPENDE: preço do bem, preço de outros bens, renda do consumidor, gosto ou preferência do indivíduo. Influência isolada: coeteris paribus. (mantidas inalteradas todas as outras coisas )

6 LEI GERAL DA DEMANDA Relação inversamente proporcional entre a quantidade demanda e o preço. Escala de procura, função de demanda ou curva de procura. Sob a curva de demanda, os consumidores maximizam sua utilidade.

7 LEI GERAL DA DEMANDA A curva é negativamente inclinada. Porque?
Se o preço de um bem aumenta, ocorre: Efeito substituição; Efeito renda. Matematicamente: Qd = f (P)

8 LEI GERAL DA DEMANDA OUTRAS VARIÁVEIS QUE AFETAM DEMANDA DE UM BEM:
Preço, renda, preços dos bens substitutos, preços dos bens complementares, hábitos e preferências. TIPOS DE BENS: Bem normal: renda aumenta, demanda aumenta.

9 LEI GERAL DA DEMANDA BENS INFERIORES: aumenta renda, cai demanda. Ex: carne de segunda. BENS DE CONSUMO SACIADO: demanda não é influenciada pela renda. Ex: sal. A demanda também é influenciada: outros bens. BENS SUBSTITUTOS. Ex: carne de frango e de boi. BENS COMPLEMENTARES: automóveis e gasolina, camisas sociais e gravatas.

10 LEI GERAL DA DEMANDA Finalmente: influência de hábitos e preferências.
A publicidade objetiva aumentar a procura de bens e serviços influenciando preferências e hábitos. Outras variáveis: efeitos sazonais, localização do consumidor, condições de crédito, perspectivas da economia, congelamentos ou tabelamentos de preços.

11 LEI GERAL DA DEMANDA Demanda = (preço do bem X, preços
dos bens substitutos, preços dos bens complementares, renda dos Consumidores, preferências)

12 DISTINÇÃO ENTRE DEMANDA E QUANTIDADE DEMANDADA:
LEI GERAL DA DEMANDA DISTINÇÃO ENTRE DEMANDA E QUANTIDADE DEMANDADA:

13 LEI GERAL DA DEMANDA Mudanças nos preços: alterações na
Quantidade demanda. Variação renda e outras variáveis: Alterações na demanda.

14 OFERTA DE MERCADO Quantidades que produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período. Correlação direta entre oferta e preço. Diretamente proporcionais.

15 LEI GERAL DA OFERTA Preço Quantidade 1,00 1.000 3,00 3.000 6,00 6.000
8,00 8.000 10,00 10.000 Matematicamente: Qo = f (P)

16 LEI GERAL DA OFERTA Porque a curva de oferta é negativamente inclinada? Um aumento de preços estimula o aumento de produção.

17 LEI GERAL DA OFERTA Outras variáveis:
Custos de produção (matérias-primas, salários, preço da terra) – inversamente proporcional; Alterações tecnológicas – diretamente proporcional (produtividade); Aumento do número de empresas no mercado – diretamente proporcional.

18 EQUILÍBRIO DE MERCADO LEI DA OFERTA E PROCURA: TENDÊNCIA AO EQUILÍBRIO
Clássicos: hipótese da mão invisível. O que é o ponto de equilíbrio? Ponto em que as pessoas estão felizes! Na economia, se dá na interação entre oferta e demanda.

19 EQUILÍBRIO DE MERCADO Se não houver obstáculos a livre movimentação dos preços (sistema concorrência perfeita), é observada tendência natural ao equilíbrio. Mercados monopolistas e oligopolistas.

20 Estados de demanda Inexistente Latente Negativa Irregular Em declínio Plena Excessiva Indesejada

21 Estados de demanda Negativa: rejeição total ao produto e/ou serviço pelo cliente; Inexistente: desinteresse ou desconhecimento do cliente sobre o produto; Latente: forte necessidade que não pode ser satisfeita por nenhum produto existente no mercado; Em declínio: compra efetuada com menor freqüência ou compra inexistente; Irregular: compras sazonais ou que variam de acordo com fatores externos; Plena: compra adequada aos produtos colocados no mercado; Excessiva: mais consumo do que oferta do produto/serviço; Indesejada: consumidores se sentem atraídos por produtos que têm conseqüências sociais indesejadas

22 Coleta de informações e mensuração da demanda de mercado

23 Um sistema de informações de marketing (SIM) é constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos para coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias de maneira precisa e oportuna para os que tomam decisões de marketing. Um sistema de inteligência de marketing é um conjunto de procedimentos e fontes usados por administradores para obter informações diárias sobre eventos no ambiente de marketing.

24 Definição dos Problemas e dos Objetivos da Pesquisa
Demonstra a natureza do problema - sugere soluções ou novas idéias. Pesquisa Exploratória Pesquisa Descritiva Determina dimensões. Pesquisa Causal Testa as relações de causa e efeito. Testa as hipóteses a respeito das relações de causa e efeito.

25 Abordagens de Pesquisa
Observação Grupo de foco Levantamentos Dados comportamentais Experimental

26 Fontes Secundárias de Dados
Fontes internas Publicações governamentais Livros e periódicos Informações comerciais On-line Associações Informações sobre negócios

27 O Processo de Pesquisa de Marketing
Definição do problema e dos objetivos da pesquisa Desenvolvimento do plano de pesquisa Coleta de informações Análise das informações Apresentação das conclusões

28 A Boa Pesquisa de Marketing:
É científica É criativa Utiliza múltiplos métodos Realiza a interdependência de modelos e dados Preocupa-se com o valor e o custo das informações Mostra um saudável ceticismo É ética

29 Noventa Tipos de Mensuração de Demanda (6 x 5 x 3)
Território Região País Cliente Mundo Nível espacial Curto prazo Médio prazo Longo prazo Nível temporal Vendas totais Vendas da empresa Vendas de linha de produto Vendas de forma de produto Vendas de itens de produtos Vendas setoriais Nível de produto

30 Demanda Demanda da empresa Demanda de mercado

31 Estimativa da Demanda Corrente
Potencial total do mercado Potencial de mercado da área Vendas setoriais Participação de mercado

32 Estimativa da Demanda Futura
Pesquisa das intenções dos compradores Composição de opiniões da força de vendas Opinião de especialistas Análise de vendas passadas Método de teste de mercado


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