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Psicoacústica Histórico
Fga. Pierangela Nota Simões
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Biblioteca de sons O homem herdou de seus antepassados, na escala filogenética, todos os significados dos sons naturais, desde o medo de ruídos intensos até a atração por sons harmônicos e melódicos
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Trovão Som de baixa frequência e muita pressão sonora
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Rugido do leão Ressonância no peito e nas vísceras
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Biblioteca de sons Reações gravadas geneticamente
Aumenta indefinidamente Varia com as experiências individuais
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Som Como fenômeno existe desde sempre
Relacionado intrinsecamente à música Danças, rituais, atividades de magia
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Evolução Postura ereta e mãos livres: construção de instrumentos, inclusive musicais Sedentarização e domínio da agricultura: música como entretenimento Invenção da escrita: maior organização da sociedade, inclusive em relação à música
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Dilúvio Catástrofes naturais e artificiais provocaram o desaparecimento de registros que poderiam confirmar suposições atuais Textos descrevem o Dilúvio como um castigo divino devido ao ruído intenso
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Pitágoras Há cerca de anos atrás dedicou-se ao estudo dos intervalos musicais e suas relações Criou os conceitos de consonância e dissonância Estabeleceu a relação entre a frequência do som e o comprimento da onda sonora
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Monocórdio
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Pitágoras Abriu as portas para especulações filosóficas e matemáticas no estudo do som Durante muitos séculos o som continuou sendo visto como uma fusão mística entre a Aritmética e a Música
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Música das Esferas Se as distâncias entre os objetos celestes obedeciam a certas razões, elas também gerariam música ao girar pelos céus, a Música das Esferas. O Sol, a Lua e os planetas possuíam energias vibratórias, correspondentes a oitavas. Não ouvimos essa Música porque não estamos harmonizados. Esse ouvir não deve ser concebido no sentido físico.
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130 a.C. Ptolomeu Newton Construiu um diagrama geométrico pretendendo estabelecer relações harmônicas entre as cores e os tons musicais Procurou mostrar relações numéricas entre as cores do arco íris e as notas de um acorde musical (século XVII)
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Aristóteles a.C. Também ocupou-se do estudo do som relacionado à Música Responsável por uma coletânea que expõe modelos sobre a propagação das ondas sonoras no ar Sua influência prosseguiu até a segunda metade do século XVII (Idade Média)
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Nova era de Investigações
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Galileu Galilei ( ) Físico, matemático, filósofo e astrônomo italiano.
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Galileu Os experimentos com o som passaram a ser feitos sem que, necessariamente, estivessem relacionados à Música Inaugurou a Acústica Experimental
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Galileu Descobriu o fenômeno da ressonância, antecipando a idéia de que cada corpo vibra em sua frequência natural Deduziu as leis completas sobre as cordas vibrantes, embora essa descoberta seja também atribuída a Mersenne
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Martin Mersenne 1558-1648 Matemático francês
Realizou os primeiros estudos experimentais sobre a velocidade do som Associou definitivamente a altura do som à frequência de vibração
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Robert Boyle 1600 Demonstrou a necessidade de um meio para a propagação do som
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Velocidade do som Século XVIII
A partir de estudos realizados por Mersenne, os pesquisadores italianos Borelli e Viviani e o inglês Derham chegaram ao valor de 340 metros por segundo, a uma temperatura de 20° centígrados, para a velocidade do som
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Sensações Robert Hooke (1681) matemático inglês e secretário da Royal Society of London foi o primeiro cientista a procurar a relação ente a frequência objetiva de um som e a altura subjetiva em que ele é ouvido
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Faixa audível 1830 Félix Savart estabeleceu o valor de 8 Hz para a frequência mínima audível e Hz para a frequência máxima
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Nesta época os estudos do som se intensificaram resultando no que se tornaria a Acústica atual
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Centro da audição 1851 Alfonso Corti descobriu o verdadeiro centro da audição e, examinando a cóclea com um poderoso microscópio, percebeu sua milhares de células ciliadas
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Células ciliadas
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Herman von Helmholtz Filósofo, anatomista, matemático e físico alemão Contribuições com teorias da percepção visual, percepção espacial e percepção do som
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Percepção do som On the Sensations of Tone, 1852
Importantes contribuições na área da fisiologia acerca da sensibilidade do sistema auditivo Helmholtz trouxe à discussão os fatores físico, fisiológico e psicológicos envolvidos na percepção do som
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Momento histórico Iluminismo Romantismo
Defesa do conhecimento racional Visão matemática e objetiva Ideais utópicos e tendências idealistas Subjetividade
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Estudos acerca da sensibilidade do sistema auditivo contribuíram para consolidar as bases da Acústica e começaram a ser trilhados os primeiro passos da PSICOACÚSTICA
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Gustav Fechner O psíquico e o físico são dois aspectos diferentes da mesma realidade Estabeleceu que a relação entre a intensidade física e a sensação psicológica não é linear
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Elementos de Psicofísica
Lei de Fechner-Weber Relação logarítmica das sensações
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Inventos Sir Charles Wheatstone ( ) fez vários experimentos relacionados à audição utilizando algo semelhante a um estetoscópio e inventou um aparelho que deu origem ao microfone
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Inventos Lord Kelvin ( ) construiu o primeiro analisador harmônico Graham Bell (1861) Edison (1862) criou o fonógrafo, que deu origem aos sistemas de gravação e reprodução
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Acústica Arquitetônica
Em 1895, Wallace Sabine foi chamado para corrigir a acústica de um salão de conferências em Harvard Medindo pela primeira vez a reverberação e preocupando-se especialmente com a inteligibilidade do som, iniciou a época da Acústica de Espaços
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Final do século XIX Profissionais que trabalhavam em Eletricidade e eletrônica passaram a interessar-se por Acústica Invenção do 1° audiômetro
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Titanic 1912 Levou investigadores a fazer várias tentativas para detecção de objetos submersos Os primeiros resultados começaram a aparecer apenas ao final da I Guerra Mundial
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Ultra som Aperfeiçoado para detecção de objetos submersos na II Guerra Mundial Desenvolvimento de técnica ultra sônicas com aplicação na Medicina
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Especialidades Como causa e efeito do próprio desenvolvimento, a partir dos anos 30 diferenciaram-se as diversas especialidades da Acústica Acústica fisiológica Acústica arquitetônica Acústica ambiental Fonética acústica
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No campo da Psicoacústica, pesquisadores deram continuidade aos importantes trabalhos realizados por Helmholtz Eles garantiram a continuidade dos estudos nessa área, apresentando dados perfeitamente válidos ainda nos dias de hoje
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1926: a Warner Bross apresenta o primeiro filme sonoro, com equipamentos dos laboratórios Bell
1965: os laboratórios Dolby introduzem técnicas de redução de ruído para as gravações de audio 1982: é editado o primeiro Compact Disc 1987: começaram os estudos de compressão em audio que originaram o formato MP3
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