A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Juliano V. Dande julianodande@hotmail.com SISTEMA DIGESTÓRIO Prof. Juliano V. Dande julianodande@hotmail.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Juliano V. Dande julianodande@hotmail.com SISTEMA DIGESTÓRIO Prof. Juliano V. Dande julianodande@hotmail.com."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Juliano V. Dande julianodande@hotmail.com
SISTEMA DIGESTÓRIO Prof. Juliano V. Dande

2 SISTEMA DIGESTIVO Funções do sistema digestivo: • Preensão • Mastigação • Deglutição • Digestão • Absorção • Expulsão dos resíduos (fezes)

3 Divisão do sistema digestório
Cavidade bucal Faringe Esôfago Estômago Intestinos(delgado e grosso) Reto ânus Canal alimentar Glândulas salivares Fígado , Língua Pâncreas , Dentes Orgãos anexos

4 Sistema Digestivo: Divisão

5 Órgãos do Sistema Digestório

6 Boca e cavidade bucal A boca é formada pelas bochechas, pelos palatos duro e mole e pela língua e os dentes. esmagar triturar Cortar rasgar

7 Língua Sabores básicos: - Doce. - Salgado. - Ácido (azedo). - Amargo.

8 Dentes: 8 incisivos 4 caninos 8 pré-molares 12 molares Homem adulto 32 dentes 8 incisivos 4 caninos 8 molares Primeira dentição- dentição de leite 20 dentes aparecem a partir dos 6 meses de idade

9 Partes de um dente típico
Coroa Colo Raiz

10 Dentes Existem 20 dentes decíduos e 32 dentes permanentes em uma dentição completa.

11 Dentes

12 Glândulas salivares A saliva lubrifica e dissolve os alimentos e começa a decomposição química dos carboidratos e lipídios.

13 Glândulas salivares • G. PARÓTIDA • G. SUBLINGUAL • G. SUBMANDIBULAR

14

15 GLÂNDULAS SALIVARES CAXUMBA (PAROTIDITE)

16 Faringe Deglutição: Durante a etapa faríngea da deglutição, a língua se mantém contra o palato, a parte nasal da faringe é fechada, a laringe sobe, a epiglote fecha a laringe e o bolo é conduzido ao esôfago.

17 Esôfago É um órgão tubular muscular, revestido por mucosa, que liga a faringe ao estômago e tem função de condução dos alimentos. Localização - Situa-se ventralmente à coluna vertebral e dorsalmente a traquéia, estando próximo da aorta e para atingir o abdome ele atravessa o m. diafragma e, quase imediatamente, desemboca no estômago.

18 Esôfago Porções do esôfago - Cervical - Torácica - Abdominal

19 Esôfago

20 Pode-se distinguir três porções no esôfago: cervical, torácica e abdominal
O esôfago situa-se ventralmente à coluna vertebral e dorsalmente a traquéia.

21 O peritônio Os órgãos abdominais são revestidos por uma túnica serosa em maior ou menor extensão, o peritônio apresenta duas lâminas: peritônio parietal reveste as parede da cavidade abdominal e o peritônio visceral envolve as vísceras.

22 Peritônio

23 Estômago É uma dilatação do tubo digestivo entre o esôfago e o intestino, situada na cavidade abdominal, com a função de digerir os alimentos.

24 Estômago

25 Estômago As quatro partes do estômago são o cárdio (parte cárdica), o fundo, o corpo e a parte pilórica.

26 Sistema Digestivo Intestino Delgado
Porção mais longa do tubo digestivo, tem 6 a 7 metros de comprimento, razão pela qual se encontra dobrado várias vezes sobre si. É formado pelo duodeno (segmento inicial, que se segue ao estômago e que recebe os sucos produzidos pelo fígado e pelo pâncreas) e pelo jejuno-ílio (zona de absorção digestiva).

27 Intestino delgado A maior parte da digestão e absorção ocorre no intestino delgado.

28 Intistino Grosso  Apresenta um diâmetro maior que o intestino delgado e tem 1,5 metros de comprimento.  Não é enrolado, sendo formado pelo cólon ascendente, cólon transverso e cólon descendente. Este último termina no recto que abre para o exterior pelo ânus.

29 Intestino Grosso As partes do intestino grosso são o ceco, os cólons, o reto e o canal anal. Ceco Cólon Sigmóide

30 Intestino Grosso As partes do intestino grosso são o ceco, o colo, o reto e o canal anal.

31 FÍGADO O fígado é a maior glândula do corpo humano, e localiza-se no canto direito superior do abdômen, sob o diafragma. Seu peso aproximado é cerca de 1,5 kg no homem adulto e um pouco menos na mulher.

32 Na face diafragmática os lobos direito e esquerdo são separados por uma prega do peritônio, o ligamento falsiforme. Fígado

33 Fígado

34 Fígado

35 Pâncreas Conceito: É uma glândula semelhante às glândulas salivares, situada na cavidade abdominal. Apresenta uma porção endócrina (insulina e glucagon) e outra exócrina (suco pancreático). – Partes: cabeça, corpo e cauda.

36 Pâncreas

37 Pâncreas

38 FIM


Carregar ppt "Prof. Juliano V. Dande julianodande@hotmail.com SISTEMA DIGESTÓRIO Prof. Juliano V. Dande julianodande@hotmail.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google