Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Professora Carol/Geografia
INDUSTRIALIZAÇÃO Professora Carol/Geografia
2
Do artesanato à indústria moderna
Fabricação de bens necessários à vida teve início desde que o ser humano começou a transformar qualquer elemento da natureza para fazer objetos.
4
Mas essa fabricação de bens a partir de matérias-primas fornecidas pela natureza conheceu diferentes momentos ao longo da História, até chegar às profundas transformações realizadas atualmente pela indústria.
5
Artesanato
6
No início da Idade Média, poucos tinham capital para aplicar, naquela época não se necessitava tanto de dinheiro, quase nada era comprado, a alimentação e vestuário eram obtidos no próprio feudo. A indústria se modificara. Antes se fazia em casa, e o propósito da produção era simplesmente o de satisfazer as necessidades domésticas. Não havia uma divisão de trabalho.
7
Dentre os membros da casa havia o artesão que se especializavam numa arte, mas isso nada tinha com a indústria comercial que abastece um mercado. O artesanato depende basicamente da capacidade de trabalho do artesão e de suas qualidades ou habilidades.
10
Manufatura
11
Essa fase predominou na Europa nos séculos XVI, XVII e XVIII;
Tem como principal característica o uso de máquinas simples e a divisão social do trabalho.
13
Indústria Moderna
14
Resultou da Revolução Industrial – Inglaterra – Século XVII.
Tornou a fabricação de bens ou objetos materiais a atividade econômica mais importante da sociedade. Sua principal característica é uso intenso de máquinas cada vez mais complexas.
15
Indústria automobilística
16
O emprego de máquinas modernas permite que a indústria possa produzir em:
LARGA ESCALA – produção em enormes quantidades SÉRIE – uniformiza a produção, torna todos os produtos iguais.
17
Classificação da Indústria moderna
18
Indústria de transformação
Recebe esse nome porque transforma produtos naturais – isto é, as matérias-primas extraídas da natureza ou fornecidas pela agropecuária – em produtos industrializados.
20
De acordo com a natureza dos bens que produzem podemos classificá-las em:
Indústrias de bens de produção Indústrias de bens intermediários Indústrias de bens de consumo
21
Indústrias de bens de produção – indústrias de base
Fabricam produtos que serão utilizados por outras indústrias. Exemplos: siderúrgicas (aço e ferro), petroquímicas (óleo, diesel, gasolina, etc.)
22
Siderúrgica
23
Indústrias de bens intermediários
Produzem máquinas e equipamentos utilizados por outras fábricas. Exemplos: indústrias de equipamentos (peças, ferramentas)
24
Indústrias de bens de consumo
Fabricam produtos que serão consumidos diretamente pelas pessoas. Pode ser dividida em: Indústrias de bens de consumo não duráveis – alimentos, roupas, remédios, bebidas, etc. Indústrias de bens de consumo duráveis – móveis, eletrodomésticos, automóveis, etc.
25
Indústria farmacêutica
26
Indústria extrativa Extrativismo tornou-se uma atividade industrial nos setores que têm importância fundamental para o crescimento econômico. Exemplo: mineração – ferro bauxita, petróleo
27
Mineração
28
Indústria da construção
Indústria da construção naval – fabricação naval; Indústria da construção civil – casas e edifícios residenciais, comerciais, ou de serviços; Indústria da construção pesada – rodovias, aeroportos, usinas hidrelétricas.
29
Construção Civil
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.