A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O DESIGN © antónio de campos, 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O DESIGN © antónio de campos, 2011."— Transcrição da apresentação:

1 O DESIGN © antónio de campos, 2011

2 O design é a criação de um objecto que combina a funcionalidade com a estética.
O design pode ser o desenvolvimento visual de soluções de objectos ou de mensagens, como na publicidade.

3 Tipos de design: Design industrial – Objectos necessários às pessoas e à sociedade; Design de equipamento – Equipamento necessário às pessoas e à sociedade; Design de comunicação – Cartazes, logótipos, web design; Design de moda – Vestuário ou complementos de vestuário; EcoDesign – Design utilizando materiais ou processos que de alguma forma reduzam o uso de recursos não-renováveis ou minimizem o impacto ambiental.

4 É fundamental no processo do design, começar por compreender que um objecto surge como uma solução de um problema, de uma necessidade humana. Para tal é necessário definir o problema para resolver: como exemplo, um candeeiro existe como objecto para iluminar um espaço interior e ao mesmo tempo para decorar esse mesmo espaço interior. A partir desse princípio, o design desenvolvido vem resolver o problema estabelecido.

5 Para obter a solução, existe o processo de design:
Detectar um problema para resolver numa solução de design; Investigar os aspectos que irão condicionar a solução; Ideias preliminares; Apuramento da solução; Desenvolvimento do projecto; Realização da maqueta ou protótipo.

6 Factores básicos a ter em conta numa solução de design:
Funcionais – Para que serve, sua relação com as dimensões e movimentos do Homem, segurança, etc. A capacidade do objecto em transmitir a mensagem clara e eficazmente; Físicos – Comportamentos dos materiais, etc. Um processo envolvendo experimentação; Ambientais – Exaustão de recursos, poluição, reciclagem, etc; Económicos – Mão-de-obra, materiais, tempo, instalação, transporte, etc.; Sociais – Promoção, “status”; Estéticos – Escolha entre alternativas que satisfazem todas as condicionantes. Dependente da intervenção criativa, artística e imaginativa do designer.

7

8

9

10

11

12

13 Trabalho n.º 1 – Design de uma Embalagem
   Desenvolver uma embalagem para um produto a ser indicado pelo professor. Utilizar o processo de design com todos os seus componentes e fases para obter uma solução interessante. Utilizando o método europeu, executar o projecto da solução final a cores no tamanho de papel mais útil.   Materiais a utilizar: • Papel de desenho em formato A4 ou A3; • Lápis de cor ou aguarela (com acessórios) ou guache (com acessórios); Lápis de grafite com minas HB e 3B; • Borracha; • Régua de pelo menos 40 cm.


Carregar ppt "O DESIGN © antónio de campos, 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google