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Formatos de Vídeo Digital
Televisão Digital Guido Stolfi Mackenzie 4 / 2008
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Degradações do Sinal Analógico
· Ruído: aleatório, cumulativo, inerente aos processos físicos envolvidos na eletrônica; · Distorção não-linear: presente em todos os elementos ativos de circuitos, amplificadores, processadores, etc.; · Interferências: ingresso de sinais indesejados, geralmente de origem humana; identificáveis, porém de difícil eliminação; · Perdas: atenuações, limitações de resposta em freqüência, dispersão temporal, etc.
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Degradações do Sinal Analógico
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O Sinal Digital na TV Processamento de Sinal Armazenamento Transmissão Digital
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Processamento Digital
“Frame store”: armazenamento digital para permitir congelamento de imagem, câmera lenta e “replay” “Frame synchronizers”: sincronizadores de sinais de vídeo com capacidade de compensar defasagens de até 1 quadro completo Conversores de padrões: transcrição entre sistemas com varreduras de 50 e 60 Hz, implementados com interpoladores e decimadores espacio-temporais
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Processamento Digital
Equipamentos de telecinagem: conversão de 24 fotogramas para 60 campos por segundo através de interpolação Efeitos de transformações geométricas: mapeamento espacial de imagens, em tempo real, com mudança de coordenadas, deformações, perspectivas, etc. Redutores de ruído: baseados em filtragem temporal entre linhas e quadros consecutivos
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Processamento Digital
"Time Base Corrector" (TBC): compensação de flutuações temporais de curta duração (Jitter), em equipamentos de VT Gravadores de vídeo digitais: evitam degradação cumulativa da relação sinal/ruído em sucessivas gerações (cópias) Edição não-linear: meios de armazenamento digital com acesso randômico a nível de quadros individuais, facilitam o processo de edição
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Processamento Digital no Receptor
Cancelamento de ecos por multi-percurso (fantasmas): equalização adaptativa de canal no receptor de TV Decodificação de crominância: receptores para padrões múltiplos utilizando DSP “Picture in Picture” (PIP): decimação e transformações espaciais utilizando “frame buffer”
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Armazenamento Digital
Servidores de Vídeo: bancos de Hard Disks com segmentos de programação, vinhetas, aberturas, etc. Bancos de Dados relacionais: indexação de conteúdo (ex.: MPEG-7) Compressão de Dados: arquivamento de massa (ex. MPEG-2, MPEG-4)
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(Não percam próximos capítulos..)
Transmissão Digital (Não percam próximos capítulos..)
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Digitalização de Vídeo
Amostragem Temporal (quadros) Amostragem Espacial Vertical (varredura) Amostragem Espacial Horizontal ( fA ) Quantização
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Relação Sinal / Ruído na Quantização
fS/2 f fS fV
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Relação S / R com “Headroom”
VT VB-VP
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Ponderação pela MTF da Visão
onde f1= 270kHz, f2 = 1.37MHz e f3 = 390kHz f
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Relação S / R de Quantização Total
fS VT 8 bits 2 fV 100 IRE MTF
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Amostragem da Luminância (sem fator Gama)
Escala Linear em “Lightness” (Percepção Subjetiva de Intensidade)
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Amostragem da Luminância
Sinal de Luminância quantizado
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Amostragem da Luminância
Percepção correspondente ao sinal de luminância quantizado (sem fator gama)
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Amostragem da Luminância (com fator Gama)
Escala Linear em “Lightness” (Percepção Subjetiva de Intensidade), corrigida por fator
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Amostragem da Luminância (com fator Gama)
Sinal de Luminância com correção gama, quantizado
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Amostragem da Luminância (com fator Gama)
Sinal de Luminância equivalente
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Amostragem da Luminância (com fator Gama)
Percepção correspondente ao sinal de luminância quantizado (com fator gama)
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Critérios de Amostragem de Vídeo
Vídeo é amostrado na forma perceptual (com correção Gama) Taxa de Amostragem obedece critério de Kell ( fA 3 fM) para imagens “naturais” Filtro “anti-aliasing” não pode afetar os transientes espaciais (p. ex.: gaussiano )
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Estruturas de Amostragem Espacial
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Estruturas de Amostragem Espacial
ITU-R Rec.601: 720 (H) x 480 i (V) CIF (Common Intermediate Format): 352 x 288 p QCIF (1/4 CIF): 176 x 144 p VGA (Video Graphics Array): 640 x 480 p
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Estruturas de Amostragem Espacial
HDTV (SMPTE 274M) 1920 x 1080 i 1280 x 720 p
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Estrutura de Amostragem 4 : 4 : 4
=Crominância = Luminância
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Estrutura de Amostragem 4 : 2 : 2
( Rec. 601 ) =Crominância = Luminância
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Estrutura de Amostragem 4 : 2 : 0 (MPEG-2)
=Crominância = Luminância
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Estrutura de Amostragem 4 : 2 : 0 (MPEG-1)
=Crominância = Luminância
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Estrutura de Amostragem 4 : 2 : 0 (DV)
=Crominância = Luminância
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Estrutura de Amostragem 4 : 1 : 1
=Crominância = Luminância
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Interfaces de Video Digital
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Rec. ITU-R Rec. 601 (“D-1”) Originalmente CCIR-601
“Digital Components” ou “4:2:2” Amostragem separada de Y’, CB e CR fA = 13.5 MHz (Y’) e 6.75 MHz (CB , CR) 8 bits (extensão para 10 bits) Interface física: ECL, balanceado, 8/10 bits + clock
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Rec. CCIR-601 (“D-1”) Componentes Analógicas:
Y’ = 0,299 R’ + 0,587 G’ + 0,114 B’ PB = – 0,169 R’ – 0,331 G’ + 0,5 B’ PR = 0,5 R’ – 0,419 G’ – 0,081 B’
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Rec. CCIR (“D-1”) Componentes Digitalizadas: (8 bits)
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Estrutura de Amostragem D-1 (4:2:2)
Seqüência de Amostras CB CR CY Componentes: Y’ CB (B’-Y’) CR (R’-Y’) 148 ns 74 ns
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Digitalização de uma Linha de Vídeo
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Intervalo de Retraço Horizontal D-1
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Bloco Delimitador de Amostras Ativas
Bit 9 8 7 6 5 4 3 2 1 Preâm-bulo Dados Campo 0/1 Blank Vertical SAV / EAV P3 P2 P1 P0
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Compatibilidade do D-1 para 50 / 60 Hz
Retraço Linha visível fV=59.94 Hz fH = kHz 138 Amostras 720 amostras (CY) 63.56 s fV=50.0 Hz fH = kHz 144 Amostras 720 amostras (CY) 64.0 s fA = 13.5 MHz
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Padrão de Barras Digitalizado por D-1
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Padrão de Vídeo Digital “D-2”
“Digital Composite” Amostragem do Sinal de Vídeo Composto fA = MHz (4 x fSC) 8 / 10bits Interface física: ECL, balanceado, 8/ 10 bits + clock (similar à D-1)
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Níveis de Quantização para D-2
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Padrão HDTV Digital (SMPTE 274 M)
1125 linhas totais (1080 ativas) 2200 amostras por linha (1920 ativas) Duração da Linha: s Interface Analógica: Componentes Y’ PB’PR’ fA = MHz (Y’) e MHz (PB’,PR’) 8 ou 10 bits Interface física: Serial, coaxial, 1,483 Gb/s
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Fator Gama para HDTV (ITU Rec. 709)
( V = R, G, B )
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Colorimetria para HDTV (ITU Rec. 709)
Componentes Analógicas: Y’ = 0,2126 R’ + 0,7152 G’ + 0,0722 B’ PB = – 0, R’ – 0, G’ + 0,5 B’ PR = 0,5 R’ – 0, G’ – 0, B’
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Padrão HDTV Digital (SMPTE 274 M)
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Colorimetria para HDTV (ITU Rec. 709)
Componentes Digitalizadas:
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Conversão HDTV / SDTV Conversão de Rec. 709 para Rec. 601:
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Conversão HDTV / SDTV Conversão de Rec. 601 para Rec. 709:
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Interface Serial CCIR-656
8 bits, serial 243 Mb/s (Y:U:V 4:2:2) Codificação de Grupo 8 / 9 bits Componente CC reduzida Cabo coaxial 75 Ohms, 1 Vpp
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Dicionário de Código de Grupo 8/9 CCIR
8 bits 9 bits+ 9bits- 00 0FE 101 37 196 - 01 027 38 026 1D9 02 1D8 39 08C 173 03 033 3A 02C 1C3 04 1CC 3B 098 167 (Trechos)
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Interface SDI (Serial Digital Interface)
10 bits 270 MB/s (Y’:CB:CR 4:2:2) Codificação com embaralhamento (scrambler) Cabo Coaxial 75 Ohms, 800 mVpp Atenuação tolerada: até 30 dB Áudio digital nos intervalos de apagamento
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Scrambler para Interface SDI
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Sinais Patológicos para Teste de SDI
1 bit CB CR CY 300 198 19 bits 20 bits CB CR CY 200 110 20 bits
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Taxa de Erros x Comprimento de Cabo
1 / dia 1 / hora 1 / minuto 1 / segundo 1 / frame
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Interface HD-SDI (SMPTE 292M)
10 bits 1.485 GB/s (Y’:CB:CR 4:2:2) Codificação semelhante à SDI Cabo Coaxial 75 Ohms, 800 mVpp Atenuação tolerada: 20 dB CRC e número de linha após EAV Alternativa: Fibra Óptica (1310 nm)
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DVI – Digital Visual Interface
Aplicação: Interface com Monitores Digitais Codificação: T.M.D.S. – Transition Minimized Differential Signaling 3 sinais seriais balanceados (R, G e B) até 1,6 Gb/s 1 sinal de clock (até 165 MHz) Taxas maiores que 165 Mpixels/s podem usar 2 canais em paralelo
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DVI – Digital Visual Interface
Transmissão por fonte de corrente balanceada
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DVI – Digital Visual Interface
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DVI – Digital Visual Interface
Decodificação T.M.D.S.
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DVI – Digital Visual Interface
Pixel Clock Pixel Clock 25~165 MHz Canal Clock PLL PLL Dados Pixel (24 bits) (24 bits) Serializador Decodificador 3 canaisTMDS Transmissor Receptor
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HDMI – High Definition Multimedia Interface
Especificação: HDMI Hitachi Matsushita Philips Silicon Image Sony Thomson Toshiba
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HDMI – High Definition Multimedia Interface
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Conectores DVI e HDMI
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Interfaces para Video Comprimido
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Interface IEEE1394 (Firewire)
2 pares para Dados / Strobe balanceados 1 par para Alimentação CC 100 a 800 Mb/s (IEEE1394-B)
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Vídeo Sobre IEEE1384 Pacotes isócronos IEEE1394 D D Pacote MPEG-2
188 bytes Time Code 192 bytes Blocos 24 24 24 24 24 24 24 24 Pacotes isócronos IEEE1394 D D
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Interface DVB-SPI “Synchronous Parallel Interface”
Rec. ETSI- EN Interface paralela para Pacotes “Transport Stream” 8 bits + Clock + Sincronismo Interface física: LVDS (balanceado) Conector DB-25
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Interface DVB-SPI Pacotes de Transporte MPEG-2
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Interface DVB-SPI Sinais na Interface DVB-SPI
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Interface DVB-SPI Sinais na Interface DVB-SPI – Modo 188 bytes
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Interface DVB-SPI Sinais na Interface DVB-SPI – Modo 204 bytes (16 bytes de enchimento)
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Interface DVB-SPI Sinais na Interface DVB-SPI – Modo 204 bytes (com codificação Reed-Solomon)
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Interface DVB-SPI Sinais na Interface DVB-SPI – temporização de
Clock e Dados
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Interface DVB-SPI Interface LVDS (Low Voltage Differential Signalling)
Tensão de Modo Comum: 1,1 a 1,4 V (Tx) Impedância característica do cabo: 100 Ohms Amplitude do Sinal: 247 a 475 mV (Tx)
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Pinagem do Conector DVB-SPI
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Interface ASI “Asynchronous Serial Interface”
Meio: Cabo Coaxial 75 Ohms Taxa de bits: 270 Mb/s Amplitude; 800 mVpp (Tx)
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Interface ASI Pacotes TS Codificação 8 / 10 bits Inserção de
Sincronismo (K.28.5) Conversor Paralelo / série Amplificador Acoplamento Saida 75 Ohms
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Dicionário de Código 8 / 10 8 bits 10 bits+ 10 bits- 00 18B 274 37 059
3A9 01 22B 1D4 38 0C9 339 02 12B 2D4 39 169 269 03 314 31B 47 385 075 04 0AB 354 K.28.5 305 0FA (Trechos)
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Interface ASI Pacotes completos Bytes intercalados
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Processamento Digital de Vídeo
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Processamento de Vídeo: TBC
Shift Register A/D D/A VCO PLL Separador de sincronismo Ref. Freq.
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Processamento de Vídeo: Frame Buffer
Dados Endereço Video In Video Out Genlock Memória RAM A/D Separador de Sincronismo Ponteiro de Escrita Ponteiro de Leitura D/A Separador de Sincronismo 1 quadro = 720 x 480 x 2 = ~700 kBytes
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Redutor de Ruído Digital
c b + a Dados Endereço Video In Video Out Memória RAM A/D Separador Sincronismo Ponteiro de Escrita D/A Filtragem espacial / temporal (intra / inter frames)
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Efeitos de Transformações Geométricas
Dados Endereço Video In Saída Genlock Memória RAM A/D Separador Sincronismo Ponteiro de Escrita Ponteiro de Leitura Interpolação Decimação Mapea- mento (xR, yR) (xE, yE)
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Exemplo: Translação TY TX yE xE
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Generalização para 3 Dimensões
(Projeção em x, y zR = 0 )
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Escalamento em x, y SY SX
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Rotações nos Eixos x, y, z
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Operações Conjugadas
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Perspectiva xE, yE, zE z y x xR yR Plano de Projeção Ponto de
Observação
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Transformações de Perspectiva
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Interpolação e Decimação Espaciais
B
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Transcrição de Formatos de Varredura
Estrutura de Amostragem de Entrada Estrutura de Amostragem de Saída Interpolação Bilinear y t
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“Chroma Key” Decodi-ficador Compa-rador 1o. Plano Chave Referência
Imagem Composta Plano de Fundo
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Multi-percurso e Equalização
SINAL RECEBIDO SINAL PROCESSADO t1 k1 k2 kn t2 tn SINAL TRANSMITIDO t1 -k1 t2 -k2 tn -kn Modelo da Distorção por Multi-percurso Equalizador Adaptativo no Receptor
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Necessidade de Compressão de Dados
Taxa de Bits para Codificação Rec. 601: 1 linha = 720 amostras de Luminância + 2 360 amostras de crominância 720 pixels/linha 482 linhas 30 frames = pixels/s 8 bits ( 1 + 1/2 + 1/2) = 166,58 Mbit/s
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Necessidade de Compressão de Dados
Taxa de Bits para Codificação D-2: 1 linha ativa = 51 s Taxa de Amostragem = 14,31818 MHz 14,31818 MHz 51 s = 730 amostras / linha 482 linhas 30 frames = amostras/s 8 bits = 84,45 Mbit/s
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Necessidade de Compressão de Dados
Taxa de Bits para HDTV (SMPTE-274M) 1920 pixels 1080 linhas 30 quadros/s = pixels/s 8 bits (1 + 1/2 + 1/2) = 995 Mbit/s
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Capacidade de Alguns Canais de Comunicação
Cabo Coaxial (Modulação 64-QAM) (Relação Sinal/Ruído Maior que 30 dB) Taxa Bruta: 43 MBits/s Taxa Líquida: 38 MBits/s Radiodifusão / UHF (Modulação 8-VSB) (Relação Sinal/Ruído Maior que 15 dB) Taxa Bruta: 38 MBits/s Taxa Líquida: 19 MBits/s Satélite DTH (Direct to Home-Modulação QPSK) Taxa Bruta: 40 MBits/s por transponder Taxa Líquida: 18 MBits/s
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Critérios para Compressão de Imagens
São necessárias taxas de compressão da ordem de 50:1 Compressão Com Perdas é inevitável Objetivo: reduzir a Visibilidade das degradações conseqüentes Deve-se levar em conta as características da Percepção Visual humana.
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