A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hoje Comentário Discussão dos artigos Intervenção humanitária – teoria e discussão Documentário – Primavera Árabe e Facebook Exercício.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hoje Comentário Discussão dos artigos Intervenção humanitária – teoria e discussão Documentário – Primavera Árabe e Facebook Exercício."— Transcrição da apresentação:

1 Hoje Comentário Discussão dos artigos Intervenção humanitária – teoria e discussão Documentário – Primavera Árabe e Facebook Exercício

2 Comentário(s) Ana Luisa: Por fim, acredito que as possibilidades de mudanças e a força trazida com a Primavera Árabe sejam muito importantes para alarmar toda a sociedade internacional. A experiência dos anos de glória vividos pelos EUA e a ruína da URSS e das ditaduras do Oriente Médio também podem servir de exemplo para um mundo a favor da integração e da abertura global, no desejo de usufruir dos benefícios da globalização, do acesso à variedade de informações e de valores mais justos e igualitários.

3 Discussão Europa De acordo com Andrew Moravcsik, qual é o problema mais importante da Zona Europea? O acabamento do Euro poderia colocar em perigo a Zona? China A dissidência em China é uma ameaça à estabilidade do status quo político? O que está causando a dissidência? Quais são os argumentos para uma permanência do governo?

4 Intervenção Humanitária Deveríamos assistir transições? Libía? Abrangências 1. Status quo – Não deveria ser permitido porque a garantia de soberania e a lei da ONU. E.g. Rússia e China 2. Brecha perdoável – Quando direitos fundamentais estão sendo ameaçados, existe uma obrigação de intervenção. 3. Customary international law – justificar uma nova política de intervenção com base na evolução de normas e eventos reais. 4. Codificação – Buscar a institucionalização de uma doutrina e nova codificação de lei no plenário da ONU.

5 Debate recente Direito de intervenção está sendo trocado pela doutrina, Responsabilidade de Proteger R2P e.g. Líbia Responsabilidade de proteger (2001) – Comissão Internacional sobre Intervenção e Soberania Nacional pelo governo do Canadá. Intervir quando um estado fracassa na responsabilidade de proteger a população. Intervenção militar na última instância Seis critérios Just Cause Right Intention Final Resort Legitimate Authority Proportional Means Reasonable Prospect

6 Primavera Árabe Baseado em sua observação do documentário: 1. Listem as forças motrizes da Primavera Árabe em todos os países analisados no documentário. 2. Listem os gatilhos para o começo da revolução em todos os países analisados. 3. Pensem se cenários similares poderiam acontecer em outras partes do mundo – China?

7 Exercício 1. Façam uma lista das forças motrizes mais importantes que motivaram a primavera árabe. 2. Descrevam a tendência geral daqui a 25 anos. Haverá mais democracias ou mais estados autoritários? Haverá mais intervenção baseada na responsabilidade de proteger? Construa um dois por dois com 4 cenários, dando nomes para eles e os descrevendo em forma de ponto. 3. Escolham uma região e façam uma lista dos países que poderiam ter revoluções democráticas ou retrocessos autoritários. Existe ou poderia existir a necessidade de uma intervenção humanitária? 4. Dentro dessa região, escolha um só país que poderia ter uma transição para a democracia ou o autoritarismo é escrevam o cenário mais provável que preveem. COLOCA TUDO NO BLOG


Carregar ppt "Hoje Comentário Discussão dos artigos Intervenção humanitária – teoria e discussão Documentário – Primavera Árabe e Facebook Exercício."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google