A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE"— Transcrição da apresentação:

1 EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
Curso de iniciação à Catequese EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE Departamento Arquidiocesano da Catequese (Catequistas. Século XXI. p )

2 DESENVOLVIMENTO DA CATEQUESE
A Catequese, um encontro com Deus - Lugar privilegiado para o Encontro com Jesus Cristo revelado na Sua Palavra e no meio dos que em seu nome se reúnem; - Instrumento para colocar, “não apenas em contacto, mas em comunhão, em intimidade, com Jesus Cristo” (CT, 20); Experiência de acolhimento da Mensagem revelada e conversão de coração.

3 DESENVOLVIMENTO DA CATEQUESE
1. Elementos metodológicos Uma Catequese é pois constituída por três passos ou elementos fundamentais a saber: 1. A EXPERIÊNCIA HUMANA (onde se procura) Analisar em profundidade as experiências de vida... 2. A PALAVRA (onde se pode) Descobrir que no encontro com a Palavra as nossas experiências adquirem a sua dimensão cristã, de Fé... 3. A EXPRESSÃO DE FÉ (onde se pretende) Adquirir “olhos novos” para vermos a vida... num compromisso individual e comunitário e na Celebração festiva da Fé...

4 EXPERIÊNCIA HUMANA 1. A EXPERIÊNCIA HUMANA “A experiência faz nascer na pessoa interesses, interrogações, esperanças e sonhos, reflexões e juízos, que confluem num certo desejo de transformar a existência. A tarefa da catequese é tornar as pessoas atentas às suas experiências mais importantes, ajudá-las a analisar, à luz do Evangelho, as questões e as necessidades que nascem dessas experiências, educá-las para uma nova situação de vida” DGC, nº 152 a

5 EXPERIÊNCIA HUMANA 2. A EXPERIÊNCIA HUMANA
Quando falamos de experiência na catequese referimos-nos a realidades, acontecimentos ou situações que afectam a pessoa e despertem nela aspirações, desejos, necessidades, interrogações, sentimentos... Estas experiências são vividas e interpretadas com tal sentido e profundidade que se tornam significativas para a pessoa. A catequese tem de partir destas experiências, porque as experiências humanas são epifanias de Deus e “sementes do Verbo” Cf. LG, nº 16

6 EXPERIÊNCIA HUMANA 3. NA CATEQUESE A EXPERIÊNCIA HUMANA 3. 1. PODE SER
- experiência vivida: é aquela que se está a viver na actualidade; - experiência evocada: é a experiência vivida no passado e que trazemos ao presente para tomar maior consciência dela; - experiência provocada: é aquele que o catequista ou o grupo nos faz viver e experimentar mediante alguma estratégia ou dinâmica.

7 EXPERIÊNCIA HUMANA 3. NA CATEQUESE A EXPERIÊNCIA HUMANA
3. 2. DEVE SER: - alargada é pedagogicamente útil alargar a experiência, tirando-a dos contornos pessoais alargando-a ao outro e ao catequista ; - universalizada universalizá-la tomando como referência as experiências semelhantes dos adultos. As experiências humanas básicas são comuns a todos os seres humanos... Enquanto experiência humana fundamental é uma experiência comum a todos, ainda que a níveis e intensidades diferentes.

8 EXPERIÊNCIA HUMANA 3. NA CATEQUESE A EXPERIÊNCIA HUMANA
3. 3. DEVE SER: - aprofundada Depois de evocada e alargada, a experiência necessitada de ser aprofundada. Trata-se de despertar a consciência para penetrar a vida até encontrar nela aquela profundidade misteriosa, que já é, veladamente, “presença de Deus”! Ajudar a aprofundar as experiências é a melhor tarefa educativa para a descoberta do sentido do que vivemos, sentimos e fazemos.

9 EXPERIÊNCIA HUMANA O aprofundar a experiência é o melhor modo de pôr o catequizando no caminho da descoberta e do encontro com Deus que fala pela Sua Palavra à profundidade do homem, da história e da vida. Este percurso da experiência humana, este processo de evocação, universalização e aprofundamento deve fazer-se de modo activo, através de actividades e dinâmicas... (Cf DGC, 157)

10 CELEBREMOS A NOSSA FÉ Salmo 148 Aclamai o Senhor, terra inteira,
HINO DE ACÇÃO DE GRAÇAS Breve hino de acção de graças, que convida ao louvor a Deus no seu santuário. Aclamai o Senhor, terra inteira, servi ao Senhor com alegria, vinde à sua presença com cânticos de júbilo! Sabei que o Senhor é Deus; foi Ele quem nos criou e nós pertencemos-lhe, somos o seu povo e as ovelhas do seu rebanho. Entrai pelas suas portas em acção de graças; entrai nos seus átrios com hinos de louvor; glorificai-o e bendizei o seu nome. O Senhor é bom! O seu amor é eterno! É eterna a sua fidelidade!


Carregar ppt "EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google